Home / Curiosidades / Quantos Dias Tem Um Filhote De Cachorro? Idade e as Fases

Quantos Dias Tem Um Filhote De Cachorro? Idade e as Fases

Cada vez mais é comum encontrarmos animais abandonados nas ruas ou em centros públicos de adoração. Infelizmente não é todo mundo que reconhece que os animais também fazem parte de nossas famílias. Alguns simplesmente não são bem tratados e não recebem a castração para não se reproduzirem nas ruas. Por conta disso, encontramos vários animais soltos e abandonados por aí. Mas como saber quantos dias tem um filhote de cachorro? Essa é uma informação muito importante para você que se depara com um filhotinho de cachorro, seja para adoção, seja para compra.

Para adoção é interessante saber quantos dias tem um filhote de cachorro, já que nem sempre a origem do animal é conhecida. Já para compra de um filhote, serve para checar a informação do vendedor. Outra vantagem muito importante, ou até considerada a mais importante, de saber quantos dias tem um filhote de cachorro, é o fato de conseguir organizar o período da vermifugação e vacinação do filhotinho.

É importante que mesmo você realizada a verificação para saber quantos dias tem filhote de cachorro, é fundamental que mesmo assim você leve o filhotinho ao veterinário para um check-up e avaliação profissional. Curioso em saber quantos dias tem um filhote de cachorro analisando você mesmo? Confira a seguir nossas dicas especiais.

Filhote de Cachorro
Filhote de Cachorro

Como Conhecer As Fases De Um Filhote

Ter um filhote de cachorro é um dos momentos mais especiais em nossas vidas. Uma nova fase de alegria se inicia em nosso lar. Mas além da felicidade, adquirimos também a responsabilidade de cuidar da melhor forma deste pequeno ser. Uma das informações mais importantes ao se ter um filhote é saber quantos dias tem um filhote de cachorro.

Uma das principais necessidades em se saber quantos dias tem o seu filhote de cachorro, é pelo fato de conseguir organizar o período de vermifugação e vacinação do filhote de cachorro. É importante que mesmo você realizando a verificação para saber quantos dias tem o filhote de cachorro, é fundamental que mesmo assim você leva um filhote ao veterinário para um check-up e avaliação profissional. Para que você possa identificar quantos dias tem um filhote de cachorro é fundamental que você conheça as fases de um filhote. Conheça a seguir as fases de um filhote de cachorro.

Antes De Chegar Em Casa

Durante Seu Primeiro Mês De Vida

É nesta primeira fase que o filhote de cachorro passa a iniciar o desmame e a começar a nascer os primeiros dentinhos de leite dele. Seu pelo também ainda, quase não aparente. O filhote ainda possui dificuldades em andar e se virar sozinho.

O Filhote Com Um Mês E Meio De Vida

Um pouco maior, o filhote de cachorro que está próximo aos seus um mês e meio, já consegue se locomover melhor e a se distanciar de sua mãe. É nesta fase que o filhote de cachorro começa a brincar de luta e a mordiscar outros filhotes que estão juntos dele ou até outros animais presentes. Geralmente nesta fase o filhote de cachorro já está com 70% de sua massa cerebral adulta formada.

Chegando O Filhote De Cachorro Em Casa

O Filhote Durante Seu Segundo Mês De Vida

Geralmente é nessa etapa que os filhotes de cachorros são adotados ou adquiridos através de compras. Este é o momento ideal para integração do filhote com sua nova família. Com sua massa cerebral adulta um pouco mais formada, já se pode notar que iniciar o adestramento inicial o filhote de cachorro já é possível. O filhote passa entender um pouco melhor os comandos de seu dono ou tutor e a obedece-los.

O filhote nessa etapa já trocou quase todos os dentes de leite, já consegue correr, seu latido ainda um pouco estranho e desajeitado. Significar que o filhote está nessa fase é importante que você passe a dar uma alimentação balanceada e rica em óleo de peixe, já que este tipo de alimentação possui grande quantidade de DHA. O DHA é o item responsável pela boa formação do cérebro e visão do animal na fase filhote.

Nesta fase também se deve constar no veterinário de confiança para verificar o período de vermifugação que precede as vacinas do filhote.

O Filhote Durante O Seu Terceiro Mês De Vida

Você percebe que o filhote de cachorro está próximo aos três meses quando ele já começa a reconhecer o seu próprio nome. Outra característica bem marcante também de filhotes de cachorro com 3 meses são suas brincadeiras. É nesta fase que o filhote de cachorro começa a perseguir objetos lançados correr atrás do próprio rabo e correr atrás de outros animais como se estivesse caçando.

Aos 3 meses o filhote de cachorro passa a ter cerca de 90% da massa cerebral adulta já formada.

O Filhote Durante O Seu Quarto Meses De Vida

Você consegue identificar um filhote de cachorro com quatro meses quando você percebe que ele consegue identificar os comandos que você dá a ele. Ele já é capaz de entender e a obedecer comandos como: venha, senta, espera, deita e rola.

O Filhote Durante O Seu Quinto Mês De Vida

No caso de filhotes de cachorros de raças pequenas é fácil reconhecer que é no quinto mês de vida esses cães já conseguem apresentar a altura e o peso de um cachorro adulto. Se você identificar que o seu filhote de cachorro está com cerca de 5 meses de vida, você já pode começar o processo de adestramento. Lembrando que esse processo só pode ser realizado após as vacinas do filhote de cachorro.

O Filhote Durante O Seu Sexto Mês De Vida

É fácil reconhecer um cachorro que esteja próximo do seu 6 meses de vida. Geralmente os cachorros atingem a maturidade sexual nesta fase. Alguns outros comandos também já são possíveis como: vai, pega e quieto.

A questão sobre ele gostar de apanhar objetos também fica mais evidenciada. Além de buscar ele também gosta de jogar.

O Filhote Durante O Seu Sétimo Mês De Vida

Se você perceber que o seu filhote de cachorro está perdendo os dentes de leite, provavelmente ele já está com sete meses. Nesta fase os filhotes de cachorro começam a trocar os dentes de leite por dentes definitivos.

O Filhote Durante Seu Oitavo Mês De Vida

Se você perceber que o seu filhote de cachorro está demorando muito para fazer suas necessidades, saiba que ao atingir o oitavo mês de vida ele passa a esperar até 8 horas para poder fazer suas necessidades. Isso é um processo normal.

O Filhote Durante Seu Nono Mês De Vida

Você sabe que o seu filhote de cachorro está com nove meses a partir do momento em que ele reconhece o nome de todos os membros da família, inclusive das pessoas mais próximas que frequentam sua casa frequentemente.

Com 9 meses o cachorro também passa a querer sair mais de casa e passear na coleira. A partir do nono mês de vida é mais fácil sair com o filhote de cachorro na coleira, pois ele reconhece melhor os seus comandos.

O Filhote Durante O Seu 12º Mês De Vida

Como seu primeiro um ano completo o filhote de cachorro já consegue responder ao seu dono ou tutor ao seu controle sem a necessidade de utilizar uma coleira durante os passeios.

Outra característica bem marcante para saber se o seu filhote de cachorro já está com um ano e a questão da altura e do peso. Com essa idade eles já ficam bem próximos da fase adulta e das características de um cachorro adulto.

Os ossos e as articulações do filhote de cachorro com 1 ano já estão quase formadas por completo permitindo exercícios físicos mais pesados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *