Home / Curiosidades / Tatuagem de Cobra: Fotos e Significado – Tattoo

Tatuagem de Cobra: Fotos e Significado – Tattoo

As cobras há muito tempo ocupam um lugar especial na vida humana. Em culturas diferentes, a atitude em relação a elas não era a mesma: elas eram amadas e temidas, respeitadas e desprezadas. Mas, apesar disso, tatuagens de cobra são muito populares, em grande parte devido à sua importância.

Tatuagens de serpentes, dependendo do esboço, significam sabedoria, calma e equilíbrio, mas ao mesmo tempo personificam o mal, a astúcia, o engano e a tentação. Uma pessoa através de um desenho pode expressar uma luta com qualidades negativas ou atribuir a si mesma qualidades positivas.

Diferentes significados de tatuagens de cobra

As tatuagens de cobra têm uma grande variedade e simbolismo profundo. Alguns deles incluem outros personagens e animais, o que torna a imagem mais sensata. Abaixo listamos alguns valores de tatuagem de cobra com outros elementos e suas respectivas simbologias.

Dragão com uma cobra

Retratada em conjunto, a cobra e o dragão são a personificação do equilíbrio. Enquanto os dragões representam o selvagem e apaixonado, a serpente representa o lado calmo e astuto da natureza. Este motivo é mais frequentemente representado no estilo japonês nos braços, pernas, peito ou estômago de uma pessoa.

Tatuagem Dragão e Cobra
Tatuagem Dragão e Cobra

Águia com uma cobra

Tatuagens com uma cobra e uma águia simbolizam um confronto entre a tentação e a fortaleza . A serpente personifica a luxúria e a paixão, e a águia representa a nobreza e a moralidade. Em muitos casos, a águia da tatuagem é representada com uma serpente em suas garras, que significa a vitória do pássaro. Outra versão da imagem – um cavalo pressionando uma cobra – tem um significado similar.

Cobra-rei

Cobras servem como um símbolo de proteção, nobreza e riqueza. Os faraós egípcios usavam a decoração na forma de duas cobras na testa, o que indicava sua alta posição e sabedoria.

Cobra em volta da espada

Uma tatuagem na forma de uma cobra enrolada em uma espada sugere que a vida é uma luta eterna. A espada é um símbolo da batalha – interna ou física, ou de qualquer forma metafórica, significa luta e batalha. A cobra na tatuagem simboliza a constância ou natureza cíclica da vida. A combinação desses dois símbolos significa viver constantemente lutando. Em vez de uma espada, uma adaga ou faca pode ser representada.

Ouroboros

A imagem de uma cobra enrolada mordendo a cauda não é apenas espalhada em tatuagens. É um símbolo poderoso, significando o universo e a eternidade, o ciclo de vida e morte, decadência e renascimento. A origem de Ouroboros não é precisamente estabelecida, no entanto, sabe-se que apareceu há milhares de anos e estava presente nas culturas de muitos países do Oriente ao Ocidente.

Crânio com uma cobra

Uma tatuagem de caveira e cobra significa morte e decadência , serve como um lembrete da mortalidade de uma pessoa.

Tatuagem de Cobra e caveira
Tatuagem de Cobra e caveira

Cobra com rosa

Esta tatuagem é o maior símbolo de tentação. A rosa representa a paixão e a serpente a realça. Essa tatuagem pode indicar que uma pessoa procura superar as qualidades negativas em si mesmo ou, inversamente, transmitir aos outros que ela as possui. A mensagem exata depende do design do esboço. Além disso, esses dois símbolos significam a perda de inocência e beleza.

Cobra e a maçã

O símbolo da queda, tentação, perfídia feminina e poder. Todos estão familiarizados com o texto bíblico que foi a serpente que empurrou Eva para o pecado, e que, por sua vez, seduziu Adão.

O valor da tatuagem de cobra nas prisões

Em locais de prisão, tatuagens de cobra são um sinal da autoridade do prisioneiro. Muitas vezes elas são tatuadas como “ladrões de direito”. Um padrão similar pode incluir um punhal, crânio ou coroa.

A exceção é uma cobra enrolada em uma garota nua – este é um sinal de pessoas de orientação sexual não convencional.

Lugar para tatuagem

A localização da tatuagem da cobra depende do tamanho do esboço. Pequenas fotos podem ser colocadas em quase qualquer parte do corpo – nos dedos, pulso, antebraço ou atrás da orelha. Na maioria das vezes, tatuagens de pequeno porte são escolhidas por meninas – elas adicionam um certo mistério e elegância ao proprietário.

Tatuagens de serpentes grandes são mais frequentemente feitas no estilo tradicional ou japonês. Eles são perfurados por homens e mulheres em várias partes do corpo que têm uma grande superfície para desenhar uma imagem.

Tatuagens de cobras japonesas podem ser colocadas nos braços, pernas, costas, tórax e abdome de uma pessoa. Muitas vezes, as cobras rodeiam seus braços ou pernas, movendo-se para áreas adjacentes do corpo. Por exemplo, uma das opções clássicas para colocar uma tatuagem em homens começa no peito e vai para o ombro. Tais tatuagens são difíceis de esconder, e seus donos não estão particularmente ansiosos para fazê-lo.

Cobras em estilo tradicional ou old school são menores em tamanho em comparação com os japoneses. Muitas vezes eles são retratados com outros símbolos, como um punhal, crânio ou flores.

O valor da cobra nas culturas dos povos do mundo

Na maioria dos países, as cobras tinham um significado positivo – eram respeitadas e amadas. No Egito, as cobras tinham um símbolo de poder, riqueza e conhecimento. Na Grécia, eles simbolizavam sabedoria, cura e renovação. Nos países da Oceania, as cobras eram consideradas as criadoras do mundo e eram frequentemente associadas à gravidez.

Na cultura cristã, as cobras eram negativas. Começando com o tentador da serpente bíblica, que seduziu Adão e Eva, a serpente foi posteriormente identificada com o mal.

Tatuagem de Cobra no Japão
Tatuagem de Cobra no Japão

Tatuagem de cobra no Japão

A tatuagem de cobra tem um significado interessante na cultura japonesa. É percebida como um símbolo de:

  • elegância;
  • sexualidade;
  • todas as qualidades positivas inerentes a uma mulher.

É por isso que no Japão, a palavra “cobra” jogada em uma mulher não causa uma reação negativa. Pelo contrário, soará como um elogio.

Atitude à tatuagem com uma cobra

Aqui o cristianismo teve uma forte influência definida na percepção da cobra. Como mencionado acima, foi a serpente que provocou a expulsão de Adão e Eva do Jardim do Éden. Em geral, o animal é percebido muito negativamente – é perigoso, capaz de matar.

A frase “peculiar como uma cobra” é atribuída a pessoas desonestas que são capazes de enganar, procurando se beneficiar de qualquer situação por si mesmas, mesmo que causem danos a outras pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.