Home / Curiosidades / Venda De Animais Silvestres Autorizados Pelo Ibama

Venda De Animais Silvestres Autorizados Pelo Ibama

Está pensando em ter um pet diferente que vai além do tradicional cachorro ou o gato? Animais de estimação exóticos ou silvestres tem se popularizado cada vez mais e não muito dificilmente encontramos tutores dos animais mais estranhos e diferentes possíveis que nunca imaginamos como animais de estimação. Se você está pensando em adquirir um animal pouco convencional e não tem a mínima ideia de por onde começar ou qual animal poderia escolher está no lugar certo. Aqui traremos algumas informações quanto opções de animais silvestres que são permitidos a criação doméstica e quais são os procedimentos para que você possa adquirir um animal de maneira totalmente legal. Isso porque como sabemos, a criação de animais silvestres sem autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, o Ibama, é crime e você poderá sofrer sanções legais se for pego em uma ação de fiscalização dos órgãos responsáveis.

Mas deixemos de papo e vamos ao que interessa. Por que você optou por um animal pouco convencional?

Animais Silvestres Autorizados
Animais Silvestres Autorizados 

Animais Silvestres Cuidado Redobrado

Se você está pensando em ter um animal silvestre de estimação apenas porque está na moda ou porque você quer ser diferente é melhor pensar duas vezes quanto a essa decisão. Isso porque animais de estimação por si só já dão um enorme trabalho e demandam além de tempo e dedicação, recursos financeiros.

Quando pensamos em um animal de estimação silvestre precisamos nos atentar ainda mais quanto os gastos que este animal demandará de nós. Os cuidados médicos caso o animal apresente algum problema, além de outros cuidados acabarão saindo mais caros do que um pet comum, como um gato ou mesmo um cachorro. Você poderá arcar com estes custos? Afinal você será o responsável por este animal durante toda a sua vida. Além de se ater quanto aos recursos financeiros é preciso que você leve em consideração também o espaço que este animal ocupará quando adulto e se você dispõe do mesmo para que o animal possa se desenvolver livremente.

Venda De Animais Silvestres: O Que Eu Preciso Saber

Os animais silvestres estão de fato se popularizando como pets de estimação de algumas pessoas e isso tem aumentado a exposição destes animais nas redes sociais levando outras pessoas a conhecê-los e a desejá-los como pets. Mas essa grande exposição atrelada a falta de informação e a diferença de preço na oferta pode levar algumas pessoas a adquirirem animais de maneira ilegal, o que como comentamos anteriormente é crime e pode levar você a cadeia.

Há uma lei nacional de mil novecentos e noventa e oito que proíbe a criação de animais não legalizados pelo Ibama, tanto a importação, a criação e a venda destes animais, sendo tido como crime ambiental. Mas deixemos de rodeios e vamos a uma pequena listinha que fizemos para você que quer adquirir o seu animal de maneira totalmente legal. Vale destacar aqui que a depender do estado em que você está pode haver leis específicas para a criação, venda e domesticação de animais exóticos e silvestres.

Lista Dos Procedimentos Para Um Animal Silvestre Legal

O primeiro passo é descobrir se o estabelecimento que você está pensando em adquirir o seu novo animal de estimação é legalizado pelo Ibama. No caso do estado de São Paulo, o site da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente permite que o internauta veja um lista completa dos criadouros que são legalizados e possuem autorização para venda e comercialização de animais exóticos e silvestres. Depois deste primeiro passo é preciso ver se o local possui autorização de uso e manejo da espécie que você está pensando em adquirir.

Se a espécie for uma ave, por exemplo, é preciso checar se a mesma possui uma anilha (um tipo de anel que envolve a sua pata) com o seu número de identificação. Este número de identificação é como o RG do seu animalzinho. No caso de sagui e outros animais que podem ser domesticados, eles precisam estar microchipados e o chip deve possuir igualmente um número de identificação único que demarca aquele animal em todo o sistema. Por último mas não menos importante é fundamental que na hora da compra você solicite a nota fiscal. A nota fiscal é um dos comprovantes de que a ave ou animal silvestre tem procedência legal e nela devem estar o nome científico e o nome de conhecimento popular, seu sexo e sua data de nascimento. É como se fosse uma certidão de nascimento do seu pet.

Pode parecer burocracia demais mas é preciso destacarmos que o tráfico de animais além de levar muitos animais a morte e contribuir para o processo de extinção também é uma das atividades ilegais mais lucrativas do mundo ficando apenas atrás do tráfico de drogas e armas.

Você certamente deve estar curioso agora para ver as opções de pets silvestres que pode ter em casa. Trouxemos aqui apenas informações de alguns, mas a lista é maior e você poderá encontrar o seu novo amigo em meio a estas espécies pouco conhecidas e apreciadas.

Uma ressalva é quanto um ponto importante, não é possível legalizar animais que foram ilegalmente adquiridos. Contudo, a entrega do mesmo livra o seu tutor de sanções penais cabíveis.

Tem Para Todos Os Gostos

De fato a lista de animais autorizados pelo Ibama atende a todos os gostos tendo além de aves, répteis, até aracnídeos. Isso mesmo é possível criar uma tarântula em casa de maneira legal, além da corn snake e da jiboia. Outras opções também são os sagui, os teius, a cacatua e a iguana, para cotarmos apenas alguns.

Para quem pensa em adquirir uma serpente é preciso atenção quanto a sua alimentação. Isso mesmo, porque embora sejam animais que de certa forma te atraem para a criação a sua alimentação é peculiar, se alimentado de lagartos, aves e roedores.

No caso da corn snake você pode adquirir ratos congelados que são criados unicamente para servir de alimento para esta serpente. Na criação das jiboias é comum o seu tutor oferecer camundongos e ratazanas jovens para que o animal possa se alimentar.

Um comentário

  1. Quero saber se criadouro da brisa é legalizado pelo Ibama? Se posso comprar lá. E pegar no aeroporto de Curitiba?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *