Home / Curiosidades / Tubarão-Tigre é Perigoso? Ataca Humanos?

Tubarão-Tigre é Perigoso? Ataca Humanos?

Os tubarões-tigre são predadores agressivos, famosos por comer qualquer coisa que encontrarem ou conseguirem capturar. Sabe-se que eles comem muitos peixes e invertebrados, aves marinhas, tartarugas marinhas, alguns mamíferos marinhos, arraias e outros raios, tubarões menores, cobras marinhas e animais mortos, entre outras coisas. Sabe-se também que vários tubarões-tigre comem lixo, incluindo metal, plástico, madeira, equipamentos de pesca e outro lixo. Embora sejam predadores generalistas, em algumas áreas, os tubarões-tigre provavelmente se especializam em certas presas altamente disponíveis.  Por exemplo, no Havaí, sabe-se que os tubarões-tigre atacam e comem regularmente tartarugas verdes e focas-monge havaianas perto das praias de nidificação para essas duas espécies. Os cientistas costumam observar indivíduos com nadadeiras desaparecidas que foram mordidas por um tigre. Em outros grupos de ilhas, sabe-se que os tubarões-tigre se reúnem perto de viveiros de aves marinhas durante os momentos em que os pássaros jovens aprendem a voar (e geralmente acabam na superfície do mar). Finalmente, foi confirmado que os tubarões-tigre mordem as pessoas, e seu tamanho bastante grande leva a fatalidades ocasionais, particularmente em áreas onde um grande número de pessoas usa o oceano, de forma recreativa.

Tubarão-Tigre
Tubarão-Tigre 

Reprodução

A gravidez com tubarões-tigre dura entre 15 e 16 meses. Normalmente, os jovens nascem com um comprimento de 50 a 70 centímetros, mas dependendo de onde nascem, os jovens também podem ser muito maiores. Por exemplo, na região do Havaí, seu tamanho ao nascer chega a 80 a 90 centímetros. O número médio de filhotes por ninhada é 41, pelo qual o espectro varia entre 10 e 80. As fêmeas parecem ter filhotes apenas a cada três anos. Não se sabe se os as outras espécies têm um ciclo semelhante, mas geralmente se presume que eles têm mais de um ciclo anual. Os tubarões-tigre são as únicas espécies de tubarão-cinzento que não levam seus filhotes a viver com uma placenta (placenta-vivípara), mas reproduzem-se aplencentalmente vivípara. Não está claro se isso deve ser considerado um método de reprodução mais primitivo.

Distribuição

Os tubarões-tigre são encontrados quase em todo o mundo em regiões costeiras tropicais e moderadas, preferindo águas escuras e estuários. Além dessas áreas, eles são encontrados perto de grupos de ilhas, como as Ilhas Marshall, Havaí, Tahiti ou Galápagos.

Comportamento

Muito pouco se sabe sobre o comportamento dos tubarões-tigre. Eles tendem a ser ativos ao entardecer ou à noite, demonstrando diferentes padrões de comportamento em várias regiões, dependendo da hora do dia. Geralmente eles ficam em regiões muito planas à noite e à noite, preferindo recuar para profundidades mais baixas durante o dia. Os jovens parecem ser mais ativos durante o dia do que à noite e demonstram menos hesitação em aparecer diretamente abaixo da superfície da água. Embora vários animais possam aparecer na cena da comida simultaneamente, a maioria dos animais maiores costuma seguir seu próprio caminho.

Mitologia

É um tanto surpreendente que os antigos havaianos tenham dado o mesmo nome ao tubarão-tigre e ao tubarão branco: “Niuhi”. Muitas espécies de tubarões encontradas nas águas havaianas foram honradas como sagradas e até consideradas reencarnações de membros mortos da família. Os “Niuhi” eram, no entanto, mais temidos do que adorados. Ainda assim, ambas as espécies tiveram um papel na mitologia local.  As lendas sugerem que muitos reis que vivem no ambiente histórico havaiano adquiriram sua premonição de eventos futuros consumindo os olhos do “Niuhi”. Dizem que mesmo a mãe do rei mais famoso do Havaí, o rei Kamehameha (nascido por volta de 1753 e falecido em 8 de maio de 1819), pediu olhos de “Niuhi” durante a gravidez porque supostamente melhoraria as qualidades de liderança do futuro. rei que ela estava carregando.

Os tubarões-tigre são perigosos?

O tubarão-tigre é uma das espécies de tubarões com maior probabilidade de atacar um ser humano não provocado e é considerado um dos tubarões mais perigosos do mundo por esse motivo. Os tubarões-tigre são uma das “três grandes” espécies de tubarões agressivos , além de grandes tubarões brancos e tubarões-touro. Dos 111 ataques de tubarão-tigre, 31 foram fatais. O grande tubarão branco é a única espécie que ataca e mata mais pessoas que o tubarão-tigre.

Por que os tubarões-tigre são tão perigosos e por que eles atacam os humanos?

  1. Os tubarões-tigre habitam as águas onde os seres humanos nadam, então as chances de um encontro são maiores do que nas espécies de tubarões de águas profundas.
  2. Os tubarões-tigre são grandes e fortes e podem facilmente dominar uma pessoa na água.
  3. Os tubarões-tigre têm dentes projetados para cortar sua comida, de modo que os danos que causam são devastadores

Onde vivem os tubarões-tigres?

Os tubarões-tigre habitam as águas costeiras e parecem preferir áreas escuras e rasas, como baías e estuários. Durante o dia, eles geralmente ficam em águas mais profundas. À noite, eles podem ser encontrados caçando perto de recifes e em águas rasas. Os tubarões-tigre foram confirmados a uma profundidade de até 350 metros, mas geralmente não são considerados espécies de águas profundas. Os tubarões-tigre vivem em todo o mundo, em mares temperados tropicais e quentes. No leste do Pacífico, eles podem ser encontrados desde a costa sul da Califórnia até o Peru. Seu alcance no Oceano Atlântico ocidental começa perto do Uruguai e se estende para o norte, até Cape Cod. Sabe-se também que os tubarões-tigre habitam as águas da Nova Zelândia, África, Ilhas Galápagos e outras áreas da região Indo-Pacífico, incluindo o Mar Vermelho.

Curiosidades sobre os tubarões-tigre

  1. Os tubarões-tigre podem crescer até 5,5 m de comprimento e 900 kg de 2.000 libras, tornando-o uma das maiores espécies de tubarões.
  2. Os tubarões-tigre são nomeados pelas listras verticais cinza distintas ou pontos que cobrem as laterais de seus corpos.
  3. Os tubarões-tigre são conhecidos por comer quase tudo, incluindo outros tubarões, peixes, aves marinhas, golfinhos, tartarugas marinhas, raias e crustáceos. Eles também foram encontrados com muitos itens não alimentares no estômago, incluindo objetos de metal, plásticos, sacos de estopa e outros resíduos.
  4. Os tubarões-tigre fêmeas têm de 10 a 82 embriões e dão à luz uma média de 30 a 35 filhotes por ninhada.
  5. Os tubarões-tigre vivem em águas costeiras rasas, mas foram vistos com 350 metros de profundidade.

Eu espero que depois de todas essas incríveis informações você tenha sanado todas as suas possíveis duvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *