Home / Curiosidades / Tatuagem de Tubarão: Fotos e Significado – Tattoo

Tatuagem de Tubarão: Fotos e Significado – Tattoo

As tatuagens de tubarão são mais comuns nos países ocidentais, e também são encontradas entre os carcereiros do antigo campo socialista. No entanto, isso é verdade apenas para tatuagens artísticas.

Desenhos imprecisos e grosseiros de tubarões são frequentemente encontrados entre representantes de culturas polinésias, havaianas e residentes de outras ilhas do Pacífico. Portanto, antes de tatuar tal animal, seria coerente saber o que significa uma tatuagem de tubarão para diferentes nações e países ao redor do mundo.

A história do símbolo do tubarão no mundo e a cultura da tatuagem

O tubarão é um animal antigo, que de acordo com algumas fontes apareceu antes dos dinossauros ou desenvolvido em conjunto com os lagartos. Talvez seja por isso que esse peixe se tornou um símbolo importante em muitas culturas mundiais, indo da Austrália à América do Norte.

Os polinésios, de quem começou o desenvolvimento da tatuagem, acreditavam que o tubarão era uma espécie de guarda contra inimigos e outros predadores, bem como um sinal de graça e beleza. Em muitas outras ilhas do Pacífico, o peixe era um espírito onipotente de água. Devido a isso, muitas pessoas se tatuaram com o desenho de um tubarão.

Os havaianos têm a lenda de que um dos ancestrais da tribo foi agarrado por um tubarão pelo tornozelo e a rainha escapou milagrosamente. Desde então, muitas garotas havaianas colocavam uma tatuagem de tubarão no fundo de suas pernas, pois acreditavam que isso ajudaria a evitar uma reunião com um predador perigoso.

Tatuagem de Tubarão
Tatuagem de Tubarão

Os havaianos tinham uma crença diferente. Os tubarões eram associados a nove divindades que eram guardiões do mar e defensores confiáveis ​​da ilha do Havaí e de todo o povo havaiano. Alguns polinésios, ao contrário, consideravam esses peixes não como deuses, mas importantes recursos e alimentos dados por espíritos ancestrais.

Na Austrália, o animal foi tratado com especial respeito, porque foi considerado o arauto dos deuses, assim como o elo entre o mar e a terra. Nas crenças de alguns povos da Oceania, foi estabelecido que uma tatuagem de tubarão significa a conexão de uma pessoa com o Grande Tubarão. O nome dela era Mana, e foi desse animal que o mundo inteiro surgiu.

Os habitantes das ilhas acreditam que todos os problemas na forma de tempestades, ventos fortes ou uma captura mal sucedida são o resultado da raiva da Mãe Prager, e a tatuagem ajudará a apaziguá-la e a pedir para ter pena das pessoas.

Tatuagem de Tubarão Significado
Tatuagem de Tubarão Significado

O culto do tubarão sagrado é comum em outros países – sul da China, Vietnã e Japão. Os pescadores vietnamitas referem-se às espécies de tubarões-baleia “Ka Ong” (Senhor Peixe). No Japão, os moradores consideram o animal o mensageiro dos deuses do mar e acreditam que ele está pronto para ajudar todos os que acreditam nele. No entanto, há outra crença de que os tubarões são monstros marinhos que tiram as almas dos pecadores mortos.

Para os índios da América Central e do Norte, o residente marinho é considerado um símbolo de caça e sobrevivência bem-sucedida.

O moderno simbolismo negativo dos tubarões, e até mesmo o medo que as pessoas sentem sobre eles, está mais associado aos filmes de terror, onde os peixes pareciam predadores implacáveis. De fato, a maioria dos tipos de tubarões é geralmente segura para os seres humanos, e os demais o atacam apenas por engano ou se provocados.

O que significa tatuagem de tubarão?

Por sua natureza, o tubarão é um predador ideal com sutileza, astúcia, velocidade e potência. Este é o valor que pode ser escondido por trás da tatuagem. Para a maioria das pessoas, a imagem do peixe está associada à impiedade, sede de sangue e raiva.

Portanto, uma tatuagem de tubarão branco é mais adequada para indivíduos fortes e autoconfiantes que estão prontos para lutar até o fim e até mesmo serem cruéis para com os outros.

O tubarão é também um símbolo de perigo, coragem, astúcia e até mesmo algum engano. Uma tatuagem com a imagem deste peixe é muitas vezes usada por pessoas com propósito, a fim de enfatizar seu caráter ou, ao contrário, desenvolver algumas novas qualidades.

Uma das outras opções é um desejo de liberdade, independência da opinião pública e regras. O dono de uma tatuagem de tubarão geralmente quer surpreender os outros, para causar-lhes medo, respeito, ou pelo menos a curiosidade sobre sua pessoa.

Significado da Tatuagem de Tubarão
Significado da Tatuagem de Tubarão

Esses peixes nunca param no lugar, estão constantemente em movimento e diferem em sua velocidade de nado. Isto está relacionado com outro significado da tatuagem de tubarão: desenvolvimento constante, a capacidade de se adaptar em qualquer situação, o desejo de se expressar e ir incansavelmente em direção ao sonho da pessoa.

Todos estão familiarizados com a frase “tubarão de negócios” ou “tubarão na política”. Eles simbolizam que uma pessoa tenha qualidades de liderança, ganância, um forte senso de superioridade e está acostumada a dominar tudo e sempre vencer (existe um significado similar no jogo).

Daqui veio outra designação de tatuagem: poder, o desejo de controlar outras pessoas. Devido a isso, a tatuagem de tubarão branco pode ser encontrada em empresários de sucesso, gestores, atletas. Para eles, essa tatuagem não é apenas um lembrete das vitórias, mas também um mascote pessoal, um assistente que permitirá alcançar novas alturas.

Quais cores são adequadas?

É muito melhor escolher várias cores brilhantes ao mesmo tempo para transmitir o humor do esboço, expressões de poder, agressividade e destemor do peixe. O próprio tubarão é geralmente representado em seus tons branco-cinza característicos, e o fundo para o padrão é o mar azul ou o padrão gráfico das ondas em preto.

Quão importante é o valor da tatuagem?

Os tatuadores e os donos dos desenhos no próprio corpo argumentam há muito tempo sobre se uma tatuagem artística tem algum significado e como isso afeta o destino do portador da figura.

Há um pensamento de que uma tatuagem pode se tornar um talismã ou, inversamente, trazer má sorte. De qualquer forma, a tatuagem de um tubarão é bastante forte e pode mudar os interesses de uma pessoa, sua visão da vida.

Por causa disso, deve-se pensar seriamente antes de decidir por esboços assustadores de um animal que tende a mexer com personalidades fortes, e trazer desnecessariamente algum tipo de desequilíbrio.

No entanto, uma tatuagem com a imagem do sorriso do animal pode contribuir com confiança e ajuda para se tornar mais proposital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *