Home / Curiosidades / Quero Doar Meu Cachorro, O Que Fazer ?

Quero Doar Meu Cachorro, O Que Fazer ?

Adotar ou mesmo comprar um animal de estimação é um atitude que jamais deve ser feita de maneira impensada. Quando você adquire um animal e o torna membro de sua família é necessário que você saiba que o mesmo depende de você de forma integral. Sendo ou devendo ser você o responsável por cuidar de todas as suas necessidades básicas. Oferecendo alimentação, comida, tempo de lazer, abrigo adequado e consultas regulares no veterinário.

Muita gente acaba não levando em consideração muitos destes aspectos e com isso temos cada vez mais um número maior de animais abandonados perambulando pelas ruas.

Independente dos motivos pelos quais você não quer ou não pode mais ter um animal de estimação jamais o abandone na rua. Muitas vezes, pessoas que poderiam adotá-lo em outras circunstâncias acabam não fazendo isso ao encontrar o animal vagando pelas ruas. Fora que não é justo com alguém que sempre esteve ao seu lado ser exposto assim a tantos perigosos. Um animal na rua está sujeito a todo tipo de crueldade humana sem contarmos atropelamentos e outros eventuais acidentes. Se você quer doar o seu animal de modo mais humano e digno você está no lugar certo e vamos te ajudar com isso.

Cachorros para adoção
Cachorros para adoção

Doando O Meu Cachorro: Primeiros Passos

Muitas vezes, de fato, precisamos reconhecer que mesmo que não nos falte amor pelo animal não há condições viáveis e sobretudo saudáveis para sua manutenção ao lado da família. Quando isso ocorre, decidir pela doação talvez seja uma prova de amor.

Se você está pensando em doar o seu animal a primeira dica que daremos a você é que se pergunte se já tentou todas as alternativas possíveis quanto a permanecer com o animal. Caso de fato você tenha tentado tudo e não haja possibilidade para que o seu companheiro continue com você separamos um tipo de passo a passo de como fazer isso da melhor maneira possível.

O primeiro passo para que você possa doar o seu animal é levá-lo ao veterinário para que o mesmo possa ser vacinado tão como vermifugado. Castrá-lo também é um excelente opção, se for financeiramente viável para você. Com estes três aspectos o animal se torna mais atrativo para a adoção de um novo tutor. Animais castrados, vermifugados e vacinados tem significativamente mais chances de ser adotado em detrimento de outros.

Diga Não Aos Abrigos

Não estamos aqui criticando o trabalho realizado nos abrigos, muito pelo contrário. Há uma série de protetores que tentam transformar os abrigos em lugares melhores e mais acolhedores para os animais, mas ainda assim caso você esteja planejando fazer a doação do seu cachorro evite levá-lo a um abrigo. Em um abrigo infelizmente ele será apenas mais um e possivelmente poderá passar o resto da vida neste abrigo. Quantas pessoas você conhece que acabam procurando abrigos para adotar animais? Os números de abandonos e adoções são muito discrepantes e ainda entre aqueles que adotam a porcentagem que procura abrigos para tal é baixíssima.

Busque Por Pessoas Próximas

A melhor atitude em um primeiro momento para quem deseja doar o seu cachorro é procurar por pessoas próximas. Amigos de amigos, familiares, colegas de trabalho, faculdade. Todas estas pessoas com as quais você tem um contato mais próximo são as melhores opções isso porque como atual proprietário do animal você deve, ao fazer a sua doação, garantir que o mesmo vá para as mãos de pessoas apaixonadas por animais que darão a ele tudo o que for necessário e trabalharão para manter a sua boa saúde e bem estar.

Pessoas próximas também podem favorecer com que você veja o animal às vezes. O que para muitos tutores é importante.

