Home / Informações / Adoção de Cachorros Pequenos

Adoção de Cachorros Pequenos

A manutenção de animais com pets aparentemente satisfaz uma necessidade humana profunda e universal. A adoção de um animal de estimação geralmente é realizada pelo prazer que o animal pode dar ao seu dono e muitas vezes, este prazer parece ser mútuo. Animais de estimação e seus donos compreendem uma relação simbiótica de muitos anos, praticada desde os tempos pré-históricos e faz parte de uma cultura mundial.

Adoção de Cachorros Pequenos
Adoção de Cachorros Pequenos

Cachorros Como Animais de Estimação

A história dos animais de estimação relaciona-se com a domesticação de muitas espécies de animais silvestres e é provável que o cão, como a primeira espécie domesticada, também tenha sido o primeiro animal de estimação. Originalmente, a relação que se desenvolveu entre os humanos e os cães era uma relação de trabalho e os cães eram de grande utilidade em tarefas de caça e guarda. Os cães, por outro lado, tinham a garantia de um suprimento constante de alimento e abrigo.

Há evidências que o cachorro pode ter sido domesticado e mantido como animal de estimação desde os tempos paleolíticos. Atualmente, os cachorros e o homem apresentam uma relação quase mundial. Uma vez que estejam treinados e bem tratados, os cães são animais leais e protetores.

História e Surgimento dos Cachorros

Os cães são mamíferos pertencentes à família Canidae e à subespécie Canis lupus familiares, descendendo, portanto, do lobo, Canis lupus. Acredita-se que os ancestrais selvagens dos cachorros tenham sido lobos cinzentos que viviam nas áreas continentais do hemisfério norte, incluindo a América do Norte e o Paleártico. Os cães domésticos são encontrados agora em todo o mundo através da domesticação.

Os cachorros apresentam uma elevada variedade de formas e tamanhos e várias características foram artificialmente selecionadas por milênios, como características comportamentais, capacidades sensoriais e atributos físicos. Assim, surgiram várias raças de cães, como aqueles criados para pastoreio de gado, cães de guarda, pescadores, puxadores de cargas e cães de companhia.

Recentemente, os cães têm sido empregados como cães-guia para cegos, surdos e deficientes, como animais de terapia e em muitas instituições policiais na detecção de bombas ou drogas. No Brasil, a designação de cachorro vira-lata corresponde a um animal sem raça definida ou mestiça. A morfologia básica do cachorro, no entanto, por mais modificada que seja atualmente, corresponde a dos seus ancestrais selvagens, os lobos cinzentos.

Como Adotar um Cachorro

Infelizmente, muitas vezes, a compra de um animal de estimação é reflexo de uma cultura de consumo e pode incentivar a existência de fábricas de filhotes cujas instalações ferem as normas de ética e bem-estar animal. Muitos cachorros de raça são criados em condições insalubres de superlotação, sem higiene e ventilação. É importante estarmos sempre atentos à origem do cachorro a ser adquirido, tendo certeza de que ele nasceu de um criador responsável, que respeite todas as normas de saúde animal e ambiental.

Muitas vezes, a adoção de cachorros de rua e de abrigos, ao invés da compra, contribui para a retirada de animais em necessidade, combatendo a superpopulação de animais de rua. Adotar um cachorro é uma experiência incrível, mas deve ser feita com responsabilidade, considerando as condições financeiras e, principalmente espaço que o animal irá precisar.

Considerando o espaço disponível para a adoção de um cachorro, um animal de porte pequeno é ideal para quem vive em lares menores, como apartamentos, por exemplo. Um cachorro pequeno também pode apresentar uma manutenção e cuidados mais fáceis. Cachorros pequenos podem custar menos, principalmente com relação à alimentação e a alguns custos veterinários, pois animais de porte pequeno, além de se alimentar menos, apresentam menos custos quanto à castração, cirurgias, banho e tosa, dentre outros procedimentos.

Como Adotar um Cachorro Pequeno

A certeza do tamanho de um cachorro ao atingir a vida adulta pode ser um desafio na hora de adquirir um cão de estimação ainda filhote, principalmente se for adotar um animal sem raça definida. Com os cães de raça, é mais fácil ter o conhecimento do porte, ou, no caso de animais adotados, se soubermos o tamanho dos progenitores, também poderemos ter uma estimativa do tamanho do animal quando adulto.

No entanto, caso não há conhecimento do tamanho dos pais, existem algumas características que podem ser observadas para tentar se estimar o tamanho do animal adulto, tais como a presença de orelhas e patas desproporcionais ao tamanho do animal como um todo.

Além disso, um cálculo de crescimento pode auxiliar: o peso do cachorro deve ser divido pela idade em semanas e multiplicado por 52, que corresponde ao número de semanas em um ano. A taxa fornece o crescimento médio em um período de um ano

Raças de Cachorros Pequenos

Caso deseje adquirir um cachorro pequeno de raça, existe uma enorme diversidade de tipos e temperamentos. Seguem algumas raças mais populares de cachorros pequenos para se ter como animal de estimação:

  • Shi Tzu: é uma raça tranquila e alerta, de ascendência chinesa e era utilizado como um valioso companheiro em palácios. Vive até 18 anos e pesa, no máximo, oito quilos.
  • Pug: a raça foi, no passado, o animal de estimação dos imperadores chineses. É um animal calmo, alegre e disposto. Vive até 15 anos e pesa, no máximo, nove quilos.
  • Yorkshire Terrier: é uma raça mal-humorada e antiga que era utilizada em minas e usinas antes de se tornarem os cachorros de colo de damas vitorianas. Vive até 15 anos e pesa, no máximo, quatro quilos.
  • Lhasa Apso: é uma raça milenar que serviu de sentinela em palácios e mosteiros isolados no alto do Himalaia. É um animal inteligente e confiante. Vive até 15 anos e pesa, no máximo, oito quilos.
Lhasa Apso Filhote
Lhasa Apso Filhote
  • Maltês: a raça é famosa por seu pelo de comprimento até o chão e é um animal calmo e adaptável. Vive até 15 anos e pesa, no máximo, quatro quilos.
  • Buldogue francês: com suas grandes orelhas de morcego, é uma raça com muita disposição, brincalhona e alerta. Vive até 12 anos e pesa, no máximo, 12 quilos.
  • Cavalier King Charles Spaniel: é uma raça britânica, gentil, amigável e não agressiva. Vive até 15 anos e pesa, no máximo, nove quilos.
  • Toy Fox Terrier: é uma raça inteligente, alerta, amigável e altamente animado. Pode viver até 15 anos e pesa, no máximo, cinco quilos.

Fontes:

AKC

Petlove

Blue Buffalo

Britannica

Animal Diversity

4 comentários

  1. norma celia alves evangelista

    boa noite vou contar um pouco do meu lema
    me chamo Normatem 15 dias que meu bb morreu.ela era uma filhotinha shitsu, e de la pra ca tenho ficado muito triste e doente,eu temho diabete emocional, enao estou aqguentando a saudade dela,e coversando com uma amiga ela me falou que no site sempre tem adocao de filhotes,por favor me ajudem .quero muito uma bb de volta,

  2. Bom dia gostaria de adotar um filhote de porte pequeno,

  3. GOSTARIA DE ADOTAR UM SHITISU PORTE PEQUENO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.