Home / Curiosidades / Tubarão Tigre e Sua Importância Para o Meio Ambiente

Tubarão Tigre e Sua Importância Para o Meio Ambiente

O tubarão-tigre recebe esse nome pelas barras verticais características que cobrem as laterais do corpo. Embora essas barras desbotem levemente à medida que os indivíduos atingem a idade adulta, elas são muito visíveis nos jovens e, pelo menos, são visíveis durante toda a vida. Atingindo comprimentos de pelo menos 18 pés (5,5 m) e 2000 libras (quase uma tonelada métrica), o tubarão-tigre é o quarto maior tubarão e o segundo maior predador, atrás apenas do grande branco.

Os tubarões-tigre são predadores agressivos, famosos por comer qualquer coisa que encontrarem ou conseguirem capturar. Sabe-se que eles comem muitos peixes e invertebrados, aves marinhas, tartarugas marinhas, alguns mamíferos marinhos, arraias e outros raios, tubarões menores, cobras marinhas e animais mortos, entre outras coisas. Sabe-se que vários tubarões-tigre comem lixo, incluindo metal, plástico, madeira, equipamentos de pesca e outro lixo. Embora sejam predadores generalistas, em algumas áreas, os tubarões-tigre provavelmente se especializam em certas presas altamente disponíveis. Por exemplo, no Havaí, sabe-se que os tubarões-tigre atacam e comem regularmente tartarugas verdes  e focas-monge havaianas perto das praias de nidificação para essas duas espécies. Os cientistas costumam observar indivíduos com nadadeiras desaparecidas que foram mordidas por um tigre. Em outros grupos de ilhas, sabe-se que os tubarões-tigre se reúnem perto de viveiros de aves marinhas durante os momentos em que os pássaros jovens aprendem a voar (e geralmente acabam na superfície do mar). Finalmente, sabe-se que os tubarões-tigre mordem as pessoas, e seu tamanho bastante grande leva a fatalidades ocasionais, particularmente em áreas onde um grande número de pessoas usa o oceano, de forma recreativa.

Tubarão Tigre
Tubarão Tigre 

Os tubarões-tigre acasalam-se por fertilização interna e dão à luz até 80 ou mais filhotes pequenos. Embora dêem à luz, os tubarões-tigre não se conectam aos seus filhotes através de uma placenta, como na maioria dos mamíferos. Em vez disso, os embriões se desenvolvem dentro dos ovos individuais até eclodirem. Só então a mãe dá à luz jovens vivos. Depois que nascem, os jovens tubarões-tigre já são predadores naturais e comem peixes costeiros e invertebrados. Os tubarões-tigre adultos não têm predadores naturais, embora os juvenis possam ser comidos por outros tubarões, incluindo os tubarões-tigre adultos. Por essa e outras razões, jovens e adultos vivem em habitats ligeiramente diferentes. Os adultos preferem a costa aberta e os recifes de coral de alta energia, enquanto os juvenis são normalmente encontrados em estuários e baías protegidas. Essa divisão do uso do habitat pode oferecer alguma proteção aos jovens contra adultos canibais. 

Embora se pense que o tubarão-tigre seja uma espécie predominantemente costeira, sua distribuição geográfica inclui todas as águas tropicais e temperadas do mundo, portanto, alguns indivíduos precisam migrar entre grupos de ilhas. Os especialistas consideram que os tubarões-tigre estão “quase ameaçados” com a extinção, observando a redução em seu número de capturas direcionadas e acidentais na pesca. Sua reputação como uma espécie que morde as pessoas (embora muito raramente) as torna alvo de esforços de controle populacional em alguns lugares, uma prática que não é apoiada por cientistas em nenhum lugar em que ocorra.

Curiosidades sobre os tubarões-tigre

  1. Os tubarões-tigre podem crescer até 5,5 m de comprimento e 900 kg de 2.000 libras, tornando-o uma das maiores espécies de tubarões.
  2. Os tubarões-tigre são nomeados pelas listras verticais cinza distintas ou pontos que cobrem as laterais de seus corpos.
  3. Os tubarões-tigre são conhecidos por comer quase tudo, incluindo outros tubarões, peixes, aves marinhas, golfinhos, tartarugas marinhas, raias e crustáceos. 1 Eles também foram encontrados com muitos itens não alimentares no estômago, incluindo objetos de metal, plásticos, sacos de estopa e outros resíduos.
  4. Os tubarões-tigre fêmeas têm de 10 a 82 embriões e dão à luz uma média de 30 a 35 filhotes por ninhada.
  5. Os tubarões-tigre vivem em águas costeiras rasas, mas foram vistos com 350 metros de profundidade. 

Alcance

O tubarão-tigre é um grande tubarão comum encontrado em todo o mundo. Fora da América do Norte, geralmente é encontrado na costa leste de Cape Cod à Flórida e no Golfo do México e na costa oeste da Califórnia para o sul. É comumente encontrado nas Carolinas, na Geórgia e na Flórida e é um dos grandes tubarões mais abundantes encontrados no Caribe. Sabe-se que os tubarões-tigre se afastam muito da faixa normal de habitat e são ocasionalmente encontrados por pescadores offshore nas águas canadenses durante os meses de verão. Eles geralmente são capturados por pescadores canadenses enquanto pescam atum e espadarte dentro ou perto da corrente do Golfo.

Habitat

O tubarão-tigre é freqüentemente encontrado em águas temperadas tropicais e quentes. Habita tanto águas oceânicas (até 140 m) quanto águas costeiras rasas. Eles parecem preferir áreas costeiras turvas, onde o escoamento de água doce ocorre, pois diferentes espécies de presas podem se reunir para se alimentar nessas áreas. Eles não foram relatados na costa das águas canadenses.

Historia de vida

Amostras entre 300 e 425 cm e 380 a 640 kg são comumente coletadas e acredita-se que as maiores amostras excedam 5,5 metros. Acredita-se que a vida útil seja de cerca de 27 anos

Dieta

O tubarão-tigre é um alimentador não seletivo e um predador voraz. Sabe-se que consome uma grande variedade de presas marinhas e até alguns animais terrestres. Presas comuns incluem caranguejos, mariscos, lagostas, lulas, peixes ósseos, pequenos tubarões, patins, raias, botos, tartarugas, aves marinhas e mamíferos. Um grande número de artefatos inorgânicos e lixo associado a seres humanos também foi encontrado no estômago de tubarões-tigre. Com uma variedade tão diversificada de presas, o tubarão-tigre é considerado o mais adaptável de todas as espécies de tubarões.

Importância

Tanto para o nosso ecossistema como também para os seres humanos, os tubarões, como o tubarão tigre, são de grande importância. Por serem animais  grandes predadores, eles estão no topo da cadeia alimentar. ALém disso, contribuem para o controle e a saúde das populações das espécies que são suas presas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *