Home / Curiosidades / Tubarão Anequim: Características, Curiosidades E Fotos

Tubarão Anequim: Características, Curiosidades E Fotos

Infelizmente as inúmeras espécies de tubarão não são de conhecimento da grande maioria das pessoas que acreditam que há apenas algumas poucas espécies deste animal no mundo. Mas ao contrário do que se imagina, há inúmeras espécies de tubarão com suas particularidades e características e hoje vamos conhecer mais uma delas, o tubarão anequim, de nome científico Isurus oxyrinchus.

Muitos Nomes, Um Único Animal

Fizemos esta pequena brincadeira porque de fato o anequim possui diversos nomes com os quais pode ser denominado. Aliás, por falarmos nisso, anequim é o nome com o qual é conhecido em nosso país, mundo afora recebe outras nomenclaturas, como o caso do seu nome científico, tubarão mako ou ainda tubarão mako cavala. Em Portugal esta espécie recebe ainda outro nome, sendo conhecido como tubarão sardo. Na Espanha pode ser chamado de marraxo.

Habita regiões tropicais ou semitropicais com a exigência de água com pelo menos dezesseis graus Celsius.

Em relação ao seu porte pode ser considerado um peixe de porte médio, chegando a pouco mais de quatro metros que comprimento e pesando mais de quinhentos e cinquenta quilos. Sua coloração é algo próximo de um azul metalizado que dá a espécie uma característica muito particular. E por falarmos em características particulares do tubarão mako é uma das espécies mais rápidas, podendo atingir até aproximadamente oitenta e oito quilômetros por hora ao percorrer curtas distâncias. Curiosamente pode ser ultrapassado apenas pelo atum dourado, um dos dez peixes mais rápidos do mundo. O mako também é ultrapassado em velocidade pelo marlim que pode atingir incríveis cento e vinte quilômetros por hora.

Assim como acontece com a grande maioria das espécies que conhecemos o tubarão mako também está ameaçado de extinção e é consideração vulnerável segundo classificação da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

O seu estado de conservação é resultado da pesca predatória do qual a espécie é muito vítima, sendo pescado por redes de pesca, anzóis e linhas concomitantemente.

Tubarão Anequim
Tubarão Anequim 

Ataques A Seres Humanos

Não há muitos registros quanto ao ataque de tubarão mako a seres humanos. Possivelmente os dados sejam muito maiores do que o registrado uma vez que nem sempre há uma preocupação quanto a diferenciação das espécies que culminaram no ataque em questão.

Infelizmente um dos últimos registros encontrados data de 2016 onde um pescador foi morto pelo ataque de um tubarão anequim que acabara de pescar. O ataque foi direcionado em sua panturrilha mas o pescador não resistiu.

Outros Nomes E Características Pertinentes

Devido ao seu estado de conservação e o baixo número de indivíduos da espécie, o tubarão mako não é uma espécie sobre a qual se é possível determinar muitas informações a seu respeito.

Seus dentes são estranhos quando comparados a outras espécies de tubarão e possuem uma aparência ameaçadora. Seus dentes podem ser vistos também quando se encontra com a boca fechada devido ao formato de sua cabeça e arcada dentária.

Apesar de termos denotado os nomes que a espécie pode receber, o anequim ainda a depender de onde está e pelo fato de ser extremamente rápido pode ser mencionado como falcão peregrino do mar. Um nome para lá de inusitado.

Embora não tenhamos comentado anteriormente, há duas espécies diferentes de tubarão mako. Há o tubarão mako de barbatanas curtas e o tubarão mako de barbatanas longas. No caso de acidentes envolvendo a espécie e ataque a seres humanos  não há registros de tubarão mako de barbatanas curtas atacando seres humanos. Os relatos envolvem apenas o mako de barbatanas longas, mas ainda assim não é possível determinar que há um comportamento menos agressivo entre as espécies.

Localização Geográfica E Importância Ecológica

Como comentamos o tubarão mako está disponível em boa parte dos oceanos mas concentra boa parte de sua população nos oceanos Atlântico, Pacifico, Índico, Mediterrâneo e igualmente no Mar Vermelho.

Como comentamos inicialmente, o tubarão mako possui um leque de presas e é tido como um predador implacável e justamente por isso exerce um papel importante na manutenção do ecossistema no qual está inserido. Atuando para equilibrar e para manter este complexo e bem diversificado ecossistema contribuindo para o equilíbrio das populações de suas presas.

Potencialidades Da Espécie

O tubarão mako curiosamente apresenta o maior cérebro em relação a tamanho do órgão entre outras espécies de tubarão. Esta característica levou pesquisadores a estudar a capacidade cognitiva da espécie e foi possível constatar que o tubarão mako possui uma característica de rápido aprendizado, o que é uma particularidade única de sua espécie.

Outra particularidade da espécie é a incrível capacidade de manter a temperatura média de regiões essenciais de seu corpo. Este detalhe, que em um primeiro momento pode parecer irrelevante, permite a espécie a possibilidade de mergulhar em alta profundidade, e em locais de baixas temperaturas, dando ao tubarão mako uma importantíssima diferença competitiva pela sua sobrevivência.

São espécies solitárias que podem migrar e quando o fazem podem passar por dúzias de países cruzando seus oceanos. Curiosamente, um tubarão identificado na Nova Zelândia por pesquisadores foi encontrado a uma distância de quase dezenove quilômetros do seu ponto inicial.

Como Podemos Contribuir Para A Preservação Do Tubarão Anequim

Se você assim como nós se preocupa com a preservação das espécies que atualmente se encontram vulneráveis ao risco de extinção, pesquisamos algumas ações que podem contribuir para salvá-los deste triste panorama. Uma das medidas mais importantes é não consumir  nenhum tipo de produto oriundo de insumos de tubarão, independentemente da espécie. Nada de consumir couro de tubarão, barbatanas, óleo de fígado e correlatos. Esta atitude simples já diminui significativamente o mercado e consequentemente o abate das espécies.

Outra importante medida que faz a diferença é investir em programas que respaldem pescadores, incentivando-os a libertarem adequadamente os tubarões que acidentalmente vierem a pescar e orientando-os quanto a prática e os males da pesca predatória.

Se você quer ir além, ainda é possível apoiar de diversas maneiras organizações que visam criar regulamentações quanto ao comércio do tubarão mako e de inúmeras outras espécies.

Estas medidas são importantes porque o que movimenta o abate destas espécie é o mercado econômico e ao desassisti-lo é possível salvar muitos animais do abate.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *