Home / Informações / Alpaca, Prima da Lhama

Alpaca, Prima da Lhama

Antes de começarmos, você sabe a diferença entre a lhama e a alpaca? Ambos são mamíferos que habitam a região dos Andes, na Bolívia, no Peru e no Chile. Apesar de serem bastante parecidos e de pertencerem a mesma família (camelídeos), a lhama e a alpaca são espécies distintas e apresentam algumas características bastante diferentes.

Nome Científico da Alpaca e Informações

A começar pelo tamanho. A alpaca (Vicugna pacos) é menor que a lhama (Lama glama). A primeira pesa cerca de 45 a 90 kg e pode chegar a medir 1,50 metros, enquanto a segunda costuma pesar 150 kg e medir 2,40 metros. Além disso, a alpaca tem uma pelagem mais longa e mais macia que a lhama.

Alpacas
Alpacas

Diferenças estabelecidas, é hora de conhecer um pouco mais sobre a alpaca. Vem com a gente!

Características da Alpaca

O pelo da alpaca assemelha-se ao do camelo, porém mais áspero. Como dito anteriormente, suas fibras têm maior qualidade do que as da lhama. O comprimento do seu pelo varia de 8 a 20 centímetros, além de ser fino, macio, com pouca ondulação, brilhoso e sedoso. O crescimento da fibra anual varia de 9 a 12 centímetros.

Existem duas variedades diferentes de alpaca: a Huacaya e a Suri. A alpaca Huacaya possui fibras densas e esponjosas capazes de cobrir todo o corpo do animal, deixando apenas a cara e as patas cobertas com pelo curto. Seu pelo cresce perpendicular ao corpo e tem um frizo definido em toda sua área. É a alpaca mais produzida no Peru, responsável por aproximadamente 93% da criação.

Alpaca vs Lhama
Alpaca vs Lhama

Já a variedade Suri apresenta fibras lisas, sedosas e compridas. A fibras crescem paralelamente ao corpo do animal. Sua população no mundo é estimada em 150.000 e, por ser tão rara, sua fibra é altamente valorizada no mercado.

Alimentação

As alpacas são animais herbívoros. Dessa forma, eles alimentam-se de erva, palha e ração especial. Esse animal não precisa comer muito para ficar satisfeito. A ração de alpaca é fundamental, pois ela proporciona vitaminas e minerais.

Alpaca Alimentação
Alpaca Alimentação

Reprodução

O período de gestação da alpaca é de 335 dias equivalente a pouco mais de 11 meses. Os filhotes nascem pesando aproximadamente 7 kg. A fêmea costuma produzir uma cria por ano. São raros os casos de gêmeos na família das alpacas.

As alpacas dão a luz geralmente no período da manhã.

Alpaca Reprodução
Alpaca Reprodução

Criação de Alpacas

A criação de alpacas é, em alguns países andinos, fundamental para a movimentação da economia. A fibra do animal permite a confecção de diversos produtos como japonas, jaquetas e blusas em geral, gorros, boinas, cachecóis, meias, pelúcias, sapatos, tapetes e mais uma infinidade de produtos.

O pelo da alpaca é uma matéria-prima de qualidade bastante resistente e durável. Países de inverso rigoroso são os que mais consomem os produtos de fibra de alpaca. É o caso do Japão, EUA, Canadá, Inglaterra e países europeus.

As peças que são feitas com a fibra de alpaca são ótimos isolantes térmicos, pois mantêm as baixas temperaturas bem distantes do corpo. Além disso, as peças feitas com essa fibra tem também um charme diferenciado.

Suponhamos então que você ficou interessado em investir nesse segmento de criação de alpacas. Confira abaixo algumas dicas fundamentais para quem deseja criar esses animais:

  • Obtenha certificado da Prefeitura e um alvará de funcionamento de seu estado. Você também pode precisar de uma autorização de cultivo agrícola, caso queira ter um grande número de alpacas.
  • Cada animal custa de US$100 a US$750. Você pode optar por pedir um empréstimo a um banco agrícola.
  • Caso você ainda não tenha terra para sua criação, procure um agente imobiliário. É possível gerenciar de sete a dez alpacas em um hectare, mas lembre-se de deixar espaço para futuras alpacas de reprodução.
  • Alpacas se se desenvolvem bem em ambientes de grama, pomar, campos de grama mistos ou até mesmo em terreno montanhoso.
Alpacas Filhotes
Alpacas Filhotes
  • Deve haver disponível água fresca para elas beberem.
  • É preciso realizar testes fecais periodicamente para detectar a presença de possíveis vermes e parasitas.
  • Estoque suprimentos de proteção, como botas de bico de aço, roupas adequadas, luvas de proteção, e desinfetantes contra seus possíveis agentes patogênicos.
  • Você também tem que se certificar de que não existem plantas tóxicas para as alpacas no terreno de criação, como bolotas, trigo mourisco e papoilas.
  • Faça um celeiro para as alpacas. Sua pelagem espessa pode protegê-las no inverno durante temperaturas baixas, mas elas também precisam de sombra no verão e em períodos de calor extremo.
Alpaca Criação
Alpaca Criação
  • Alpacas devem ser tosadas uma vez por ano.
  • Coloque cercas de segurança. Elas devem ser de, no mínimo, cinco metros de altura.
  • Encontre um veterinário especialista em alpacas para casos de emergências, exames de rotina e outros exames e tratamentos.
  • Compre ou plante feno para as lhamas para que possam pastar. O feno não deve cheirar a mofo ou bolor e não deve ser branqueado ou empoeirado. O material deve parecer verde e saudável.
  • Certifique-se de obter um seguro adequado para o seu negócio de alpacas, especialmente a cobertura de mortalidade para os seus animais reprodutores mais valiosos e seguro agrícola para equipamentos e construção de coberturas.

Curiosidades

  • Apesar de as alpacas serem nativas da região da Cordilheira dos Andes, existem também espécies nos Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia e Austrália.
  • A maior população de alpacas encontra-se hoje no Peru, com aproximadamente três milhões de cabeças, representando mais que 87% de sua população mundial.
  • A tosquia, procedimento de retirada dos pelos do animal, é feita uma vez a cada ano, sempre no mês de novembro, pois é quando está chegando o verão.
  • A tosquia do animal não é feita apenas para a obtenção de sua fibra, mas também para a sua higiene e conforto. Pode-se obter pouco mais de 1,5 kg de fibra por animal.
Alpacas Curiosidades
Alpacas Curiosidades
  • Antes de a alpaca ser tosada, ela passa por um processo de limpeza, para tirar poeira, eventuais gravetos ou outras sujeiras.
  • Após a tosa, seu pelo é classificado para então ser vendido.
  • A alpaca é um animal extremamente dócil. Porém, quando se sente ameaçada ou simplesmente quer demonstrar agressividade, ela cospe no indivíduo.
  • É possível encontrar 22 cores diferentes de alpaca.

Fotos de Alpacas 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *