Home / Curiosidades / Significado Espiritual do Peixe

Significado Espiritual do Peixe

Tatuagem de peixe significa um símbolo de saúde, felicidade, fertilidade, abundância, força sexual, sabedoria. Terá diferentes significados para diferentes culturas.

No Japão, os peixes significam um símbolo de força, resistência e coragem. Na China, o peixe significa abundância, sorte e um novo nascimento. Para os africanos significa a personificação da alma do falecido. No cristianismo, tatuagem de peixe é simbolizada como abundância e fé.

Significado Espiritual do Peixe
Significado Espiritual do Peixe

Os peixes os seus significados espirituais

Na cultura americana nativa

Peixes, particularmente o salmão, são vistos por certas tribos do noroeste como símbolos de longa vida e sabedoria. Em algumas lendas, os peixes são apresentados como metamorfos, controlando o elemento água.

Um peixe simboliza conhecimento, inspiração, sabedoria e profecia para os antigos celtas. Eles sustentam que o salmão ganhou sabedoria ao consumir as sagradas avelãs do conhecimento. Assim, comer um salmão significa herdar sua reserva de conhecimento.

Na cultura chinesa e japonesa

Os peixes Koi (carpas) são dados pelos chineses durante os casamentos como um emblema de fertilidade, devoção e matrimônio feliz, uma vez que são frequentemente encontrados nadando em pares.

Os japoneses acreditam que a carpa é um peixe tão corajoso como um guerreiro samurai nadando em rios, bem como escalando cachoeiras. Ao longo dos anos, eles atribuíram à carpa várias qualidades positivas, como coragem e força.

Na cultura grega

De acordo com sua mitologia, Afrodite podia fugir de eventos perigosos nadando para longe, tomando a forma de um peixe.

Na Bíblia e no cristianismo

Aqui, um peixe é tomado como símbolo da fé, caridade e abundância de Cristo. Uma história bíblica mostra como Cristo alimentou seus 5.000 discípulos com 2 peixes e 5 pães e os chamou de “pescadores de homens”.

Na verdade, o símbolo do peixe era originalmente usado pelos gregos e romanos representando fertilidade. Os cristãos fizeram um acróstico da palavra grega para peixe, “ichthys”, já no primeiro século e é, “Iesous Christos Theou Yios Soter”, significando Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador.

Durante o tempo de Jesus, o peixe era um alimento básico muito popular e influenciou os primeiros cristãos a usá-lo como uma senha secreta, principalmente para evitar a perseguição de sua fé. O peixe cristão, largamente usado pelos católicos, tipicamente ostenta um peixe com uma pequena cruz.

Em muitas tradições pagãs, os peixes são vistos como símbolos da fertilidade feminina com o fluxo constante de água, representando a “Mãe Divina”.

No budismo

Aqui, um peixe, especificamente um par de dourados, simboliza um dos 8 símbolos do Buda iluminado.

No hinduísmo

Entre os 10 avatares do deus supremo dos Vaisnavas, Vishnu, o primeiro é descrito como um “Matsya” tendo o dorso de um homem, enquanto a metade inferior de um peixe.

No judaísmo

Aqui, a qualidade dos peixes para produzir muitos ovos faz com que seja tomado como um símbolo de fertilidade e sorte.

Significado do Peixe no Judaismo
Significado do Peixe no Judaismo

Peixes e o Zodíaco 

Peixes é o último dos doze signos do zodíaco, correspondendo à constelação de Peixes, e é retratado como dois peixes nadando em círculo, ligados um ao outro por uma faixa. O símbolo para Peixes apresenta o que parece ser um “H” sofisticado, com duas linhas verticais curvas que se tocam no meio.

Peixes representa um elemento de água e o sinal é cercado por um número de diferentes lendas. O significado mais comum da tatuagem de peixes pertence à mitologia greco-romana, que diz que os dois peixes são na verdade a deusa Atargatis e o deus Dagon, que era meio homem e meio peixe.

De acordo com o mito, os dois peixes foram enviados por Poseidon para salvar Afrodite e Eros do monstro Typhon. Governado pelo planeta Netuno, Peixes tipicamente compartilha forças como imaginação, força, compaixão e bondade, traços que poderiam ser incorporados em um significado de tatuagem de peixe.

Peixes também tem um lado sombrio, desafiado pela imprecisão, pelo sigilo, por ter uma vontade fraca e por ser idealista demais. Por causa do significado de tatuagens de peixes, várias celebridades aderiram a esta moda, como a cantora Rihanna.

Tatuagens de Peixe e seus significados 

Uma tatuagem de peixe pode estar associada a pessoas que precisam inconscientemente de sigilo em relação aos olhos humanos, pois nos fluxos de água, os peixes são muitas vezes invisíveis e indescritíveis. As profundezas estão associadas ao mistério, assim como as possibilidades do subconsciente.

A tatuagem de peixe pode ter um apelo criativo, como menção ao sexto sentido. No entanto, tatuagens podem ter outros significados, como perseverança, força física e espiritual. Para peixes com diferenças características, as tatuagens podem ter outros sentidos.

A carpa

A simbologia da tatuagem da carpa sugere a persistência, pois este peixe é capaz de nadar contra a corrente, assim como também o salmão. Para os japoneses a carpa tem uma simbologia muito forte e ela representa:

  • Prosperidade
  • Crescimento
  • Vitalidade
  • Longevidade
Tatuagem de Carpa
Tatuagem de Carpa

As cores das carpas para as tatuagens também tem significados diferentes:

  • Carpa vermelha: significa sorte no amor e nos aspectos interpessoais . Implica um estado mental energético e cheio de energia.
  • Carpa negra: simboliza a vida em ascensão, o salto, crescimento. Em outras palavras, a carpa preta não é boa nem ruim, é uma cor que valoriza o significado original. Além disso, a carpa selvagem cultivada na natureza é negra.
  • Carpa dourada: significa boa sorte e fortuna.
  • Carpa branca: implica em crescimento, autoconhecimento, mudança de valores. Diz- se também que simboliza a capacidade de julgamento de alta qualidade .
  • Carpa colorida: significa equilíbrio, sorte e fortuna interpessoal.

O Salmão

O salmão era uma das criaturas mais sagradas dos celtas e significava para eles a sabedoria e o conhecimento esotérico. Os celtas acreditavam que comer salmão dava uma pessoa grande sabedoria e capacidade de ver o futuro.

Quando um salmão apareceu, os celtas acreditavam que isso significava que uma pessoa tinha uma maior capacidade de sentir mudanças no ambiente.

A aparência de um salmão também significava que uma pessoa precisava olhar para onde estava ou para onde estava pensando – as coisas estavam prestes a mudar. Persistência traria sucesso.

O Tubarão

Até mesmo a palavra “tubarão” causa certa apreensão para a maioria das pessoas, e a imagem de um tubarão no corpo sempre será espetacular. O predador mais perigoso, o caçador ideal, esperto, decidido, implacável, livre – estas são as qualidades dos tubarões que devem ser inerentes e apreciadas pelo dono de tal tatuagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.