Jacu-de-asa-branca
O jacu-de-asa-branca é uma espécie de jacu que ocorre no noroeste do Peru. Com 70 centímetros de comprimento, essa ave tem uma plumagem marrom-escura com penas primárias brancas. Há manchas pálidas no pescoço, no peito superior e nas coberturas das asas.
A garganta do jacu-de-asa-branca possui uma papada vermelha. Seu bico é azul com a ponta preta.
A vocalização desse animal é um som profundo e rouco, principalmente durante a época de reprodução.
Atualmente, a população de jacu-de-asa-branca é estimada em 350 indivíduos.
Jacaré-anão
O jacaré-anão recebe esse nome porque ele é como uma miniatura dos jacarés mais comuns. Essa espécie mede de 1 a 1,5 metros de comprimento.
O jacaré-anão habita várias regiões da América do Sul: Brasil, Bolívia, Equador, Guiana, Colômbia, Paraguai e Peru.
Jacaré-açu
O jacaré-açu é uma espécie exclusiva da América do Sul e que, em algumas regiões, recebe o nome de jacaré-negro.
Esse é o maior jacaré que existe. O açu pode medir até 4,5 metros de comprimento e pesar cerca de 300 kg.
Essa espécie já foi quase extinta devido à caça predatória de humanos em busca de seu couro e de sua carne, ambos com alto valor comercial. Hoje, o jacaré-açu encontra-se protegido e com a população estável.
Jumento
O Equus asinus é uma espécie da mesma família do cavalo. Os jumentos são famosos pela alta resistência e podem ocorrer em quase todos o mundo, exceto em regiões de baixíssimas temperaturas.
Os jumentos medem aproximadamente 1,3 metros de altura e pesam cerca de 400 kg. O período de gestação dessa espécie varia de 11 a 14 meses.
João-de-barro
Essa ave é mais conhecida por seu famoso ninho de barro. O joão-de-barro é símbolo da Argentina, onde é tido como “Ave de la Patria” desde 1928.
O dorso dessa ave é inteiramente marrom avermelhado. A espécie mede cerca de 20 centímetros de comprimento e o dimorfismo sexual não é evidente.
Jiboia
A jiboia é a segunda maior cobra do Brasil, atrás apenas da Anaconda. Ela pode ser encontrada em diferentes regiões do país, como na Mata Atlântica, na Floresta Amazônica, na Caatinga e no Cerrado.
Essa serpente mede de 2 a 4 metros de comprimento. Ela não possui veneno e mata as suas presas envolvendo-as com o seu corpo e sufocando-as. Mamíferos de pequeno e médio porte, aves e lagartos fazem parte do cardápio.
A digestão é lenta e demora cerca de sete dias para se completar.
Jararaca-da-mata
Essa espécie de cobra da Bahia até o Rio Grande do Sul. A jararaca-da-mata é peçonhenta e chega a medir 1,6 metros de comprimento.
Seu corpo é marrom com manchas triangulares escuras.
Javali
O javali distribui-se pela Europa, Ásia e norte da África. Esse animal também foi introduzido nas Américas e na Oceania.
Os machos chegam a pesar de 50 a 250 kg. Já as fêmeas pesam entre 40 e 200 kg. Ambos medem de 1,4 e 1,8 metros de comprimento e 1,1 metros de altura.
O javali tem a habilidade de saltar obstáculos com até 1,5 metros de altura.
Joaninha
Assim como todos os membros da família dos coccinelídeos, as joaninhas possuem corpo semiesférico, cabeça pequena, 6 patas curtas e asas membranosas muito bem desenvolvidas.
Elas são protegidas por uma carapaça de quitina com cores vistosas. Elas medem de 4 a 8 milímetros e vivem por até 180 dias.
Há cerca de 4.500 espécies de joaninhas distribuídas por 350 gêneros. O que as difere são os padrões de cores e as pintas da carapaça.
Jabuti
Há duas espécies de jabuti presente no Brasil: Chelonoidis carbonaria (jabuti-piranga) e Chelonoidis denticulata (jabuti-tinga).
Esses animais que possuem o casco convexo e pernas grossas ideais para a vida terrestre. As vértebras do tórax e as costelas compõem a estrutura óssea da carapaça.
Os jabutis medem até 70 centímetros de comprimento. Sua expectativa de vida é de 80 anos, mas alguns indivíduos já chegaram aos 100 anos.
Jaburu
Presente do México até o Uruguai, o jaburu é considerado um símbolo do Pantanal brasileiro.
A plumagem dessa ave é branca. Seu pescoço é preto com uma papada vermelha sem plumas.
O jaburu chega a medir 1,4 metros de comprimento e pesar 8 kg. A envergadura das asas mede quase três metros. O bico, preto e forte, possui 30 centímetros.
Jaçanã
A jaçanã é uma ave que habita as Américas Central e do Sul. No Brasil, é considerada como um símbolo da Baixada Maranhense.
Elas medem 23 centímetros de comprimento e possuem plumagem negra e de manto castanho.
O bico da jaçanã é amarelo e com escudo frontal vermelho. São aves pernaltas, com dedos longos e abertos que se adaptam à locomoção sobre plantas aquáticas.
Jacamim-das-costas-verdes
O jacamim-das-costas-verdes é uma ave brasileira e que habita regiões da Floresta Amazônica.
Considerada de médio porte, essa espécie cerca de 50 centímetros de comprimento e 46 de altura. Essa ave pesa 1,1 kg.
O jacamim-das-costas-verdes possui hábitos gregários e vive em bandos chefiados por um líder.
Jacuruxi
O jacuruxi é um lagarto semiaquático que habita a região da Amazônia. Ele mede cerca de um metro de comprimento.
Por se adaptar facilmente ao meio aquático, essa espécie é confundida com jacarés e também recebe o nome de “jacaré-lagarto”. Porém, o jacuruxi difere-se desses grandes répteis devido a presença de dentes baixos e arredondados, ideais para a dieta baseada em moluscos aquáticos.
Jaguareçá
O jaguareçá é um peixe que mede cerca de 35 centímetros de comprimento e pesa aproximadamente 1 kg. Essa espécie ocorre em todos os mares do Atlântico americano. No brasil, o jaguareçá pode ser encontrada nos litorais nordeste e sudeste.
O dorso desse peixe é avermelhado com reflexos dourados. Eles costumam viver em tocas de águas rasas. Porém, podem habitar também regiões de alto-mar com profundidade de até 100 metros.
Jaguarundi
O jaguarundi é um mamífero carnívoro felídeo nativo das Américas. Essa espécie possui pernas curtas e um corpo e cauda alongados. A pelagem desse animal apresenta coloração uniforme em tons de cinza-acastanhado.
O jaguarundi mede de 53 a 77 centímetros de comprimento e pesam entre 3,5 a 9,1 kg.
Jaguatirica
Originalmente, a jaguatirica ocorre do sul dos Estados Unidos até o norte da Argentina. Porém, ela já foi extinta de algumas dessas regiões de distribuição geográfica. .
Esse felídeo é considerado de médio porte, medindo de 72,6 a 100 centímetros de comprimento e pesando entre 7 e 15,5 kg.
Jaú
Também conhecido como jundiá-da-lagoa, o jaú é um peixe que habita as bacias do rio Amazonas e do rio Paraná. Ele é considerado um dos maiores peixes brasileiros, podendo medir até 1,5 metros de comprimento e pesar 120 kg.
Seu corpo é grosso e curto. A cabeça é grande e achatada. A coloração possui tons de verde com manchas no dorso.
Jupará
O jupará é um mamífero arborícola de hábitos noturnos da família dos procionídeos, a mesma dos quatis. Esse animal pode ser encontrado do México ao nordeste do Brasil, mas principalmente na região da Amazônia.
O jupará possui cerca de 60 centímetros de comprimento. Sua cabeça é arredondada, com orelhas e focinho curtos. A cauda é longa e preênsil. A pelagem é densa, macia e de coloração marrom-avermelhada.
Essa espécie chega a pesar 3 kg e alimenta-se basicamente de frutos e de insetos.