Home / Curiosidades / Tatuagem de Gato: Fotos e Significado – Tattoo

Tatuagem de Gato: Fotos e Significado – Tattoo

Um pouco de história

Cada um de nós na nossa vida provavelmente já pensou em como fazer uma tatuagem. No entanto, muitas pessoas não se perguntaram sobre a origem deste processo para decorar seu corpo com vários padrões.

Hoje em dia, fazer uma tatuagem é uma espécie de desejo de se destacar do resto, de adquirir individualidade. Nos séculos passados, esse procedimento era uma necessidade e não uma tendência da moda. Dezenas de milhares de anos atrás, pessoas de várias tribos desenhavam ornamentos em seus corpos, fenômenos naturais, animais retratados. Tatuagens foram colocadas em todo o corpo, começando com o rosto e terminando com os dedos dos pés.

Tatuagem de Gato
Tatuagem de Gato

Tatuagens de várias nações levaram a informações distintas e então, ao desenhar, foi possível determinar a que classe uma pessoa pertence, por exemplo. No antigo Egito, a tatuagem foi feita apenas por faraós e sacerdotes. Os ilhéus, com a ajuda de desenhos no corpo, expressaram sua abordagem aos deuses.

Nas tribos da Nova Zelândia eles colocaram tatuagens em seus rostos, o que testemunhou a sua coragem e valor e também foi uma pintura de guerra. Através de tatuagens no corpo, podia-se ler toda a vida de uma pessoa, começando desde o nascimento até a morte.

Agora, a fim de fazer uma tatuagem para si mesmo, você precisa ser guiado não só pelo desenho que você gosta visualmente, mas também estudar bem o seu significado.

O valor da tatuagem “gato”

Uma tatuagem com um gato foi feita nos tempos antigos, e este símbolo nem sempre foi de natureza positiva. Por exemplo, na China, uma tatuagem de gato pode significar que uma pessoa possui poderes mágicos e malignos.

Os japoneses atribuíram aos gatos o simbolismo da riqueza, sucesso e bem-estar. De acordo com os cânones budistas, o gato era um guarda de templos das forças do mal.

Nos Celtas, os gatos causavam associações negativas, pois os associavam com o processo de sepultamento e os consideravam símbolos da terra escura, da noite, da lua e do poder selvagem.

Para os índios da América do Norte, a tatuagem de gato era um sinal de roubo.

Tatuagem de Gato Significado
Tatuagem de Gato Significado

No cristianismo, o gato era um símbolo de preguiça, luxúria e trazia conotação de sinais demoníacos.

Já para os egípcios, os gatos tinham uma atitude positiva, como um animal sagrado, portanto, uma tatuagem no corpo, traria apenas energia positiva. Os antigos romanos e gregos também associavam gatos com paz e liberdade.

Na Rússia mais recentemente, uma tatuagem com a imagem de um gato pertencia ao mundo do crime e era familiar aos ladrões. No entanto, agora este símbolo tornou-se mais inócuo e tornou-se muito popular entre as pessoas comuns.

Tatuagem de Gato Significado
Tatuagem de Gato Significado

O gato do tatuagem tem muitos significados é frequentemente contraditório:

  • personificação da vaidade, liberdade, mente afiada;
  • símbolo de destreza, mistério, velocidade;
  • nas mulheres é um sinal de emancipação e sexualidade;
  • adoração mágica;
  • conforto e calor.

Tatuagens com gatos podem ser realizadas em vários estilos e variantes. A versão egípcia é uma imagem de um gato de preto com corpo alongado e costas curvadas. Tais tatuagens são na maioria das vezes feitas por mulheres.

A imagem de grandes felinos significa conforto familiar, vida e despretensão. O gato caracteriza sabedoria, prudência, a capacidade de ter confiança em si e suas habilidades.

Apesar do fato de que as tatuagens de gatos são feitas principalmente por mulheres, este símbolo também é popular entre os homens.

Mais significados das tatuagens de gatos

Existem muitas tatuagens de gatos diferentes e seu significado varia ligeiramente:

  • Gatinho: simboliza ternura, evoca lembranças dos gloriosos anos da infância. Na maioria das vezes tais esboços são escolhidos por meninas;
  • Gato preto: enfatiza a autossuficiência da natureza, além disso, o gato tem uma graça especial, mistério, atratividade. Por outro lado, um gato preto, cruzando o nosso caminho, é considerado um mau presságio, trazendo desgraça e adversidade, enquanto que entre os elementos criminosos é percebido como um símbolo de boa sorte e é considerado o tipo mais popular de tatuagem.
  • Gato Esfinge: além de sua aparência atraente e graciosa, tende a atrair poder, sorte e riqueza material. O gato egípcio pode estar em versões diferentes, às vezes por causa da variedade de esboços é difícil escolher uma imagem.
Tatuagem de Gato Esfinge
Tatuagem de Gato Esfinge
  • Cheshire Cat: Do famoso desenho animado “Alice no País das Maravilhas”, baseado no trabalho de Lewis Carroll. As pessoas com essa tatuagem têm confiança, sociabilidade e até mesmo as situações mais complicadas podem facilmente resolver.
  • Gato zangado e agressivo: em estado de alerta, soltando garras ou preparando-se para pular, arqueado para trás – significa que o dono da tatuagem pode se defender. Mesmo uma menina pequena e frágil com tal padrão tem um caráter firme e não faz concessões. Em homens com um caráter obstinado, um gato grande e desgrenhado com cicatrizes é popular. Ele não confia em ninguém, sabe como conseguir sua própria comida e luta pela sobrevivência.
  • Tatuagens com a imagem de um gato em um estilo realista: para tais imagens, a visão real é inerente. Mestres de tatuagem colocam um animal que se parece com o real na vida. O significado da tatuagem em geral permanece o mesmo (independência, uma mente afiada).
  • Os amantes do gato gostam de encher tatuagens com seus animais de estimação, porque os consideram membros da família. Neste caso, a tatuagem de gato age como um talismã. Traz boa sorte ao dono, riqueza material.
Significado da Tatuagem de Gato
Significado da Tatuagem de Gato
  • Tatuagens com gatos no estilo de abstração são  mais adequadas para quem colocar um componente mágico na tatuagem, aplicá-las como guardião.
  • Tatuar um gato em um estilo geométrico é adequado para pessoas que valorizam o minimalismo e aquelas que valorizam seu tempo e não gostam de excessos.

Como pode notar, uma tatuagem com a imagem de um gato tem um significado geral, mais precisamente significa que o dono da tatuagem é dotado de boa inteligência, pode pensar sobriamente em todas as situações e tem sua própria opinião. Quando as pessoas fazem uma tatuagem, elas colocam seu significado oculto no desenho, o que influencia o mundo interior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.