Home / Curiosidades / Respiração das Tartarugas: Quanto Tempo Pode Ficar Embaixo da Água?

Respiração das Tartarugas: Quanto Tempo Pode Ficar Embaixo da Água?

A tartaruga é um dos animais que mais possuem curiosidades no mundo. São muito bem-vindas como animais de estimação por ser fácil de cuidar, viverem bastante e se adaptarem muito bem a quase todos os tipos de habitat. As espécies de tartarugas são gigantescas!

As tartarugas também estão presentes na nossa vida pelo lado artístico: temos as tartarugas ninjas, fábulas sobre a tartaruga e a lebre, entre diversos outros. Vejo no post de hoje sobre as características das tartarugas que envolve seu lado fisiológico: afinal, quanto tempo uma tartaruga pode ficar embaixo da água?

Tartarugas na Água
Tartarugas na Água

Entendendo O Que São as Tartarugas Em Termos De Biologia

Diferentes dos humanos, as tartarugas quando nascem não possuem mecanismos internos de regulação de temperatura. As tartarugas são répteis, ou seja, sua origem vem do ovo botados por sua mãe.

Mesmo sendo répteis, animais de sangue frio, as tartarugas ainda necessitam da luz e calor do sol e de água. Tudo isso a fim de produzir vitamina para sua sobrevivência. Também como os seres humanos e outros animais, as tartarugas realizam respiração aeróbica, isso quer dizer que elas necessitam do oxigênio para sua sobrevivência.

É por isso que as tartarugas vão até a superfície da água. Para realizar a troca de oxigênio para sua respiração.

Muitas pessoas gostam de criar tartarugas em casa, por ser um dos animais de mais fácil cuidado doméstico que existe. Porém, assim como qualquer outro animal, as tartarugas também necessitam de cuidados especiais.

Como Acontece A Respiração Das Tartarugas

As tartarugas são répteis que surgiram há milhões de anos atrás, conhecidas pela idade que podem alcançar e por sua lentidão, várias pessoas se interessam por essa espécie.

Como sabemos temos as espécies terrestres que vivem em climas tropicais e temos as tartarugas marinhas, que são as que nos interessa, e estão espalhadas por todos os mares quentes.

Por ser um réptil e não possuir mecanismo fisiológicos de manutenção de temperatura corporal, a maneira que esses seres fazem para apresentar uma estabilidade de temperatura é por mecanismo comportamentais, que faz com que o Sol e a água sejam muito importantes para eles.

Tartaruga Características
Tartaruga Características

Elas conseguem ficar por um longo período (algumas horas) submersas á água, porém mesmo assim realizam respiração aeróbica, ou seja, precisam de oxigênio para sobreviver. As tartarugas respiram pelos pulmões, e embaixo d´água fica prendendo a respiração (apneia)

Para que o animal possa permanecer mergulhado por algum tempo sem respirar, o organismo funciona lentamente e o coração fica batendo devagar, onde o fornecimento de oxigênio é auxiliado por um tipo de respiração acessória, feita pela faringe e cloaca.

É um fator importante para pessoas que deixam as tartarugas em aquários, que não devem apresentar nenhuma irregularidade ou apetrecho de decoração que possibilite o enroscamento da tartaruga ou até mesmo o seu aprisionamento quando esta estiver submersa à água, o que pode acarretar com sua morte, caso ela não consiga ir à tona para a captação do gás oxigênio proveniente da atmosfera.

Mas Quanto Tempo As Tartarugas Conseguem Ficar Embaixo Da Água?

Essa é uma questão bastante interessante. Cada espécie de tartaruga possui a sua particularidade. O seu tamanho também interfere na questão do quanto de oxigênio esta tartaruga precisa para sobreviver. Isso também faz com que a quantidade de oxigênio a ser acumulado e armazenado para ela se manter embaixo da água também altera.

Por serem répteis, a necessidade de oxigênio das tartarugas é bem diferente da necessidade de oxigênio de um ser humano, por exemplo. Uma tartaruga pode chegar a ficar de 15 minutos a várias horas sem embaixo da água sem respirar. Este varia de acordo com a cada espécie e tamanho de tartaruga para sua frequência de respiração, de acordo com sua necessidade de captação de oxigênio.

Tartaruga Alimentação
Tartaruga Alimentação

Curiosidades Sobre A Respiração Na Água Das Tartarugas Marinhas E De Água Doce

As tartarugas marinhas e as de água doce permanecem embaixo da água através do efeito chamando apneia, que é o ato de segurar a respiração.

Sendo seres que respiram através de seus pulmões, as tartarugas possuem um sistema interno que realiza o controle do fluxo sanguíneo para os pulmões durante o ato da apneia. Isso faz com que o oxigênio armazenado neles seja utilizado de forma eficiente.

Para que as tartarugas marinhas e de água doce consigam ficar submersas, o organismo delas funcionam de forma bem lenta. Seu corpo entende que está na hora de maneirar. Seu coração realiza o fenômeno da bradicardia, que faz com que ele bata mais devagar de forma a fazer com que o fornecimento de oxigênio seja auxiliado pela respiração auxiliar (através da cloaca e faringe).

Segundo estudos baseados nas tartarugas marinhas observou-se um fato curioso: somente as fêmeas saem da água, os machos ficam dentro da água durante toda a sua vida. As fêmeas saem da água para desova e depois de enterrarem seus ovos, elas retornam à água.

Tartaruga Dorme Dentro ou Fora da Água?

Já que as tartarugas são répteis que não apresentam um sistema fisiológico de manutenção perante sua temperatura corporal, elas realizam essa análise através de seus comportamentos. É por isso que dizemos que água e sol são tão importantes na vida de uma tartaruga.

O sol na vida de uma tartaruga, é responsável pela conversão de vitaminas para seu organismo, da mesma forma que nós, humanos, adquirimos vitamina D através do sol.

Mesmo podendo ficar um bom tempo debaixo da água, a tartaruga realiza respiração aeróbica. Essa informação é extremamente importante, ainda mais para aquelas pessoas que possuem tartarugas de aquário em casa. Tome muito cuidado com o s itens decorativos de seu aquário para que não enrosque no pescoço de sua tartaruga, impedindo-a de respirar.

Se você possui uma tartaruga em casa e a cria em aquários, fique atento a troca de água. Fatores como a estação do ano, se o aquário se encontra em local coberto ou não, quantidade de sujeira, são itens que interferem na quantidade de vezes que você irá realizar a troca de água para sua tartaruga. No verão, aconselha-se trocar a água de duas a três vezes por dia, já no inverno, apenas uma vez já é o suficiente.

Tartaruga Filhote
Tartaruga Filhote

Algumas espécies de tartarugas também utilizam a água para conseguir se alimentar e, ainda, realizar suas necessidades básicas. Porém, durante o inverno as tartarugas não ficam na água, elas preferem ficar em terra já que seu organismo interno não realiza a regulação de temperatura necessária para não morrerem de hipotermia.

Seu próprio extinto a mantem fora da água durante o inverno e dentro da água quando verão. No período de inverno, algumas espécies de tartarugas aproveitam para hibernar, geralmente em um conto seco, as vezes até escondido. Se alimentam pouco e consomem o mínimo de água.

Há alguns estudiosos sobre tartarugas que são contra ao estado de hibernação das tartarugas. Eles acreditam que este período faz com que as tartarugas fiquem mais sujeitas a doenças e até mesmo morrerem de fraqueza já que as tartarugas não se alimentam direito durante este período.

Eles orientam que as tartarugas devem viver em um verão constante, criando formas de mantê-las acordadas de forma artificial através do aquecimento e pedras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *