Home / Curiosidades / Significado Espiritual Da Aranha

Significado Espiritual Da Aranha

Os significados espirituais dos animais e das coisas em geral sempre foi um mistério presente no mundo e as aranhas não estão de fora. Quem nunca sonhou com algum animal ou coisa aleatória, acordou, se recordou do sonho, se questionou o porque de ele ter aparecido em sua noite e foi pesquisar o significado específico, considerando a possibilidade de uma mensagem espiritual mais inconsciente ou subconsciente para a sua vida? Pois bem, quando pensamos em aranha logo lembramos da sua teia, até mesmo o personagem popular com super poderes que a representa no cinema, o Homem Aranha, tem como base esta capacidade e habilidade de soltar teias para se prender e escalar os altos das cidades, facilitando a sua jornada. No significado espiritual das aranhas as teias também são muito presentes.

Significado Espiritual Da Aranha
Significado Espiritual Da Aranha

Na Índia E Em Algumas Religiões

A princípio, as teias produzidas pelas aranhas são líquidos, que em contato com o ar se transformam em uma espécie de seda. Sempre são bem desenhadas, não à toa, a nomeação teia. Claramente, são usadas para se prenderem no alto, como armadilha para as suas presas, as caçando e se alimentando de forma mais fácil e até mesmo como casulo para os seus filhotes em caso de reprodução. Quem já teve contato com uma teia, sabe o quanto elas são frágeis mas nem tanto, por este motivo são construídas e restauradas e quando já não há mais possibilidade de reconstrução pela ação do tempo, do vento, do sol e da chuva, é construída uma nova com os mesmos objetivos.

Na Índia, um país bem espiritual como bem sabemos, a aranha tem o significado de tecelã maya, por tecer a sua teia de forma tão artesanal. No budismo, a mesma tecelã maya tem o significado de ilusão. Mais uma vez presente nas religiões, no hinduísmo, a mesma tecelã maya, significa a verdadeira existência, mais especificamente, a essência do ser. Já no xamanismo, há a história de que Xamã visualizou uma aranha no mesmo sonho em que visualizou o filtro dos sonhos. Quem conhece o filtro dos sonhos, sabe que independente da sua diversidade, o seu padrão é uma tecelagem em seu círculo que o compõe, bem lembrando uma teia de aranha. Quem conhece o significado do filtro dos sonhos e para quem acredita, sabe que ele tem tudo a ver com o seu próprio nome, ou seja, filtra os seus sonhos, de certa forma a não deixar passar os sonhos ruins. É uma crença que se espalhou popularmente pelo mundo todo. Não é raro avistar um filtro dos sonhos pelas janelas, onde ele é mais usual, independente da região. Por se ter tal história sobre o sonho do Xamã, talvez a aranha também tenha papel importante neste feito.

A Aranha Na Psicologia E Em Alguns Outros Países

Desta vez fora da religião e dentro da psicologia, para um dos fundadores dos estudos psicológicos, Jung, a aranha tem a simbologia do self, da força. Inclusive, dentre as relações com os sentimentos não está só a força não, também há a visão, a coragem e a transformação dos sonhos, desejos e vontades em realização.

Além da Índia, outros países carregam a crença do significado espiritual da aranha, como a Sibéria, em que a mesma significa a liberdade da alma. Já na Colômbia, há a crença de que um barco construído por teias de aranha carregam as almas dos defuntos que vão para o inferno. Historicamente, os astecas acreditavam que as aranhas são deuses do inferno e alguns outros povos, que as aranhas carregam as almas de algumas pessoas que estão a dormir. Neste caso fica o questionamento, e se alguma pessoa se deparasse com alguma destas aranhas e viesse a matar ela?

Na França, a aranha é sinal de dinheiro sobrando. Algumas pessoas acreditam que a avistar de manhã significa tristeza, em contrapartida, à noite, esperança. Mais uma vez historicamente, no Egito, a aranha representava a deusa divina, mãe Neith.

Alguns Personagens E Outros Sentimentos

Também há a representação de outros personagens, como o Anansi, mais especificamente uma mistura de homem com aranha que tem como principal modo de vida, conseguir enganar os outros para benefício próprio. Também há a mulher aranha, presente na cultura da América, com a crença de que foi a criadora dos seres vivos e das coisas em geral. Significados espirituais específicos a parte, mais abrangentemente, a aranha significa infinidade por representar o número oito, isto porque se você não sabe, a aranha tem independente da sua diversidade, o número padrão de oito patas e podem ter até oito olhos e como bem sabemos, na nossa cultura, o oito significa o infinito, entre outros significados, como o divino, a diligencia e a sabedoria.

Talvez o significado espiritual da aranha faça mais sentido para você se conhecer um pouco mais sobre elas.

O Significado Espiritual Da Aranha Talvez Faça Mais Sentido Se…

Falamos sobre as aranhas que tem o número do infinito de olhos, ou seja, oito, mas esta característica não é um padrão na sua aparência como a sua quantidade de pernas. Existem também as que não tem nenhum olho, as que tem dois, as que tem quatro e as que tem seis. Também há outros padrões dentro da sua diversidade, como o fato de não terem mandíbula. Você pode estar se questionando como fazem para se alimentarem então. A resposta é que soltam enzimas presentes em suas glândulas salivares que mudam a textura da sua presa para quase líquida, assim então se alimentam sem dificuldade alguma. Outro padrão é que elas não possuem antenas. Se você não é conhecedor da função desta característica, (além de deixarem alguns animais com a aparência mais fofa), ela funciona para auxilia-los em sua locomoção em seu habitat, mas isto também não é um problema para as aranhas que possuem pelos, já que eles são tão sensíveis ao seu habitat quanto as antenas de outros animais. Mas um significado que está além de espiritual para o racional, certamente é perigo sob algumas espécies por terem o veneno tão poderoso, tão reativo em contato com o ser humano.

A mais perigosa das aranhas é a armadeira, tanto que o seu nome em grego significa assassina. E assim pode ser, seu veneno pode causar desde paralisia até asfixia, além de causar uma dolorosa ereção em homens por muitas horas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *