Home / Curiosidades / Tudo Sobre os Bichos Selvagens: Curiosidades

Tudo Sobre os Bichos Selvagens: Curiosidades

É incrível a maneira como nos apegamos com tanta facilidade a estes seres tão agradáveis e também a ligação direta de sociabilidade e afeto que aprendemos a desenvolver com eles.

Animais com Habilidades Incríveis

Há animais que possuem habilidades que até nos humanos gostaríamos de ter e isso não se limita ao cachorro que dá a patinha quando quer um carinho, veja a seguir:

Beija Flor

Além de serem lindos e muito delicados, os olhos do beija flor são sintonizados para frequências de luz acima do que os humanos podem ver.

Beija Flor
Beija Flor

Cobras

Quando uma cobra mostra a língua, ela na verdade está analisando o ambiente. Sua língua coleta partículas no ar e estas são levadas ao céu da boca onde órgãos especiais analisam essas partículas e processam os odores, transformando-os em sinais elétricos que são enviados para o cérebro.

Cobras
Cobras

Mariposas

Elas são capazes de detectar feromônios, que são sinais químicos no ar, emitidos por indivíduos do sexo oposto em até 11 quilômetros de distância.

Mariposas 
Mariposas

Morcegos

Eles são os únicos mamíferos voadores, capazes de capturar insetos no ar emitindo ganidos ultrassônicos, evitando obstáculos e interpretando o eco das ondas sonoras e reconhecendo o ambiente através do som.

Morcegos
Morcegos

Pássaros Migratórios

Os pássaros, especialmente os que migram, usam o campo magnético da Terra para não se perderem durante voos longos. Cientistas não sabem ao certo como isso acontece, mas acreditam que os pássaros possuam uma forma de sinestesia, que os faz ver as linhas magnéticas do planeta.

Pássaros Migratórios
Pássaros Migratórios

Serpentes Venenosas

Elas possuem órgãos sensíveis à temperatura localizados entre as narinas, permitindo a elas sentir o calor gerado pelos corpos de suas presas. Há um em cada lado da cabeça, o que faz com que ela possa atacar com precisão mesmo em ambientes extremamente escuros.

Serpentes Venenosas
Serpentes Venenosas

Tubarões

Eles possuem células especiais no cérebro que são sensíveis aos campos de eletricidade gerados por outras criaturas. Essa habilidade é tão refinada que alguns tubarões conseguem encontrar peixes se escondendo debaixo da areia.

Tubarões
Tubarões

Algumas Curiosidades

Alguns peixes mudam de sexo de acordo com a necessidade de perpetuação da espécie, como é o caso do peixe palhaço, que em sua sociedade existe apenas uma fêmea, um macho maior e outros machos incapazes de se reproduzir. Caso a fêmea venha a falecer, o macho maior vira uma fêmea e outro macho menor passa a ser então o macho alfa.

Papagaios são capazes de fazer bem mais que uma imitação, estudos revelam que eles também são capazes de resolver tarefas linguísticas para crianças pequenas (de 4 a 6 anos). Eles parecem compreender conceitos como “maior” e menor”, “igual” e “diferente”. Eles também são capazes de combinar falas e frases, como numa novela. Pesquisadores sugeriram o uso de padrões na fala dos papagaios para desenvolver a fala em robôs.

Pintinhos são muito altruístas, o que contribui muito para ajudar na sobrevivência dos que carregam material genético semelhante. Isso é manifesto quando eles piam enquanto comem o que anuncia para todos os animais próximos que foi encontrado comida.

Animais Selvagens
Animais Selvagens

Os cães também têm um senso de justiça, um estudo realizado em 2008 reuniu duas fileiras de cães capazes de fazer algum truque e aqueles que viram outros cães recebendo uma recompensa por algo que eles também tinham feito tornaram-se agitados, arranhando-se, parando de fazer o truque muito mais rápido e até evitando o olhar dos cães recompensados. Mas apesar disso, pareciam não se importar se ganhavam pão ao invés de salsicha e também não se importavam se tiveram de fazer algo para ganhar o lanche enquanto outros não fizeram nada.

Existe uma espécie de besouro que mais parece uma joia, seu nome científico é Charidotella sexpunctata ou Metriona Bicolor, como popularmente é conhecido. Ele tem a incrível capacidade de mudar de cor segundo seu humor, mas geralmente ele assume o aspecto dourado, como se fosse uma joia. Ele comumente é encontrado em jardins e matas norte-americanas.

Animais Selvagens
Animais Selvagens

Galinhas levam suas funções maternas muito a sério, elas precisam criar uma quantidade infinita de carbonato de cálcio para seus ovos, o que é uma tarefa extremamente difícil e se elas não adquirem cálcio suficiente em sua dieta, elas dissolvem os próprios ossos para criar habitações para seus futuros bebês.

No período de desova, a mamãe cuco põe disfarçadamente seus ovos no ninho de outros pássaros e ao fazer isso engana a outra fêmea, que por sua vez mesmo sendo de uma espécie bem menor pensa que aquele filhote é dela, assumindo o encargo de criá-lo. O filhote de cuco geralmente choca antes e cresce mais rápido que os outros filhotes, forçando-os para fora do ninho, onde eles morrem. Depois disso, o cuco recebe toda a atenção de seus pais adotivos, o que lhes dá chances muito maiores de sobrevivência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.