As Redes Sociais No Processo De Doação

Se você já tentou as pessoas próximas e infelizmente não conseguiu fazer a adoção do seu animalzinho, uma boa opção é a utilização das redes sociais. Tire fotos do seu pet e post em todas as suas redes sociais, desde Facebook, Instagram e ademais. Peça para amigos e conhecidos compartilhem para aumentar ainda mais o poder de alcance da sua postagem.

Outra opção se utilizando das redes sociais é postar a doação em grupos de proteção animal ou grupos notórios em sua cidade. Fale que procura alguém para adoção responsável e descreva características do seu animal, como brincalhão, educado e outras, por exemplo.

Uma opção que também é viável é anunciar em casas de ração de sua cidade. Este anúncio pode ser feito tanto pessoalmente, com a entrega de cartazes diretamente no local, quanto na página da empresa nas redes sociais. Além das casas de ração anunciar em pet shops também deve ser considerado. Se o seu animal frequentou um determinado local ao longo do tempo que esteve com você não ignore a ajuda que o pet shop pode acabar dando. Colocamos desta forma porque é possível que alguém que trabalhe no local tenha interesse no seu cachorro.

Lembre-se, se você decidiu colocar o seu animal para adoção é preciso ter paciência. Este processo pode demorar um certo tempo e desta forma é preciso aguardar. Não há muito o que se fazer a partir de então.

 Bônus: Curiosidades Que Você Nem Imagina

A domesticação de animais pelo homem é uma atitude antiga seja para lhe fazer companhia, servir como proteção ou ainda atenuar a sua solidão. O melhor exemplo de como este processo de domesticação funcionou temos os cachorros, que segundo esta mesma pesquisa, estima estar ao lado do homem como conhecemos a mais de doze mil anos.

Em troca de todo o amor e carinho que recebemos nos compete cuidar de todo o seu bem estar e sua saúde. Devemos prover o seu alimento, seu abrigo para o seu desenvolvimento saudável. Infelizmente por uma série de fatores, muitas vezes econômicos (algumas pessoas acabam com o passar do tempo perdendo condição de manter a subsistência do animal).

Além de todos estes aspectos que comentamos não poderíamos esquecer que a nossa relação com os cachorros é tão próxima que o problema mais comum na espécie, a obesidade, é também o nosso problema mais comum.

7 comentários

  1. tenho dois tres cachorros ,preciso doar dois ,uma femea e um macho
    podem por favor!me dizer se voces podem adotarem eles e se souberem de alguma
    ou de alguma pessoa para os adotarem ,entrem em contado comigo 987707858
    nao posso ficar com eles ,

  2. Bolder coller legítimo legítimo com 1 ano , castrado, vacinado, doação por falta de espaço

  3. Meu nome é Juliano tenho uma cadela de médio porte mistura de Vira lata com pintcher ela tem 1 ano e eu moro de aluguel a dona do Quintal não quer ela mais aqui senão teremos que alugar outra casa e ninguém aceita cachorro mesmo ela tendo 3 cachorros e 8 gatos então preciso o mais rápido possível doar ela já está vacinada e vermifugada meu watts é 939351413 moro em São Paulo capital

    • Alessandra Rodrigues

      Tenho um cão de porte grande porem não posso ficar mais com ele pq estoj de mudança e não permite cão então gostaria de doar ele. Sera que vcs pode me responder ate o fim do mês de abril. 93660979

  4. Eu não queria desfazer dos cachorros mais estou morando de aluguel no apartamento eles latem muito de madrugada e mãe e filha a mãe tem 1 ano e seis meses e a filha tem 5 meses são cachorro pequenos são vira latas preciso muito doar eles por favor me ajudem já tive várias reclamações com os vizinhos do condomínio.

    • Tenho dois vira lata mãe e filha moro no condomínio de aluguel tive vários problemas com os vizinhos e preciso doar elas são duas fêmeas por favor me ajudem 21970459623

      • Olá, tenho um Golden Retriver de 6 meses, quero doar, pois não tenho espaço na casa atual que tenho, todas as vacinas estão em dia , está saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *