Home / Curiosidades / Qual O Tipo De Respiração Dos Animais Terrestres?

Qual O Tipo De Respiração Dos Animais Terrestres?

Você já parou para pensar em como os animais respiram? Essa não é uma dúvida muito comum, uma vez que a maioria dos animais aos quais temos acesso (cães e gatos, por exemplo) respiram de maneira similar a nossa. Mas será que é apenas essa a forma de respiração que existe? É isso o que vamos descobrir no post de hoje.

O Processo De Respiração De Maneira Simplificada

O processo de respiração nada mais é do que a troca gasosa realizada por um indivíduo. Nesta troca recebesse oxigênio e se elimina gás carbônico. Este oxigênio que é recebido, por assim dizer, é utilizado pelas células em um procedimento denominado de respiração celular na qual do seu resultado se obtém energia para todas as nossas atividades.

Cada ser vivo realiza a troca gasosa de uma maneira diferente e para animais com processo de respiração mais complexo há estruturas especiais para desempenhar tal função. Dentre estas estruturas temos a traqueia, os pulmões, as branquias e até mesmo a própria pele, em um processo de respiração que conheceremos logo abaixo. Estas estruturas especiais realizam a captação de oxigênio e a eliminação do gás carbônico.

Respiração dos animais
Respiração dos animais

A Respiração Feita Pela Pele

Quando um animal realiza a sua troca gasosa, ou seja, quando o animal respira através de sua pele, chamamos esse tipo de respiração cutânea. Respiração feita por meio da cutis, em outras palavras, por intermédio da pele. Neste processo de respiração a mesma é feita na superfície do corpo por um mecanismo que recebe o nome de difusão. Animais e/ou seres vivos que realizam a troca gasosa por meio deste formato possuem a pele muito vascularizada. Por vascularizada temos uma pele com a presença muitos vasos sanguíneos.

São animais que apresentam esse tipo de respiração os moluscos, anfíbios, os nematoides, dentre outros.

Respiração Feita Pela Pele
Respiração Feita Pela Pele

Respiração Traqueal

A respiração traqueal é comum para animais artrópodes, como os insetos, por exemplo. É uma respiração bem diferente e envolve a passagem do ar por meio de tubos ocos como canos (uma comparação apenas para podermos visualizar como funciona este processo) que perpassam por todo o corpo do animal. Ao entrar o ar é levado a todas as células por estes tubos e o processo de respiração não envolve, desta maneira, o sistema circulatório. A entrada de ar por meio da respiração traqueal é denominada de espiráculos.

Além da respiração traqueal há uma muito semelhante que recebe o nome de filotraqueal que é feita através de um mecanismo denominado de filotraqueia ou ainda de pulmão foliáceo Este pulmão é composto por uma série de lâminas, por assim dizer, por onde a hemolinfa circula. A hemolinfa é um fluido que circula por todo o corpo dos animais invertebrados e embora seja muito aparentemente parecido com o sangue, em relação a sua condição (de percorrer o organismo do animal), não podemos dizer que são nem mesmo levianamente similares uma vez que sua composição e também as suas funções são bem diferentes do sangue. É por meio deste mecanismo onde há as laminas se localizam que a troca gasosa ocorre.

Respiração Traqueal
Respiração Traqueal

Respiração Dos Peixes, Respiração Branquial

A respiração branquial feita por meio das brânquias é o tipo de respiração presente nos animais aquáticos. As brânquias são um mecanismo em forma de lâminas que realizam as trocas gasosas e são altamente vascularizadas. O processo de respiração funciona basicamente da seguinte forma, a água entra pela boca e sai pelas fendas das brânquias. Neste tempo em que ela entra e posteriormente sai, o oxigênio presente na água é levado as células e o gás carbônico presente no organismo é solto na água corrente que sairá, fazendo com que a troca gasosa será realizada.

Respiração Branquial
Respiração Branquial

O Nosso Tipo De Respiração

A respiração pulmonar é o tipo de respiração da grande maioria dos animais terrestres e isso nos inclui. A respiração pulmonar é a forma como nós seres humanos fazemos as trocas gasosas com o ambiente. A troca é feita por meio de um mecanismo altamente complexo chamado de pulmão. Apesar de sua complexa estrutura funciona simplificadamente como uma bolsa de ar. O ar entra pelas narinas e pela boca e chega ao pulmão. No pulmão o oxigênio é levado por meio do sangue a todas as células do corpo e o gás carbônico é trazido para o interior dos pulmões onde é eliminado. Os pulmões são estruturas altamente vascularizadas, ou seja, possui uma concentração elevadíssima de vasos sanguíneos.

Respiração pulmonar
Respiração pulmonar

Curiosidades Sobre O Processo De Respiração

A respiração cutânea é também chamada de respiração tegumentar e é feita por animais que vivem tanto em ambiente úmidos quando em ambientes aquáticos. No caso dos anfíbios a respiração realizada por meio de sua própria pele é uma forma de complementar a respiração pulmonar. Quando adultos os anfíbios que realizam a respiração cutânea possuem também o pulmão e fazem a respiração pulmonar.

Por conta do oxigênio ser o elemento utilizado na troca gasosa e o gás carbônico ser excretado pelo nosso organismo e o de outros seres vivos, resolvemos tentar entender e conhecer melhor o que vem a ser este elemento, o oxigênio.

O nosso corpo precisa de muitos nutrientes para funcionar e se manter ativo e saudável. Boa parte destes nutrientes são compostos químicos. Há na natureza aproximadamente cerca de cem elementos químicos dos quais vinte um estão em nosso organismo. Dos presentes em nosso organismo, estes são constituídos basicamente por quatro elementos, hidrogênio, nitrogênio, oxigênio e carbono. O oxigênio é o responsável pelo ciclo energético dos organismos aeróbicos e cerca de sessenta e cinco porcento do nosso corpo é composto por oxigênio.

A primeira vez que o oxigênio foi identificado foi em 1772 por Joseph Priestley após a realização de um processo de calcinação de nitrato de potássio. Desde sua descoberta até os dias atuais é tido como o elemento mais abundante em todo o planeta Terra. É responsável por um quinto do ar puro e está presente nos constituintes do solo bem como em substâncias orgânicas. O oxigênio é um composto altamente oxidante, incolor, inodoro e levemente solúvel em água.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *