Home / Curiosidades / Tatuagem de Animais: Fotos e Significado – Tattoo

Tatuagem de Animais: Fotos e Significado – Tattoo

O significado das tatuagens de animais 

Imagens de animais são encontradas em uma tatuagem desde os tempos mais antigos. E isso se deve principalmente ao fato de que muitos animais faziam parte de práticas religiosas ou rituais de tribos e povos antigos.

Em cada cultura, poemos selecionar um ou mais animais sagrados, os mais reverenciados e populares na tatuagem e em toda a arte antiga. Mas não devemos esquecer que cada mitologia ou religião pode atribuir características e qualidades completamente diferentes a um animal.

O significado de uma tatuagem com animais é determinado principalmente pelas qualidades físicas e mentais externas de um animal. Então, a isso são adicionadas também as propriedades mágicas inventadas atribuídas a ele.

Tatuagem de Animais
Tatuagem de Animais

Todas as tatuagens de animais podem ser divididas em dois tipos: tatuagem de animais existentes e fictícios. Os últimos incluem dragões, centauros, unicórnios, grifos, fênix e outras criaturas inventadas por mitos e lendas.

Os desenhos de animais na tatuagem são projetados para ajudar seus donos a desenvolver suas qualidades pessoais. No entanto, depende muito do estilo de vida e do comportamento humano. Cada animal está associado a uma série de conceitos inerentes a ele na vida real, que são comparados com qualidades humanas semelhantes.

E assim as imagens de muitos animais podem ser encontradas nas tradições, culturas e  tatuagens dos antigos celtas, maoris, astecas, tribos eslavas , povos da Ásia e muitos outros.

Tatuagem de víbora 

Valores: poder, astúcia, poder

A tatuagem da víbora simboliza o poder, o natural e sobrenatural, abundância, renascimento e sabedoria. No Ocidente, em particular, a cobra simboliza a tentação e o poder sexual feminino. Nas tatuagens, uma cobra é frequentemente usada junto com Adão e Eva no Jardim do Éden. Uma das características distintivas das tatuagens de cobra que as torna tão populares é a sua capacidade de ser combinada com outras imagens, bem como a facilidade com que um tatuador pode usar as formas fluidas e dinâmicas de uma cobra para enfatizar as linhas estéticas do corpo humano. Igualmente sexy são tatuagens de cobra enroladas no braço, na coxa ou no ombro. Por esta razão, as cobras são populares entre homens e mulheres.

Tatuagem de dragão 

Valores: poder, força, sabedoria, lealdade

O dragão é uma das criaturas mitológicas mais famosas, populares e respeitadas do mundo. Uma impressão desta imagem pode ser encontrada na cultura e mitologia de muitos povos da Ásia e da Europa. Daí a popular tatuagem de dragão, cujo significado pode ser encontrado nessas mesmas culturas e mitologias.

Tatuagem de pantera 

Atualmente o significado da tatuagem da pantera é determinado por tais símbolos e qualidades: coragem e força, coragem e bravura, poder e liderança, amor à família e sua proteção, ferocidade e coragem, perspicácia e astúcia, amor à vida e liberdade de todos os tipos de restrições e estruturas, rapidez e renascimento.

Tatuagem de libélula 

Valores: força, velocidade, leveza, resistência, coragem, misticismo

A popularidade desta tatuagem é explicada pelo fato de que a imagem da libélula  é difundida e diversificada – em diferentes espécies é encontrada em quase todo o planeta. E o principal interesse das libélulas é a sua antiguidade. A libélula é um dos insetos mais antigos do mundo (cerca de 300 milhões de anos).

Tatuagem de morcego 

Valores: sorte, medo, raridade, mal, horror, discernimento, vigilância

É o único mamífero no mundo que pode voar. Um morcego é um animal predador noturno, portanto quase sempre está associado ao mal, ao perigo e à morte . As pessoas acreditavam que na forma de morcegos você pode encontrar feiticeiros, lobisomens e vampiros, que eram descendentes diretos das trevas. Há um tipo especial de morcegos vampiros que caçam à noite e se alimentam do sangue de animais de sangue quente, e às vezes atacam humanos. Portanto, as pessoas muitas vezes têm medo delas e as detestam, até mesmo a própria aparência desse animal de perto captura medo e horror.

Tatuagem de salamandra 

Valores: renascimento, calma, fortaleza, castidade, renovação

Os alquimistas consideram a salamandra como um animal único porque, segundo eles, “vive no fogo e se alimenta de fogo”, é chamado de espírito de fogo, e sua mordida na antiguidade era considerada uma das mais mortíferas. Os antigos acreditavam que este animal é capaz de viver no fogo, porque sempre tem um corpo muito frio, além de sua cor também coincide em cor com as línguas de fogo. Além disso, em algumas obras de Aristóteles e Plínio, diz-se que uma salamandra pode até apagar o fogo com o frio do corpo.

Tatuagem de panda 

Valores: independência, calma, paz, amizade, confiança, bondade

Primeiro de tudo, deve-se notar que o panda é um animal muito raro e muito valioso (sua espécie está à beira da extinção), e metade da população mundial nunca viu esta maravilhosa criatura viva. Mas como uma tatuagem, o panda é relativamente fácil de ver.

Tatuagem de Pégaso 

Valores: sabedoria, velocidade, fortaleza, espírito, inspiração

De fato, além de sua originalidade, este símbolo é imbuído de mitologia antiga e é envolto em lendas e segredos. O Pégaso é um cavalo branco, alado que age como uma divindade famosa e reverenciada. Pégaso era o filho do deus dos mares e oceanos de Poseidon e Medusa, o Gorgon. Seguindo um dos mitos, ele nasceu do corpo da Górgona-Medusa, que Perseu matou enquanto salvava seu amado Andronicus.

Tatuagem de touro 

Valores: força, morte, poder, alma do mundo, masculinidade, fecundidade

O touro é a personificação do masculino , mas também do poder masculino produtivo . O touro está sempre associado a algo poderoso e invencível. Ele é um símbolo do poder fértil do sol e seu rugido é um símbolo de chuva, trovão e tempestade. O bater de um touro é um terremoto, em uma palavra, um símbolo muito forte e sério.

Tatuagem de sereia 

Valores: mistério, morte, medo, feminilidade, sexualidade

Sereias são desenhos muito bonitos e versáteis. Afinal, essa criatura mística tem uma aparência única, de modo que a beleza de tal tatuagem é fornecida e, ao mesmo tempo, está associada a muitas histórias e mitos misteriosos, o que lhe dá um profundo significado simbólico. Foram os marinheiros os primeiros a começar a aplicar essa tatuagem.

Tatuagem de pitbull 

Valores: força, raiva, coragem, devoção

A tatuagem do pitbull pode ser vista de dois lados diferentes. De um lado, esse cachorro alegre é o melhor amigo e companheiro de um homem, e do outro lado é um cão agressivo com um ar um pouco hostil. De um jeito ou de outro, uma tatuagem de pitbull reflete claramente a força física desses cães.

Tatuagem de fênix 

Valores: renascimento, imortalidade, ressurreição, sol, misericórdia, fogo

A principal importância desta ave é expressa por categorias como imortalidade e renascimento. Também esta criação mística tornou-se um símbolo de renovação e vida cíclica, desde os tempos antigos associados ao elemento fogo e ao sol. Como símbolo da imortalidade, a Fênix é considerada a padroeira de longos períodos de tempo. O significado da fênix é muitas vezes tomado como um forte amuleto – um talismã, concedido pelo sol, que é capaz de prolongar ao máximo a vida humana na Terra.

Lista de Tatuagens de Animais de A a Z

Confira uma lista de mais tatuagens de animais separadas a vocês que desejam saber o significado ou ver fotos de cada um deles:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *