Home / Curiosidades / Quati E Guaxinim: Qual A Diferença?

Quati E Guaxinim: Qual A Diferença?

Você certamente deve conhecer o guaxinim, é um animal extremamente conhecido e alguns diriam inclusive que são animais considerados fofos e simpáticos. Para quem não conhece há um animal parente do guaxinim que hoje falaremos um pouco sobre ele. Este animal é o quati que habita desde as áreas do Arizona até a região norte da Argentina e pode ser encontrado aqui no Brasil.

Qualquer Semelhança É Mera Coincidência

O objetivo deste post é falar especificamente sobre as diferenças entre entes dois animais. Para isso nada melhor do que apresentar parcamente cada um deles e depois elencar as diferenças que apresentam. O quati, também conhecido muitas vezes como tamanduá palito é primo do guaxinim. Tem o nome científico de Nasua nasua, da família Procyonidae a mesma de seu primo. São animais onívoros que apresentam duas espécies distintas, o quati de nariz preto e o de calda anelada. Apesar da variação de espécie ambos apresentam características muito similares e habitam inclusive o quase que o mesmo local. Enquanto o quati prefere regiões subtropicais o guaxinim gosta de se abrir em regiões úmidas e costumeiramente perto de pântanos onde caçam o seu alimento desde que o mesmo se encontre em águas rasas visto que não são tão bons nadadores quanto o quati. A título de curiosidade, quati vem do tupi e em tradução significa nariz pontudo, o que cai bem para este animal.

Guaxinim
Guaxinim

O quati já foi confundido com o texugo, mas este animal é mais similar ao guaxinim, variando mais significativamente a sua coloração. Enquanto os guaxinins são majoritariamente cinza, tanto escuro quanto mais claro com manchas nos olhos que lembram máscaras, os quatis são animais de cor acastanhada com uma cauda em faixas, no caso do de cauda anelada, o que pode remetê-los aos típicos lêmures. São animais interessantes, possui garras poderosas e um sistema articular curioso que o permite andar tranquilamente em superfícies verticais, mas não se engane, este animal também se locomove e muito bem no chão. Tendo facilidade para andar de árvore em árvore.

Pode não parecer se você pesquisar nesse exato momento uma imagem do quati, mas este animal pode chegar a medir um metro e quarenta centímetros em alguns casos, mas a sua altura média costuma não ultrapassar um metro. A sua altura em contrapartida é muito menor e não chegar nem mesmo a impressionar. A alimentação deste animal é bastante versátil, como bom onívoro que é. Se alimenta desde frutas, insetos, ovos e pequenos pássaros. Essa versatilidade alimentícia permitiu que o quati conseguisse adequar a sua alimentação para as mudanças de seu habitat após intervenção humana o que garantiu a sub-existência da espécie.

Quati
Quati

São animais extremamente sociáveis, vivendo em bandos consideráveis de mais de vinte indivíduos. Embora estes grupos sejam grandes há uma curiosidade entre eles. O bando é composto majoritariamente por fêmeas com certo grau de parentesco, os machos por sua vez permanecem no grupo até a juventude. Quando atingem a maturidade sexual apenas retornam ao bando para se reproduzirem. Curiosamente neste grupo há um tipo de olheiro que é responsável por avisar os de mais caso identifique alguma ameaça, como predadores, por exemplo. E apenas um adendo, o quati tem como implacável predador a onça.

A reprodução deste animal dura dois meses e a sua gestação costuma dar vida a seis filhotes. Os ninhos das novas mamães são feitos dentro das árvores, o que é um tanto quanto diferente para nós mamíferos. O caminho do quati e do guaxinim começam a se cruzar a partir de então.

Quati E Guaxinin Pragas Modernas?

Em alguns países como a Espanha os guaxinins foram vistos como espécie invasora sendo desta forma um animal proibido. Com isso o quati ganhou fama e o posto de um animal de estimação exótico. Estes animais foram vistos assim, dentre outros motivos por se alimentarem de produções agrícolas, trazendo grande perda para os agricultores mas sobretudo pode ser um transmissor da raiva para humanos.

Quais As Diferenças Entre O Quati E O Guaxinim?

É engraçado pensarmos nas diferenças destes dois animais quando os mesmos apresentam tantas semelhanças. Para se ter uma ideia tanto o guaxinim quanto o quati integram a mesma família, a Procyonidae. Uma diferença significativa entre estes animais diz respeito a mão do guaxinim que é pelada, nome pelo qual também é conhecido no Brasil. Outra diferença diz respeito ao porte, os guaxinins tem comprimento médio menor do que o dos quati, podendo chegar aos cinquenta e quatro centímetros a um metro.

Guaxinim
Guaxinim

A alimentação destes dois animais também se difere um pouco, enquanto quati como onívoro que é se alimenta de pássaros, ovos, insetos e frutas, o guaxinim por sua vez, igualmente onívoro, prefere moluscos, caranguejos, frutas, insetos e invertebrados de pequeno porte. Outra diferença não muito expressiva mas que não poderíamos deixar de citar é quanto a reprodução de ambos, enquanto o quati dá a luz em média a seis filhotes por gestação, o guaxinim pode atingir seis, mas a média é de apenas quatro filhotes. O tempo da gestação entretanto é o mesmo, dois meses.

Os guaxinins são animais que habitualmente vivem sozinhos ou no máximo em pares, o quati como comentamos vivem em bandos ou grupos consideráveis, entretanto quando vão caçar caçam sozinhos, individualmente. Os quantis ao contrário de seu primo tem hábitos diurnos, os guaxinins apresentam hábito noturno, visto que a sua visão é bem desenvolvida para tal situação.

O Seu Olfato Diz Tudo Sobre Ele

Reunimos aqui algumas curiosidades ou informações interessantes sobre estes animais. Uma curiosidade quanto ao mão pelada é, este animal passa o dia inteiro dormindo dentro de árvores e outros lugares onde constroem seus ninhos. Ao entardecer saem de suas tocas em busca de alimento. A forma como esse animal obtém o seu alimento é por meio da caça, perseguindo suas presas sob a água ou pelo chão. O mais curioso nisso tudo é que após capturar o seu futuro alimento o guaxinim faz uma certa perícia quando ao cheiro que este alimento apresenta. Caso o odor emitido não esteja de acordo com os seus padrões ele apenas descarta e procura uma outra opção de almoço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *