Home / Curiosidades / Significado Espiritual Da Tartaruga

Significado Espiritual Da Tartaruga

A tartaruga é um animal que com certeza você conhece. As chances de conhecê-lo pessoalmente ou de perto por assim dizer são altíssima visto que algumas pessoas possuem este animal como um adorável pet. Quem infelizmente nunca teve esta experiência certamente deve conhecer a famosa fábula do coelho e a tartaruga.

As tartarugas são animais aparentemente pactos, não muito apressados e com uma longevidade invejável. Mas todas estas características você já deve conhecer. Mas você sabia que este animal apresenta um significado dentro do campo espiritual e é um simbolismo para determinados aspectos? É sobre isso que falaremos em nosso post de hoje.

Significado Espiritual Da Tartaruga
Significado Espiritual Da Tartaruga

O Significado Espiritual Da Tartaruga

A tartaruga nos traz uma mensagem interessante para as nossas vidas, uma mensagem de grande valia inclusive. As tartarugas nos ensinam a caminhar por nossos caminhos com paz, com serenidade e determinação.

A palavra persistência pode ser um sinônimo deste pequeno animal. São capazes de nos mostrar que cada um possui o seu tempo e aspectos sobre os quais é bom e apresenta certa facilidade. Podemos constatar isso quando analisamos a discrepância da agilidade da tartaruga em terra firme e em relação ao mar em que são animais surpreendentemente ágeis.

A tartaruga, para quem tem este animal como símbolo espiritual, é a melhor representatividade do realismo, da paciência, da capacidade de se manter com os pés no chão em meio aos distúrbios corriqueiros da vida bem como o caos com o qual nos deparamos muitas vezes.

Acredita-se que quem tem a tartaruga como símbolo espiritual tem capacidade de desacelerar, parar e olhar ao seu redor buscando tanto externa quanto internamente respostas mais profundas sobre as problemáticas da vida.

O Totem Da Tartaruga

Por totem nos referimos aos símbolos sagrados de uma determinada tribo ou clã. Para aqueles que aderem ao totem da tartaruga este animal expressa características interessantes. A tartaruga representa a nossa caminhada ou a nossa existência pacífica na Terra. Denota a nossa evolução espiritual e o nosso desenvolvimento pessoal como etapas longas construídas aos poucos, totalmente o opostos das explosões momentâneas da contemporaneidade que tanto nos assombra. Em outras palavras, a tartaruga é símbolo da evolução do homem na Terra, a evolução e o desenvolvimento de sua existência.

Como sabemos a tartaruga é conhecida por levar a sua casa para onde quer que vá, e essa é uma característica que quem adota este animal como símbolo espiritual apresenta. É alguém que sente-se em casa qualquer lugar já que leva o seu lar consigo.

A tartaruga é tida como um animal que expressa o caminho da paz, sendo considerada como força pacificadora nas tradições primordialmente nativo americanas. É também símbolo da força feminina na paz e na harmonia.

Uma Curiosa Lenda

E por falarmos em nativos americanos há uma curiosa, e porque não engraçada, lenda envolvendo as tartarugas. Esta lenda foi muito difundida e de acordo com a mesma, no céu viviam em comunhão deuses, humanos e animais até um determinado dia em que algo estranho foi notado.

Todos que lá vivam perceberam que havia uma árvore que mesmo no céu apresentava raízes que a alimentavam na terra. A tartaruga ao organizar uma assembleia para averiguar solicitou que os animais descobrissem a terra que alimentava aquela árvore. Algumas espécies desceram e não obtiveram êxito enquanto isso um sapo voltou com um pouquinho de terra que fora colocado sobre o casco da tartaruga. Segundo esta lenda desta pequena quantidade de terra colocada sobre a tartaruga teria surgido uma ilha e posteriormente todo o planeta Terra. Como sabemos esta é uma lenda, uma lenda interessante e talvez por conta dela a tartaruga é o símbolo mais antigo a representar a Mãe Terra.

Desta lenda os chineses tem em sua cultura um simbolismo muito similar, para os chineses a Terra repousa sobre o casco de uma tartaruga.

Outros Povos, Outras Crenças…

A tartaruga apresenta ou melhor representa questões e aspectos diferentes a depender dos povos em que é representada. Para os maias as tartarugas são símbolo da criação do mundo, o que de certa forma não foge tanto assim da lenda dos índios norte americanos. Estes por sinal que veem as tartarugas como um divisor entre o mundo que está acima de nós e aquele que está abaixo. É também considerada pelos índios norte americanos como abóbada celeste.

Ainda investigando o que as outras culturas acreditam sobre a figura da tartaruga a cultura Maori tem este animal como símbolo da família, fertilidade e da prosperidade. Para a Mongólia, estes animais são símbolos da eternidade e os grandes imperadores foram historicamente representados ao lado de tartarugas.

Para os japoneses, estes simpáticos animais são símbolos de felicidade, sorte e imortalidade.

Significado da Tartaruga
Significado da Tartaruga

Os Símbolos Em Nossas Vidas

As histórias do simbolismo da tartaruga são os mais diversos mas em resumo este animal é a manifestação perfeita do ponto de equilíbrio entre o movimento constante fundamental para a nossa vida e a necessidade permanente de descanso. Afinal, o descanso também contribui para o movimento. A tartaruga concomitantemente representa para algumas pessoas o ponto de equilíbrio entre o emocional e o racional e isso por conta de sua duplicidade de ambientes. Ou seja, este animal pode passar parte do seu dia em terra firme e parte nas águas nas quais são incrivelmente ágeis.

O Que Os Sonhos Querem Nos Dizer

Há quem acredite que os sonhos sejam resultado de nosso inconsciente e tem o objetivo de nos passar algum tipo de mensagem sobre a nossa vida. Para alguns é um resultado da captação de nosso inconsciente de coisas que passaram despercebidas pelo consciente.

Para quem acredita que estas mensagens possam representar algo de nossas vidas a tartaruga quando aparece em sonho pode representar uma mensagem importante. A tartaruga vem para nos mostrar que é necessário dar uma diminuída no ritmo e buscar aquilo que realmente é essencial para a vida e para aquele momento. Também pode representar que em algum aspecto é necessário que você abrande, talvez abrandar traga mais resultados do que qualquer outra coisa. A tartaruga pode representar ainda fidelidade, sabedoria e longevidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.