Rã

As rãs se distribuem por todo o mundo, exceto no sul da África e no leste da Austrália. Elas vivem próximas a lagos e lugares úmidos. Acredita-se que há mais de 12 famílias de rãs.
Apesar de desenvolver pulmões, as rãs respiram pela pele.
Rabicurta

As rabicurtas são aves passeriformes que pertencem à família Sylviidae e ao gênero Sylvietta. As cerca de 10 espécies habitam regiões de floresta na África.
Consideradas de pequeno porte, as rabicurtas medem de 10 a 12 centímetros de comprimento. Sua cauda é muito curta, característica responsável pelo seu nome.
A plumagem dessa ave é esverdeada com manchas cinzas e castanhas no dorso. Já o ventre é mais claro.
As rabicurtas se alimentam de insetos e outros pequenos invertebrados.
Rabirruivo-Preto
O rabirruivo-preto habita regiões montanhosas e áreas urbanas da Europa e da Ásia. Essa ave mede 14 centímetros de comprimento, com envergadura de 24 centímetros.
Os machos apresentam plumagem de coloração cinza-escuro, cabeça preta e cauda vermelha-alaranjada. Já a fêmea têm o corpo e cabeça em tons de castanho-acinzentado.
Tanto o macho quanto a fêmea cuidam de sus crias, as quais saem do ninho após 12 a 18 dias.
Rabo-de-Espinho

O rabo-de-espinho é uma espécie sul-americana de beija-flor. Essa ave ocorre da Bahia ao Rio de Janeiro e do Amazonas até a Venezuela, Colômbia, Equador e Peru.
O rabo-de-espinho mede aproximadamente 12,5 centímetros de comprimento e possui uma cauda longa e fina. Seu corpo apresenta plumagem verde com uma “cinta” vermelha no peito. A barriga é preta.
Rabudinho

O rabudinho pode ser encontrado no Brasil, na Argentina, no Paraguai e no Uruguai. Ele habita regiões de florestas subtropicais ou tropicais úmidas e de baixa altitude.
Considerada de pequeno porte, mede aproximadamente 16 centímetros de comprimento. Sua plumagem é cinza e a cauda apresenta um aspecto “esfiapado”.
Rabo-Branco

Os rabo-brancos são aves com comprimento que varia entre 8 e 16 centímetros. Caracterizam-se pelo bico longo e arredondado e pela bochecha escura. As penas da cauda são mais alongadas e claras.
Rabo-de-Arame

O rabo-de-arame está presente no noroeste brasileiro, na Venezuela, na Colômbia, no Equador e no Peru. Ele mede cerca de 10 centímetros de comprimento.
O macho tem a cabeça e nuca vermelhas; as laterais e o rosto são amarelos; o restante do corpo é preto. Já a fêmea apresenta pelugem verde-oliva nas partes superiores e mais opaca nas partes inferiores; a barriga é amarelada.
Rabo-de-Junco-de-Faces-Vermelhas

Essa ave pode ser encontrada desde Angola até à ponta sul da África. Ela habita regiões de savana, margens de rios, centros habitacionais e zonas agrícolas.
Considerada de pequeno porte, essa espécie mede 35 centímetros de comprimento e pesa de 45 a 60 gramas. Sua cauda é bastante comprida e pode medir até o dobro do tamanho de seu corpo.
A plumagem é castanha, sendo as asas e a cauda acinzentadas. Há uma pequena crista na cabeça. O contorno dos olhos e do bico é vermelho, assim como as curtas patas.
De hábitos gregários, essas aves podem ser encontradas em grupos de até oito indivíduos.
A rabo-de-junco-de-faces-vermelhas alimenta-se de frutas, flores, folhas e nectar.
Rabo-de-Palha

O rabo-de-palha é uma ave marinha, essencialmente pelágica e que ocorre nos Oceanos Pacífico, Atlântico e Índico. Consideradas de médio porte, essa espécie pesa até 800 gramas, mede de 70 a 105 centímetros de comprimento e de 90 a 120 centímetros de envergadura de asas.
A plumagem é branca e com manchas pretas na região superior das asas em torno dos olhos.
Rabo-Mole-da-Serra

Essa é uma ave endêmica das montanhas do leste brasileiro. Apresenta um contorno branco ou amarelo nos olhos. Seu corpo é cinza-amarronzado e as asas são verde-oliva.
Raposa

As raposas são canídeos que se caracterizam pelo focinho comprido e pela cauda longa e peluda. Elas pesam entre 5 e 6 kg.
Uma raposa pode viver por até 10 anos na natureza, mas não costumam passar dos 3 anos, pois a maioria morre devido à caça, a doenças ou a atropelamentos.
Há cerca de 37 espécies já reconhecidas.
Ratão-do-Banhado

O ratão-do-banhado é um roedor típico da América do Sul. Pode ser encontrado na Argentina, na Bolívia, no Brasil, no Chile, no Paraguai e no Uruguai.
Essa espécie apresenta pelagem marrom-avermelhada, cauda longa, grossa e escamosa. Habita lagoas, rios e banhados.
Esse roedor pode medir até um metro de comprimento, pesar 9 kg e viver por até 15 anos.
Rêmora

As rêmoras são peixes famosos por praticar o comensalismo. Eles usam a barbatana dorsal para se acoplarem ao corpo de tubarões e se alimentarem de pequenos crustáceos que grudam no corpo do animal.
As rêmoras medem de 35 a 40 centímetros de comprimento e apresentam coloração marrom-acinzentada. Podem ser encontradas em todos os mares.
Rendeira

A rendeira é uma ave passeriforme que pode ser encontrada das Guianas à Argentina. Sua plumagem é preta e branca e suas patas são alaranjadas. Essa espécie cerca de 10 centímetros de comprimento
Rendadinho

O rendadinho pode ser encontrado nos seguintes países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. Ele habita regiões de florestas subtropicais ou tropicais úmidas de baixa altitude.
Essa espécie mede aproximadamente 13 centímetros de comprimento e pesa 17 gramas. O macho é cinza e a fêmea apresenta tons de ferrugem.
Robalo-Branco

O robalo branco é um peixe encontrado desde os Estados Unidos até o sul do Brasil. Mede cerca de 1,5 metros de comprimento.
Seu corpo é alongado e prateado com uma linha lateral preta.
Rouxinol

O rouxinol é uma ave migratória que se reproduz em florestas da Europa e do sudoeste da Ásia. Mede cerca de 15 centímetros de comprimento. Seu dorso é castanho e a cauda é levemente avermelhada.
Rena

A rena é um cervídeo de grande porte que habita regiões árticas do norte do Canadá, Alaska, Rússia, Escandinávia e Islândia.
Os machos, de até 300 kg, chegam a pesar duas vezes mais que as fêmeas, além de serem mais altos. Ambos os sexos possuem chifres, os quais são mais elaboradas nos machos.
Rinoceronte

Os rinocerontes são mamíferos que ocorrem na África e na Ásia. Atualmente, há cinco espécies que se distribuem em quatro gêneros. A expectativa de vida desses animais é de aproximadamente 50 anos.