Home / Curiosidades / Qual o Valor de um Porquinho da Índia? Tem no brasil?

Qual o Valor de um Porquinho da Índia? Tem no brasil?

Apesar de cães e gatos serem vistos com mais frequência na casa dos brasileiros como animais de estimação, outros também são comuns, como é o caso do porquinho da Índia. Quem deseja ter um desses, pode tanto adotar quanto comprar um, com seu valor variando conforme sua raça. É possível encontrar algumas exemplares a R$15 reais ou alguns mais caros, por volta R$300.

Mas saiba que este é um indivíduo que requer muito atenção, além de cuidados diferentes daqueles oferecidos a cachorros e felinos. 

Sobre o porquinho da Índia

Apesar do nome, esse roedor teve sua origem nas florestas da América do Sul. Atualmente, infelizmente não é mais encontrado na natureza e só se reproduz em cativeiro. 

Ele é bem ativo e adora brincar. Como todo indivíduo da espécie, gosta de ter objetos de madeira a sua disposição. Parecido com outros pets, ama um carinho e ficar com seu dono algumas horas do dia. Inclusive, se eles se sentirem abandonadas, pois sentem a falta do tutor, ficam agressivos, chegando até a morder. 

Se deseja ter um, saiba que é fundamental oferecer um lugar grande para ele, isso porque locais pequenos deixa o bicho estressado. 

Porquinho da Índia
Porquinho da Índia 

Raças do porquinho da Índia 

Como já dito, o custo do animal vai depender da sua raça. Existem as mais comuns no Brasil e aquelas mais raras, o que explica um valor mais elevado. 

Inglês 

Estes são os mais populares por aqui. Exibem pelos curtos, que crescem sempre na horizontal. Estes são coloridos e costumam ser tricolores, em preto, branco e caramelo.

Porquinho da Índia Inglês
Porquinho da Índia Inglês

Texel 

O Texel é mais visto em outros países da América Latina. Ele detém pelos e bigodes enrolados, em bege, branco, preto e caramelo. Na sua face, a pelagem é áspera e lisa. 

Porquinho da Índia Texel
Porquinho da Índia Texel

Dutch 

Por ter pelos preto e branco, o dutch é um das raças mais requisitadas no mundo. Além da coloração diferente, estes são bem lisos e curtos. 

Porquinho da Índia Dutch
Porquinho da Índia Dutch

Peruano 

Apresentando uma pelagem longa, ele é considerado um dos porquinhos da Índia mais bonitos. Porém, justamente por essa característica demanda mais cuidados, pois precisa ser escovado com frequência. 

Porquinho da Índia Peruano
Porquinho da Índia Peruano

Angorá

Outra raça bem comum no Brasil, chama atenção por ter pelos longos apenas em algumas partes de seu corpo, como nas costas e no rabo. Estes sempre nascem para cima e nunca caem em direção ao chão.   

Porquinho da Índia Angorá
Porquinho da Índia Angorá

Cuidados com o porquinho da Índia 

Por ser frágil, oferecer a ele uma alimentação adequada e balanceada é primordial. A dieta deve ser composta de vegetais e legumes, como folhas de alface, couve, pepino, beterraba, tomate, cenoura, e também algumas frutas, como laranja e melancia. Pode ser incluso igualmente a ração na rotina. Ela deve ter consumida uma vez ao dia. E, obviamente, opte pelas específicas para porquinhos da Índia. 

Além do sólido, o líquido também é essencial para a saúde do seu pet. Por isso dê muito água para ele. Para facilitar esse processo, você pode colocar um bebedouro automático na gaiola. Assim ele terá acesso a água sempre que quiser. E não se preocupe, pois o bicho aprende a usar o utensílio bem rápido. Ah, e esta deve estar sempre fresca.

Como dito lá em cima, é preciso oferecer um lugar grande para ele, principalmente se o tutor passa muito tempo fora de casa. Você pode optar tanto por uma gaiola quando por um cercado, que é ainda melhor. 

No local também é importante a presença de feno ou qualquer outro forro, principalmente se ele for passar bastante tempo no região. Isso é importante para que ele não machuque as patinhas, então deixar ele na grade pura não é uma boa ideia. A casinha não pode ser de dois andares. 

Como ele vivia em buracos na natureza, seja aqueles cavados por ele ou por outros animais, a moradia também precisa ter túneis, tocas e outros itens que ele possa se alojar. 

Porquinho da Índia
Porquinho da Índia

Quanto aos brinquedos de madeira, eles não só são importantes para o bicho gastar energia, como para desgaste de seus dentes. Como qualquer outro roedor, a dentição do porquinho da Índia cresce durante toda a sua vida, se ficarem muitos grandes podem atrapalhar sua alimentação. Dê preferência por comprar esses itens em lojas especializadas, para não ter problema com peças soltas ou materiais tóxicos que podem prejudicar a saúde do seu pet. 

Além de bebedouro e comedouro, instale igualmente um banheiro. Este indivíduo é muito limpo e costuma fazer suas necessidades em só lugar. 

Fique atento aos parasitas, como pulgas, piolhos e carrapatos que se aproveitam da grande quantidade de pelo do roedor. Sendo assim, o dono precisa dar banho no indivíduo uma vez a cada dois meses, isso para os de pelo curto. Já os com pelagem grande esse processo deve ter feito mensalmente. 

Prefira não fazer isso isso sozinha, é sempre melhor levá-lo para um pet shop, mas não qualquer um. Dê preferência para aqueles que são especializados em porquinhos da Índia. Optar por este local é preferível pois eles são bem assustados, então o profissional saberá lidar melhor com este comportamento do bicho. 

Mas normalmente ele mesmo faz essa limpeza, assim como os gatos, o animal lambe os próprios pelos. 

No calor, aproveite para fazer uma tosa, principalmente se a espécie for de pelo grande. 

4 curiosidades sobre o porquinho da Índia 

  • O porquinho da Índia tem uma expectativa de vida de 4 a 8 anos, mas um bicho com o nome de Snowball viveu até os 14. Ele morreu em 1979. 
  • Leva o nome de porquinho da Índia porque tem origem nas “Índias ocidentais”, como era chamado o continente americano. 
  • Ao contrário dos cães, o órgão sexual do porquinho não fica à mostra, mas identificar seu sexo não é difícil. As fêmeas costumam ter um protuberância na região da barriga. Se apertando suavemente, o local tomará a forma de um Y. Quando o mesmo é feito nos machos, seu pênis sairá pela abertura. 
  • Ele produz dois tipo de fezes, macias e duras. O animal come a do tipo macia direto do seu bumbum. Apesar de nojento, o indivíduo faz isso porque ela tem nutrientes essenciais para a saúde do porquinho. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *