Home / Informações / Animais Que Começam Com a Letra L

Animais Que Começam Com a Letra L

Libélula

A libélula é um inseto que surgiu na era Paleozóica. Atualmente, há 5.000 espécies identificadas em todo o mundo; 1.200 delas estão presentes no Brasil.

O corpo da libélula é fusiforme. O  abdome é alongado e os olhos são compostos por até 30.000 facetas, o que garante a esse inseto um campo visual de 360 graus.

O tamanho das libélulas varia entre 2 e 19 centímetros. Algumas espécies são bastante rápidas e conseguem voar a uma velocidade de 85 km/h.

Uma libélula adulta é capaz de comer uma quantidade equivalente a até 14% de seu peso corporal. A dieta inclui abelhas, moscas, besouros, vespas, pernilongos e até o mosquito da dengue.

Lacraia-Gigante

A lacraia-gigante costuma ocorrer no sul dos Estados Unidos e no norte do México. A Scolopendra heros pode chegar a medir 25 centímetros de comprimento.

Essa é uma espécie carnívora. Sua dieta é composta por  insetos, lagartos, rãs, filhotes de pássaros e alguns roedores. Para atacar suas presas, as lacraias-gigantes utilizam suas garras posicionadas na cabeça para injetar seu veneno paralisante.

Lagartixa

As lagartixas são nativas da África, mas podem ser encontradas em praticamente toda a América, sendo muito comum em ambientes urbanos.

Esse animal não é venenoso e pode chegar a medir aproximadamente 17 centímetros. As lagartixas possuem uma ótima visão noturna. Elas possuem uma lente em cada íris dos olhos que se dilata em ambientes escuros, o que torna seus olhos 350 vezes mais sensíveis à luz do que os olhos humanos.

As lagartixas não têm pálpebras, mas sim uma membrana transparente e protege os olhos.

Lavagante-Azul

A lavagante-azul é um crustáceo decápode que habita as águas do noroeste do Oceano Atlântico até à Carolina do Sul, nos Estados Unidos.

Trata-se de um dos maiores crustáceos que existem no planeta. Seu tamanho varia entre 20 e 60 centímetros de comprimento, podendo pesar de 0,5 a 4 kg.

Lagosta

Lagosta
Lagosta

Lagosta é o nome dado para se referir a uma grande diversidade de espécies de crustáceos decápodes marinhos da subordem Palinura.

As lagostas pesam até 23kg. O corpo desses animais é composto por por cabeça, tórax e abdômen. Seu esqueleto externo é muito resistente.

Lagarto-Teiú

O lagarto-teiú é o maior e mais comum lagarto do Brasil. Ele ocorre desde o sul da Amazônia até o norte da Argentina.

O teiú brasileiro costuma apresentar coloração branca e preta ou com manchas amareladas. Já o teiú argentino tem cores em tons de rosa e vermelho intenso. A coloração varia de acordo com o local de origem e a idade.

Lampreia

Lampreia
Lampreia

As lampreias são peixes de corpo cilíndrico e liso, semelhante a uma enguia. Sua boca é circular de diâmetro idêntico ao do corpo, reforçada por um anel cartilaginoso, sem mandíbula e cheia de dentes. Esse peixe possui também uma “língua-raspadora” cartilaginosa.

Laverca

Laverca
Laverca

A laverca é uma ave gregária que distribui-se por toda a Europa Ocidental, faixa costeira do norte de África e em toda a costa do Mar Negro.

As lavercas medem entre 17 e 19 centímetros de comprimento e pesam de 30 a 50 gramas. A envergadura das asas chega a medir 35 centímetros.

Não há dimorfismo sexual aparente. Porém, as fêmeas são levemente menores que os machos.

A plumagem dessa ave é pouco vistosa e apresenta coloração castanha listrada de preto.

Leão

O famoso Rei da Selva é um mamífero carnívoro nativo da África e da Ásia. Esse animal majestoso pode chegar a pesar mais de 250 kg.

A expectativa de vida dos leões varia entre 10 e 14 anos na natureza. Já em cativeiro eles chegam a viver por até 30 anos.

Classificados como “vulneráveis”, os leões sofreram  um declínio populacional de 30 a 50% nos últimos 20 anos em território africano.

Leão-Marinho

O leão-marinho é um mamífero semi aquático que habita regiões de baixas temperaturas. Esse animal pode medir 6 metros de comprimento e pesar até 3 toneladas.

Os leões-marinhos alimentam-se principalmente de peixes e de moluscos.

Já foram registrados grupos de leões-marinhos que chegam a ter 3 milhões de indivíduos.

Leirão

Leirão
Leirão

O leirão é um roedor que habita a maior parte do continente europeu, mas está em perigo de extinção na República Checa, na Eslováquia, na Polónia e na Finlândia.

Esse animal mede de cerca de 15 centímetros de comprimento, além da cauda de 11 centímetros. O leirão pesa aproximadamente 100 gramas.

Leopardo

Leopardo
Leopardo

Nativo da África e da Ásia, o leopardo é um dos cinco maiores felinos do gênero Panthera. Ele possui de 1,3 a 1,67 metros de comprimento e de 60 a 70 centímetros de altura, pesando entre 30 e 90 kg.

A gestação do leopardo dura aproximadamente três meses. A fêmea costuma dar a luz, em média, a dois ou quatro filhotes. Na natureza, a expectativa de vida dos leopardos chega a 15 anos de idade.

Lhama

Lhama
Lhama

A lhama é um mamífero da América do Sul, mais especificamente da região dos Andes. Esse animal possui pelagem longa e lanosa e medem de 1,4 a 2,4 metros de comprimento. As lhamas pesam cerca de 150 kg.

Licranço

Licranço
Licranço

O licranço é um réptil pertencente à família dos anguídeos, nativo da África, Europa e Ásia. Os adultos podem medir até 50 centímetros de comprimento.

Esse animal habita locais com úmidos e com abundante cobertura vegetal.

Lagópode-Branco

Lagópode-Branco
Lagópode-Branco

Habita regiões frias do Hemisfério Norte: Groenlândia, Escócia, América do Norte e Islândia, diversas ilhas do Oceano Ártico, Escandinávia, Sibéria e a zona dos Alpes

34-36 cm (13-14 in) de comprimento (cauda 8 cm (3.1 pol)) com uma envergadura de 54-60 cm

Também come várias sementes , folhas , flores e frutos

Lambari

Lambari
Lambari

O lambari é um peixe muito comum em rios, lagos, córregos e represas do brasileirasl. Seu tamanho médio varia entre 10 e 15 centímetros de comprimento. O corpo é prateado e as nadadeiras apresentam coloração que varia para cada espécie. A cores mais comuns são amarelo, vermelho e preto.

Lavadeira-Mascarada

Lavadeira-Mascarada
Lavadeira-Mascarada

A lavadeira-mascarada é um pássaro sul-americano que pertence à família dos tiranídeos. Originalmente, essa ave ocorria no Brasil nos estados do Nordeste. Hoje, a sua distribuição amplia-se pelo sudeste do país.

A lavadeira-mascarada mede cerca de 15 centímetros de comprimento. Sua coloração é branca com uma estreita faixa preta transocular.

Lebre

As lebres estão presentes em quase toda a Europa, América e em alguns países da África e da Ásia. Algumas espécies são incrivelmente rápidas e podem atingir a velocidade de até 55 km/h.

A pele e a carne da lebre são muito valorizadas no mercado. Por isso, a caça fez com que a população de lebres diminuísse cerca de 30% na última década.

Lêmure

O lêmure é um animal endêmico da ilha de Madagascar, na África. Esse mamífero chega a pesar 10 kg. Espécies que pesavam mais de 240 kg foram extintas com a chegada do homem em Madagascar.

Diferente do que é observado nos outros primatas, os lêmures vivem numa sociedade matriarcal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *