Home / Curiosidades / Reprodução Do Esquilo, Tempo De Gestação e Filhotes

Reprodução Do Esquilo, Tempo De Gestação e Filhotes

Você possivelmente deve conhecer este pequeno roedor. O esquilo é da família Sciuridae, na ordem dos roedores. Seu nome científico é Sciurus vulgaris. Certamente você já deve ter visto este ilustre em alguns filmes, séries, ou pode ter dado a sorte de encontrá-lo pessoalmente.

Hoje falaremos um pouco sobre como este pequenino se reproduz e outras curiosidades relacionadas.

Você Disse Esquilo?

O esquilo é um animal selvagem/silvestre, que pode ser encontrado em cinco continentes vivendo em florestas e bosques. Aqui no Brasil há a predominância na criação dos chamados esquilos da Móngolia, mas este animal se divide em outras raças, por assim dizer, como o esquilo vermelho presente majoritariamente na América do Norte.

O esquilo é um animal que surpreendentemente pode ser criado como pet, ao longo deste texto você vai encontrar informações específicas para sua criação como animal de estimação.

Os esquilos são conhecidos como animais graciosos, belos, pequenos, hiperativos e verdadeiros mini acrobatas. Isso porque são capazes de ficar pendurados de cabeça para baixo, suportando o seu corpo apenas pelas pernas que estão devidamente presas, impressionante não é?

Esquilo
Esquilo

Se você quer ver uma dessas apresentações destes pequenos, o melhor período para isso é sem dúvida o início da amanhã assim que amanhecer e no final da tarde, pouco antes do sol se recolher. Estes são os dois períodos em que o animal acaba sendo ainda mais ativo.

Consideramos como ainda mais ativos porque os esquilos são considerados animais muito ativos e curiosos. E por falar em atividade há uma categórica diferença entre o esquilo vermelho, também conhecido como americano e o europeu.

O esquilo americano hiberna durante todo o inverno enquanto o europeu em temperaturas muito baixas pode dormir por alguns dias e logo em seguida acordar faminto em busca de alimento.

Características Do Esquilo Que Você Certamente Desconhece

Adiantamos inicialmente que os esquilos são verdadeiros acrobatas e ainda bem que assim o são, isso porque tem o hábito de construir seus ninhos nos lugares mais altos que consegue acessar. E olha que o acesso desse animal é praticamente irrestrito, uma vez que consegue se equilibrar até mesmo sobre os mais finos galhos.

Outro fato extremamente curioso sobre este bichano diz respeito a construção de seu ninho. Esquilos acabam construindo mais do que apenas um ninho. Por incrível que pareça cada ninho construído tem uma função diferente. Um é feito exclusivamente para a mamãe esquilo dar a luz, outro para criar os filhotes oriundos desse parto, e um outro única e exclusivamente para repousarem no inverno.

Características Do Esquilo
Características Do Esquilo

Quando estão no solo, até mesmo procurando por comida, os esquilos são animais extremamente ágeis e habilidosos, tendo a incrível capacidade de pular de alturas inacreditáveis apenas para fugirem de seus predadores. Podem ser tidos como predadores dos esquilos a raposa vermelha, os cães do mato e a marta. Essa última sendo um verdadeiro desafio para eles, visto que são tão ágeis quanto os mesmos.

Bom, agora que você já foi introduzido ao mundo deste pequeno roedor, vamos ao tema central deste texto, a reprodução do esquilo. Como ela funciona? Você tem ideia?

A Reprodução Do Esquilo

A reprodução do esquilo, ou melhor, o período fértil da fêmea acontece habitualmente na primavera, onde a mesma é disputada por inúmeros machos, ao menos dez disputarão para acasalar com uma única fêmea. Quando prenha a mamãe esquilo tem um período de gestação de quadro a cinco semanas. A sua reprodução é rica, podendo dar a luz a até sete filhotes. Na pior das hipóteses pode dar a luz a somente três.

Filhote de Esquilo
Filhote de Esquilo

Os filhotes curiosamente abrem os olhos apenas nove dias depois de seu nascimento. Uma outra informação super interessante sobre os esquilos diz respeito a um comportamento fenomenal que estes pequenos apresentam. Você sabia que os esquilos adotam filhotes esquilos que foram abandonados por suas mães, seja o abandono ocasionado pela predação, caça ou morte natural?

Os filhotes de esquilos nascem completamente carecas ou pelados, ao contrário da abertura dos olhos o aparecimento de pelos acontece um pouco antes. No oitavo dia já estão cobertos de pelo. A primeira aventura depois de nascido ocorre somente aos três meses de idade, que é quando o animal pode dar os seus primeiros passos pelos ramos das árvores onde seu ninho e o de sua mãe está instalado.

Alimentação Do Esquilo

A alimentação do esquilo pode ser considerada onívora pelos pequenos insetos que vez ou outra acabam consumindo. Todavia, predominantemente se alimentam de nozes, pinhões e diversos frutos. A forma como esse pequenino come também é bem engraçado, por assim dizer, sentam-se confortavelmente sobre os membros anteriores e degustam saborosamente o seu alimento.

Alimentação do Esquilo
Alimentação do Esquilo

Como Criar e Comprar um Esquilo

Você está procurando um pet diferente para chamar de seu? O esquilo como comentamos anteriormente é um dos animais mais graciosos, o que pode atrair cada vez mais tutores. No Brasil, o esquilo mais presente é o esquilo da Mongólia que pode ser adquirido por um valor médio de cerca de R$ 30.

Se você optar pela compra de um animal, seja um esquilo ou qualquer outro, é necessário estar atento a algumas exigências do criador responsável pela sua criação. O criador que está oferecendo um animal para você atende todos os procedimentos de criação e bem estar do referido animal? Não há exploração por parte do criador?

Esquilo de Estimação
Esquilo de Estimação

Em relação a adoção e a criação do esquilo como animal de estimação você deve se atentar quanto alguns critérios. Um deles e talvez o mais importante é que o esquilo filhote deve ficar junto a sua mãe por pelo menos dois meses. Isso é importante porque o filhote não é capaz de regular a temperatura corporal sozinho sem auxílio de sua mãe.

Se mesmo assim você acabar adquirindo um esquilo com menos de dois meses, será necessário colocar em seu local de vivência uma almofada de temperatura com até 37ºC para auxiliá-lo neste processo.

Ainda sobre a criação do esquilo como animal de estimação recomendamos que você disponha para o seu pet um local de pelo menos um metro quadrado, isso para apenas um animal. Mas vale lembrar que o esquilo precisa de um tempo em liberdade para o seu pleno desenvolvimento e bem estar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.