Home / Curiosidades / Tatuagem de Carpa: Fotos e Significado – Tattoo

Tatuagem de Carpa: Fotos e Significado – Tattoo

A carpa é um peixe de rio comum e discreto, cujo desenho para uma tatuagem é bastante comum. O símbolo veio do Oriente e é um bom talismã para o dono, como um adorno atraente muito popular em países como o Japão, onde é chamado de koi.

É possível aplicar uma tatuagem de carpa em qualquer parte do corpo, mas na maioria das vezes é feito no antebraço, braço ou perna. O tamanho do peixe determinará como o personagem afetará a atração da boa sorte. Segundo a tradição japonesa quanto maior a tatuagem, mais sorte trará.

Qual o significado da tatuagem de carpa

A carpa é um peixe comum de rio que se esconde do olho humano em algas e lugares lamacentos, mas o significado da tatuagem de carpa é mais interessante. Até hoje, este tipo de peixe é extremamente desenvolvido e tem uma grande variedade. Graças a realizações de reprodução, as carpas têm cores diversas, brilhantes e iridescentes ao sol. Além disso, a carpa se tornou paixão por fãs de peixes ornamentais para aquários.

A carpa na cultura oriental

Imagens em forma de carpa migraram para o Ocidente vindas da Ásia, nomeadamente da antiga cultura japonesa. A este respeito, na maioria dos casos, a carpa é representada em conjunto com vários símbolos asiáticos, bem como rodeada pelo seu elemento natural – a água.

O principal valor de uma tatuagem de carpa é a sorte. Mas isso é interpretado de forma diferente, pois tem significados ligeiramente diferentes nas culturas japonesa e chinesa.

Na China, a carpa, ou koi, tem um importante significado simbólico. Os chineses consideram o rei entre os peixes, então ele simboliza a superioridade e o poder absoluto. A carpa é também às vezes chamada de peixe de dragão – é associada com uma lenda que diz que nas cabeceiras do Rio Amarelo é o guardião do Portão de Dragão. E cada carpa que pode subir o rio e chegar a este portão se transformará em um dragão.

Assim, a carpa é um símbolo inspirador para pessoas que estão acostumadas a lutar com dificuldades e superar vários obstáculos para bons propósitos. A tatuagem neste caso é um símbolo de boa sorte trazida ao seu dono. Eles também dizem que quanto mais carpas estiverem no corpo, mais boa sorte trará.

Tatuagem de Carpa Oriental
Tatuagem de Carpa Oriental

A imagem da carpa japonesa tem um valor ligeiramente mais mundano. Na terra do sol nascente, esse peixe era um símbolo puramente masculino. Quando um menino nasceu em casa, os donos penduraram uma caixa com uma foto de uma carpa na casa deles. Mas logo a carpa adquiriu o valor do bem-estar da família e a alegria da vida.

A carpa negra na cultura japonesa é o pai, a vermelha é a mãe, azul é um sinal do filho, rosa é a filha.

A luta constante é um modo de vida das carpas, elas sempre têm que superar a corrente e muitos quilômetros em busca de comida e um lugar para continuar a corrida. Assim, uma tatuagem de carpa também simboliza a luta implacável, a força de vontade tremenda e um desejo de vida.

Então, se você é uma pessoa com propósitos, não tem medo de obstáculos e dificuldades, você está em movimento o tempo todo, então uma tatuagem de carpa será uma excelente escolha.

Interpretações da tatuagem de carpa

A carpa japonesa ocupa as primeiras posições de popularidade entre os motivos orientais nas tatuagens. Este peixe tem mais admiradores do que samurai ou sakura (flor de cerejeira). A frequência de ordens de tatuagem compete com o dragão oriental.

Estas são as interpretações populares da carpa:

  • fortaleza;
  • fertilidade masculina;
  • liderança, poder;
  • longevidade, imortalidade;
  • criança imperial;
  • harmonia;
  • a alegria da vida;
  • meditação;
  • busca pela excelência;
  • encontro consigo.

A escolha deste símbolo não é acidental. O dono está lutando pela perfeição, tentando dominar seu destino. Ele não tem medo de dificuldades, constrói seus planos baseados em cálculos e táticas sóbrios. A tatuagem é adequada para líderes e fortes espíritos de indivíduos que estão prontos para defender suas crenças.

A carpa para as mulheres

Na Ásia, carpas cor-de-rosa pálidas foram aplicadas a meninas castas e vermelhas a mulheres. Para a tatuagem de carpa nas mulheres, o significado traz a felicidade, a harmonia da família. Meninas costumam colocar imagens em pulsos, braços e costas. Quanto maior o desenho, mais sorte ele trará.

O peixe é um sinal favorável para a posição financeira, um símbolo de riqueza, bem como bem-estar. Se a tatuagem conter dois peixes, a vida pessoal da pessoa se desenvolverá com sucesso e também será um sinal de que a pessoa alcançou harmonia dentro de si.

Significado da Tatuagem de Carpa
Significado da Tatuagem de Carpa

A carpa para os homens

Existe uma antiga lenda chinesa sobre a carpa. Se ele chegar à foz do rio Amarelo e chegar ao portão, ele se transformará em um dragão. Este peixe é altamente respeitado na China. Pela coragem de sua honra como rei entre os peixes.

Desenhar uma carpa serve como um lembrete constante de teimosia, de não ter medo de dificuldades e alcançar seus objetivos.

No Japão, a carpa é um símbolo masculino. Ela também simbolizava a felicidade conjugal e o prazer da vida. Mas o peixe rosa e vermelho são sinais de uma filha e uma mãe, e azul e preto são de um filho e pai. Além disso, a carpa atrai a longevidade, a sorte e o sucesso. Esta tatuagem inspira para alcançar objetivos difíceis.

Tatuagens Yakuza

As tatuagens de Yakuza (em japonês, “Kondjou”) são familiares para muitos dos filmes que contam sobre a vida da máfia japonesa. Neles podemos observar tatuagens em grande escala e coloridas com imagens de dragões, demônios, samurais e gueixas.

Normalmente tais obras cobrem uma grande parte do corpo humano e cada uma dessas obras tem sua própria história, cheia de significado e simbolismo ocultos. A própria arte da tatuagem no Japão é chamada iradzumi, que significa literalmente “a introdução de tinta sob a pele”.

Carpa koi

Para a Yakuza, a carpa não tem interpretação distinta, simbolizando coragem, perseverança, a capacidade de ir contra o fluxo e também pode significar uma luta pela vida. É o imperador entre os peixes, segundo a lenda, é capaz de se transformar em um dragão de ouro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *