Home / Curiosidades / Tatuagem de Serpente: Fotos e Significado – Tattoo

Tatuagem de Serpente: Fotos e Significado – Tattoo

O primeiro rastro da serpente na História é encontrada no Egito, em 1600 a.C. A lenda conta de uma enorme serpente que participou da criação do universo. Ela era imortal, enquanto comia seu próprio rabo. Esta lenda é sobre compreensão e sabedoria, sobre ciclos que se repetem. É deste signo que a compreensão do infinito se originou.

Qual o significado da tatuagem de serpente?

A Grécia Antiga associa a imagem de uma serpente à Deusa da Lua. Este signo feminino simboliza o conhecimento. Outras culturas falam da serpente como a guardiã do mistério do nascimento e da morte.

Graças aos mitos da Grécia hoje temos um sinal médico com uma serpente. De acordo com uma lenda antiga, Asclépio, que era o deus dos médicos, de alguma forma viu como uma serpente curava seu parente com uma série de ervas aromáticas.

Ele prestou homenagem a ela e trouxe para a divindade e o guardião da arte médica.  O Ocidente associa a imagem da serpente com contos bíblicos. Nesta região, a serpente é uma tentadora. Ela tem poder feminino ilimitado.

De acordo com a Bíblia, a serpente seduziu a primeira representante feminina a cometer uma queda pecaminosa – para provar o fruto proibido, e ela já havia empurrado o homem de Adão para o pecado.

Tatuagem de Serpente Significado
Tatuagem de Serpente Significado

A América é cheia de lendas sobre serpentes que vivem no subsolo e conscientes da vida sobrenatural. Eles aparecem na mitologia como guardiões da raça humana. A serpente está entre os sinais dos zodíacos. Acredita-se que uma pessoa nascida sob este signo é dotada de conhecimento sobrenatural, com sabedoria e compreensão.

Diferentes culturas cultuaram a serpente:

  • Astecas, como um símbolo de fertilidade;
  • Budistas, como defensores da maternidade;
  • Celtas, como o guardião de segredos e mistérios.

A tatuagem na forma de uma serpente carrega uma carga semântica muito diferente. Ela pode ter um sinal bom e ruim.  Mesmo hoje, a serpente continua a ser um sinal de poder, sabedoria e conhecimento, luxúria e tentação. Muitas vezes a serpente, representada no corpo de uma menina, interpreta sua sexualidade e feminilidade. É por isso que a tatuagem de serpente é muito popular entre jovens.

Tatuagens de serpente: uma excursão histórica

Imediatamente deve-se notar que os representantes de todas as nações têm temido a serpente, mas ao mesmo tempo a respeitou. Pessoas valorizadas por sua beleza especial, graça e velocidade, a capacidade de atacar até mesmo o maior inimigo. Seu instinto inimitável também foi notado – afinal de contas, a serpente pode prever praticamente todos os passos de sua potencial vítima. Talvez seja por isso que a tatuagem de serpente se tornou tão popular.

Deve-se notar que a serpente original, apesar de sua agressividade e perigo, era geralmente percebida como um “caráter” positivo. No entanto, após a propagação do cristianismo, esta criatura começou a ser avaliada negativamente – afinal, a Bíblia nos diz que foi a serpente que tentou Eva, após o qual ela e Adão foram expulsos do Jardim do Éden.

Tatuagem de Serpente Significado
Tatuagem de Serpente Significado

Tatuagem de serpente: valor

Se você decidir tatuar uma serpente, é melhor saber antecipadamente seu significado, se o simbolismo é importante para você. Afinal, hoje mais e mais pessoas que percebem a tatuagem como uma forma de arte moderna e nada mais. Ou seja, não prestam atenção ao valor, e os desenhos são escolhidos apenas por preferências pessoais e pela beleza da imagem.

Mas muitos preferem descobrir o que significa uma tatuagem de serpente. Existem dois valores comuns. O primeiro é um símbolo da morte, mas, ao mesmo tempo, o surgimento de uma nova vida. De maneira geral, a serpente personifica:

  • sofisticação;
  • astúcia;
  • sabedoria;
  • e até mesquinhez.

Tatuagem serpentes significado em mulheres 

Uma tatuagem de serpente pode fazer a diferença se for aplicada no corpo de uma menina. Um desenho em uma figura feminina pode indicar os seguintes traços de caráter de sua dona:

  • sexualidade e sedução;
  • graça;
  • astúcia e até engano;
  • destreza;
  • mente afiada;
  • dedicação ao seu parceiro.

Por exemplo, para demonstrar a destreza de uma menina, a serpente deve ser representada na forma de uma espiral enrolada.

O valor da tatuagem de serpente para os homens

Para representantes do sexo masculino, essa tatuagem pode significar:

  • equilíbrio mental;
  • bravura e força;
  • bondade e justiça;
  • desejo de poder.

Deve-se levar em conta exatamente como a criatura é representada no corpo de um homem – a interpretação da tatuagem também depende disso:

  • uma serpente calma e equilibrada demonstra equilíbrio mental;
  • a serpente entrelaçada ao redor da maçã é o tentador, o sedutor;
  • serpente, retratada com uma coroa, uma espada – o desejo de poder.

A Serpente em diferentes culturas

Nos tempos antigos, por exemplo, a serpente era considerada uma criatura perversa e sábia. A serpente ao redor dos deuses era um símbolo de Mercúrio. Este deus foi considerado o mais desonesto dos deuses que viviam no Olimpo. Além disso, na Grécia antiga, a serpente era um símbolo da medicina. Este símbolo acabou em nossos dias na forma de uma serpente curvada sobre o copo.

Na Índia, as serpentes são muito respeitadas, são consideradas criaturas muito sábias. Em parte, é respeitado por causa do mito, que afirma que uma grande serpente cobre seu Buda dormindo ao sol.

Em algumas culturas, a serpente é considerada não apenas inteligente, mas também bonita. Por exemplo, no Japão, comparam uma mulher com uma serpente.

No mundo ocidental, como parte da civilização judaico-cristã, a serpente é considerada mal causada pelo mito bíblico de como a serpente tentou Eva com a maçã.

Significado Espiritual da Tatuagem de Serpente
Significado Espiritual da Tatuagem de Serpente

Outros significados da Serpente

Em geral, uma tatuagem de serpente, assim como a própria serpente, simboliza sabedoria, serenidade, astúcia etc. No entanto, existem também imagens separadas de serpentes que têm seu próprio significado:

  • Uroboros: a serpente come seu próprio rabo. Tal imagem da antiguidade significa ciclicidade, infinito.
  • Duas serpentes lotadas. Essa imagem pode simbolizar uma união forte e indestrutível.
  • Uma serpente que troca a pele. Tal tatuagem pode significar uma espécie de renascimento, renovação, o começo de uma nova vida.

Muitas vezes, as serpentes em tatuagens são apenas parte da composição. Eles podem ser complementados por outras informações. Na maioria das vezes, as serpentes são retratadas juntamente com facas, caules ou outros objetos e animais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *