O filósofo Plutarco possui o ditado de que o cão é um símbolo de conservadorismo e vigilância. É por isso que a tatuagem do cão é escolhida principalmente pelos representantes masculinos, procurando enfatizar a força interior e a constância de pontos de vista. O que essa imagem realmente significa?
O cão é um símbolo de lealdade, amizade, coragem e sinceridade. Será que é somente isso? Além disso, tal imagem no corpo humano é percebida como um talismã ou amuleto. Será que esta tatuagem também fica bem em mulheres? Vamos descobrir!
A imagem do cão em diferentes nações
Um cão é uma imagem ambígua que combina lados positivos e negativos. Na cultura mundial, os animais eram tratados com respeito e medo ao mesmo tempo. Por exemplo, nos tempos antigos, um cão era considerado uma criatura traiçoeira, mas ao mesmo tempo era um guarda dedicado e guardião. Na religião cristã e nos celtas, a imagem simbolizava lealdade e amizade. Os ancestrais eslavos acreditavam que o cão é capaz de prever os eventos do futuro.
Escandinavos, gregos, egípcios e indianos dotaram-no de propriedades místicas. Acreditava-se que o cão é o guardião entre o mundo dos vivos e o mundo dos mortos. Em confirmação disto está o fato de que os antigos afrescos encontrados durante escavações arqueológicas frequentemente representavam deuses com uma cabeça de animal negra. Em geral, a cor escura simbolizava o envolvimento nas forças do mal, uma maldição, feitiçaria e morte. O cão mítico Cerberus com três cabeças guardava a entrada do inferno e era considerado o lacaio do diabo.

Índios nativos americanos acreditavam que um cão poderia curar uma pessoa e também alertar sobre o mau tempo iminente. O animal desempenhava o papel de protetor das pessoas e era considerado um mensageiro divino. Na religião islâmica, era costume não deixar um cachorro entrar em uma casa e usá-lo apenas como guarda porque era considerado impuro.
Na Idade Média, o animal foi tratado com especial reverência e sua imagem foi tomada como emblema da casa real. No México, acreditava-se que apenas pessoas nascidas no Ano do Cão poderiam estar no poder. E entre os europeus, o cão fiel simbolizava a fidelidade conjugal, e desenhos de animais podiam ser encontrados em lápides.
Significado da tatuagem de cachorro
Tradicionalmente a tatuagem de cão é reconhecida como um dos personagens mais populares. A imagem do cachorro está ligada às qualidades humanas e daí vem a principal quantidade de interpretações: lealdade, amizade, sagacidade, determinação, prontidão para a ação, força, agressão, ataque, serenidade, abnegação, etc.
A postura de ataque denota ações proativas e proteção, enquanto que a pose de espera mostra que o proprietário é um estrategista e sabe como usar a força no tempo. Assim como o cão brincalhão expressa alegria e carinho para com os outros.
O dono de uma tatuagem com um cachorro no braço é uma pessoa aberta, sociável e amigável. Tal pessoa sabe o que quer da vida, e ela está certa na direção ao seu objetivo. Vontade, perseverança e força de espírito a ajudam a superar obstáculos, assim como pessoas próximas que sempre o apoiam em todos os empreendimentos.
Em tatuagens de cães, o valor também depende da raça do animal e da natureza da imagem. O que significa uma tatuagem com um animal calmo de uma raça oficial, como um Doberman ou um cão pastor?

A tatuagem da pata do cachorro simboliza a memória de quem deixou uma marca indelével na vida de uma pessoa. Normalmente, essa imagem é escolhida por meninas sensíveis e vulneráveis, a quem a imagem serve como um lembrete de tempos passados ou eventos memoráveis.
As principais características e valor de uma tatuagem de cachorro:
- Coragem;
- Valor;
- Honra;
- Coragem;
- Bravura;
- Devoção;
- Abertura;
- É um talismã de forças e espíritos malignos.
Às vezes algumas pessoas tatuam um cachorro com um olhar demoníaco. Geralmente eles são representados em esboço preto com línguas de fogo e com olhos de fogo. Isto é precisamente devido ao significado mitológico do cão, como um guardião da fronteira com o mundo dos mortos e, consequentemente, isto deve ser tomado como o valor de uma tatuagem de cão.
Ao escolher uma imagem de um cão para aplicação ao corpo, deve-se considerar também a raça do cão, pois isso também é de grande importância.
Os significados de tatuagens de acordo com as raças
As tatuagens mais comuns são com a imagem das seguintes raças:
- Doberman – tal tatuagem dos tempos antigos simboliza a comunicação com o outro mundo, portanto, para muitas pessoas que gostam de magia e percepção extrassensorial, este é um tipo de talismã.
- Shar Pei – este tatuagem simboliza alta inteligência, independência e autoestima.
- Pitbull – proprietários de tais tatuagens devem ter força física e moral. Algumas pessoas escolhem esta raça para tatuagens porque possuem esses cães. Na maioria das vezes retratam a cabeça de um pit Bull e tal tatuagem significa bondade, sinceridade e amor dos animais por seu dono.
- Bulldog – significa que o dono da tatuagem é equilibrado, representa um símbolo de lealdade e sinceridade. Esta tatuagem é adequada para pessoas calmas.
- Pug – uma tatuagem com um cão desta raça é adequado para pessoas ativas e sociáveis que têm sua própria opinião.

Mais significados das tatuagens de cães para homens:
- Pastor – determinação;
- Boxer – aviso cavalheiresco;
- Galgo – o desejo de sucesso;
- Labrador – lealdade e amizade;
- Husky – intuição do lobo;
- Bull terrier – proteção.
Mais significados das tatuagens de cães para mulheres:
- Corgi – facilidade real;
- Beagle – encanto;
- Chihuahua – arrogância;
- Spitz, como uma imagem de imprudência e charme;
- Greyhound é ousado e aventureiro.
O cão e a tatuagem nos presídios
O valor das tatuagens de prisão é significativamente diferente do normal. Por exemplo, o focinho do cachorro, representado no corpo de um prisioneiro, significa que o dono da tattoo zombou de seus companheiros de cela!