Home / Curiosidades / Significado do Tubarão: Tatuagem e Espiritual

Significado do Tubarão: Tatuagem e Espiritual

O rei dos mares, temido por marinheiros, surfistas, nadadores e diversos – senão todos – os animais marinhos. Esses são os tubarões. Ou melhor, essa é a imagem que a maioria das pessoas tem deles. Um ser perigoso, sempre pronto para o ataque. Um animal sangrento e destemido.
Presente na Terra há milhões de anos, os tubarões são vistos como vilões, por uma imagem muito difundida nos filmes e por alguns ataques a humanos em que se tem notícia. Mas nem sempre foi assim. Com tanto tempo de história, estes animais já tiveram uma imagem muito mais pacífica para os povos antigos.
Um animal com múltiplos significados não poderia deixar de marcar presença na pele de muita gente que, através de tatuagens, busca passar uma mensagem aos outros, traços de sua personalidade. E eles podem ser muitos.
Tubarão
Tubarão

O tubarão e os povos antigos

Antes de decidir qual imagem de tubarão tatuar, é preciso ter em conta o que ela representa. Pois pode ser desde características de personalidade da pessoa, como também intenções, filosofia de vida. Alguns povos têm no tubarão um animal de grande valia e isso pode lhe ajudar na hora de definir sua tatuagem.
Havaí – Para o povo deste arquipélago no meio do Oceano Pacífico, pertencente aos Estados Unidos, os havaianos, os tubarões são deuses antigos, ou seja, são divindades protetoras de seus ancestrais. Lugar marcado por belas praias e ondas enormes, não é difícil entender o respeito que eles têm pelo oceano e pelos animais que ali vivem, especialmente o tubarão, o mais forte entre todos os animais marinhos.
Indígenas – Para os indígenas, o Iperu, em tupi-guarani “o comedor de peixes”, a melhor forma de representar o tubarão é com o estilo tribal, com seu traçado já característico, que mescla a pintura em preto com um traçado que por vezes até parece abstrato, mas recheado de significado. Em geral essa veneração é remetida aos líderes espirituais da tribo. É um estilo de tatuagem muito recomendado a quem tem forte ligação com a natureza.
Polinésios e australianos – Para eles o tubarão é sagrado e sua imagem remete à proteção contra seus inimigos. A Polinésia, conjunto de ilhas no Sul do Oceano Pacífico, e a Austrália, também pertencente à Oceania, têm ligação estreita com as tatuagens e com a imagem do tubarão. Para o povo polinésio, marcar o corpo era um demonstrativo de sabedoria e de passagem do tempo. Imagens de tubarão ou do dente destes animais são comuns por lá.
Maori – A exemplo dos polinésios, para a tribo Maori a tatuagem é um rito de passagem. Para este povo, nativo da Nova Zelândia, o tubarão também é um ser protetor e muito poderoso. Considerado sagrado. O estilo Maori se popularizou muito no mundo ocidental nos últimos anos, pois remete mais à espiritualidade, à antiguidade. Os tatuadores que realizam esse tipo de arte na pele costumam ser muito originais, cabendo ao cliente dar seus toques pessoais também, criando uma arte única.

A proteção e a força

Quem busca eternizar na pele a imagem de um tubarão tem motivos de sobra. Levando em consideração o que o povo Maori pensa sobre este animal, a tatuagem tem muito mais relação com a espiritualidade, pois, para eles, o tubarão representava um ser divino e superior. Para marinheiros e piratas, representa o indivíduo destemido, livre, independente. Para os havaianos, o tubarão é o guardião do mar, tatuá-lo é como uma veneração. Os australianos têm no tubarão o elo entre o mar e a terra.

Formas e estilos de tatuagem

As tatuagens com animais, qualquer que seja, costumam ter formas mais livres, muitas vezes coloridas, e em diversas partes do corpo. Com o tubarão não é diferente, porém são mais comuns nos braços ou na perna, devido ao formato do animal. Se a imagem não for com o corpo todo, já que muitas pessoas preferem só a cabeça ou os dentes, por exemplo, existem desenhos na costela e nas costas que caem muito bem.
Ao tatuar é preciso ter em conta a mensagem que se quer transmitir. As tatuagens Maori também podem trazer consigo um significado mais espiritual, de um ser livre, superior, que está sempre em movimento. As imagens realistas, geralmente em tons de cinza, transmitem a ferocidade do animal, mostrando seus dentes e significam a força, o controle e a destreza dos tubarões. Tatuagens coloridas em geral trazem de fundo o oceano junto, com um pouco mais de sutileza, e podem representar a necessidade que o tubarão tem de nunca parar de nadar, por uma questão de sobrevivência, e o sentido em que ele sempre nada – pra frente.

O mais temido dos oceanos

Dentre as 480 espécies de tubarão conhecidas, que variam de tamanho, de peso e de periculosidade, o mais conhecido, tanto nos mares como na pele das pessoas é o tubarão branco. E não é à toa. O Tubarão Branco é o mais temido de todos. É imbatível frente a suas presas, como focas e leões marinhos. Seu tamanho chega a oito metros e seu peso pode alcançar duas toneladas. Sua mandíbula é tão forte que não deixa qualquer esperança aos outros animais.
Por isso pessoas que desejam passar uma imagem de seriedade, de foco, obstinação, acabam por tatuar este tubarão, quando procuram alguma imagem que represente uma personalidade forte.
Outro tubarão muito tatuado é o Tubarão Martelo, de fisionomia um tanto quanto peculiar, com seus olhos distantes e nem tão feroz, o Tubarão Martelo carrega consigo o significado de proteção aos males que o mar pode causar, principalmente aos marinheiros.
Agora que você já sabe o que representa cada estilo e o que pensam os povos antigos, é só correr para o seu tatuador preferido e escolher o desenho que mais lhe representa, levando em consideração sua personalidade e, claro, a imagem que quer passar para o restante das pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *