Iguana-azul
A iguana-azul é uma espécie de lagarto que se distribui restritamente na ilha de Grande Caimão, localizada no Reino Unido. Ela habita florestas abertas e secas ou áreas rochosas com muita incidência de luz solar.
Essa iguana é o maior animal terrestre na Grande Caimão. Seu comprimento pode chegar a 1,5 metros e pesar até 14 kg, sendo os machos sempre maiores que as fêmeas. Em condições normais, a fêmea possui uma coloração verde-oliva e azul claro.
A maturidade sexual da iguana-azul é atingida aos três anos de idade. O período de reprodução ocorre entre maio e junho. O acasalamento dura entre 30 e 90 segundos e o casal raramente copula mais de uma vez ao dia.
De acordo com a Lista Vermelha da União Internacional para Conservação da Natureza (UICN), essa espécie encontra-se em risco crítico de extinção.
Impala
O impala é um animal muito comum na África Ocidental e Meridional. Considerado de médio porte, ele pode chegar a ter de 70 a 92 centímetros de comprimento e pesar entre 40 e 76 kg.
Vale ressaltar que os machos costumam ser aproximadamente 20% mais pesados do que as fêmeas e ter chifres largos de 45 a 91 centímetros.
A maturidade sexual dos machos dessa espécie é alcançada a partir de um ano de idade. Já as fêmeas chegam a essa fase aos 20 meses.
O impala não é uma espécie que está ameaçada de extinção. Porém, a subespécie impala-de-face-negra, presente no sudoeste da Angola e no norte da Namíbia, encontra-se em situação de risco.
Irara
As iraras habitam as florestas tropicais da América Central e do Sul. Distribuída desde o sul do México até a Argentina, essa espécie pertence à família dos mustelídeos e possui um corpo esguio que chega a medir 60 centímetros de comprimento.
As iraras costumam ser solitárias, mas podem ocasionalmente ser vistas em pares. Elas adoram se alimentar de frutos e mel, mas também caçam ratos, pequenas aves, esquilos e cutias.
Íbis-sagrado
Essa é uma ave que ocorre na Europa Meridional, no norte da África, na América do Sul e na Austrália. Geralmente, o íbis-sagrado habita regiões próximas a pântanos e lagos.
Seu comprimento chega a 68 centímetros e seu peso varia entre 1,35 e 1,5 kg. Os machos são geralmente um pouco maiores do que as fêmeas.
As asas dessa espécie são brancas e com um contorno preto que aparece durante o voo. Os olhos são castanhos com um delineado vermelho escuro. Seu bico é longo e curvo.
A dieta do íbis-sagrado inclui rãs, vermes, peixes e alguns répteis, inclusive cobras venenosas. Essa ave é considerada silenciosa, mas emite alguns ruídos ocasionalmente.
O íbis-sagrado é classificado como ” menor preocupação ” pela UICN . A população global é estimada entre 200.000 e 450.000 indivíduos
Iaque
O iaque é um herbívoro de origem asiática. O seu habitat consiste em áreas de elevadas altitudes (3.200 metros a 5.400 metros) e sem árvores, como colinas, montanhas e planaltos.
A fisiologia dos iaques é bem adaptada ao ambiente em que eles vivem. Seus pulmões e o coração são maiores, garantindo a eles maior capacidade para transportar o oxigênio pelo sangue.
Os iaques macho podem atingir 2,2 metros de comprimento 1,2 toneadas. Já as fêmeas medem cerce de um terço desse tamanho.
O período de reprodução ocorre em setembro. A gestação dura nove meses. A expectativa de vida é de cerca de 20 anos.
Íbex
O íbex é um mamífero bovídeo caprino que habita regiões da Europa. Essa espécie habita áreas montanhosas dos Alpes, em terrenos íngremes e com vegetação esparsa.
Os íbex machos medem um metro de altura e pesam 100 kg. Seus chifres longos e encurvados também medem cerca de um metro. As fêmeas são menores e não possuem cornos.
Hoje em dia há cerca de 30.000 exemplares de íbex e, por isso, a espécie não se encontra ameaçada.
Indri
Originário de Madagascar, o indri é um animal de hábitos diurnos e que habitas regiões de florestas úmidas.
O tamanho de um indri adulto é semelhante ao de um gato doméstico: entre 57 e 70 centímetros de comprimento com um peso de sete a 10 quilos. As patas e os dedos são compridos.
Essa espécie é monogâmica, mas só a fêmea se encarrega do cuidado das crias. A maturidade sexual é atingida aos sete ou oito anos de idade e a gestação dura de 120 a 150 dias.
Inhambu-chororó
Essa é uma ave que possui vasta distribuição geográfica no Brasil, ocorrendo nas regiões sul, sudeste, nordeste e norte. Além disso, ela pode ser encontrada também no Peru, na Bolívia, no Paraguai e na Argentina.
A inhambu-chororó mede apenas 19 centímetros. A fêmea tem o bico vermelho-carmim intenso, enquanto o bico do macho é escuro na ponta e vermelho na base. A vocalização entre ambos os sexos também é diferenciada.
A incubação dos ovos e os cuidados parentais são responsabilidades dos machos.
Iratauá-grande
O iratauá-grande é uma ave presente no norte no Brasil, mais especificamente nos estados do Amazonas, Roraima e Amapá. Ela pode ser encontrada também nas Guianas, na Venezuela, na Colômbia, no Equador e no Peru.
Essa ave habita campos úmidos com árvores esparsas e vegetação ribeirinha, vivendo em pares ou em grupos espalhados.
Considerada de pequeno porte, a iratauá-grande mede de 27 a 31 centímetros de comprimento.
Irerê
O irerê pode ser encontrado em todas as regiões do Brasil. Sua máscara branca em contraste com o pescoço preto é sua principal característica, tornando-se inconfundível.
O peito do irerê é castanho, mas o restante do corpo é levemente estriado em branco e preto. Durante o voo, suas asas escuras ficam mais evidentes.
A alimentação do irerê, assim como a de outros marrecos, constitui-se basicamente de plantas submersas e gramíneas. Porém, invertebrados aquáticos, pequenos peixes e girinos também podem fazer parte de seu cardápio.
Durante o período de reprodução, o irerê constrói o seu ninho no chão. A fêmea bota entre 8 e 14 ovos e o macho auxilia no processo de incubação. Ambos exercem cuidados parentais.
Ola! Muuito bom o site! Parabéns! Nós também criamos um vídeo só com animais com a letra i 😉