Home / Curiosidades / Qual o Tempo de Vida de um Gafanhoto?

Qual o Tempo de Vida de um Gafanhoto?

Os gafanhotos são bem conhecidos por suas canções, que são feitas de maneiras diferentes por diferentes subfamílias. Alguns emitem sons esfregando pinos nas pernas traseiras, outros batem as asas em voo, outros esfregam as asas e outros não fazem barulho algum.

Também conhecido por sua capacidade de pular, o gafanhoto possui fortes patas traseiras para permitir pular 20 vezes o comprimento do corpo.

O gafanhoto é um herbívoro. Algumas espécies comem apenas certos tipos de plantas, enquanto outras comem qualquer tipo de planta que encontrar. Sabe-se que destrói colheitas inteiras de algodão, trevo, alfafa e outros grãos, onde o gafanhoto de duas listras come plantas tóxicas para o gado.

Além dos humanos, as moscas são a principal ameaça ao gafanhoto, mas também são comidas por pássaros, répteis, gambás, roedores, coiotes, besouros e aranhas.

Gafanhotos vivem em campos, prados e em qualquer lugar que eles possam encontrar vegetação para comer. Eles podem ser encontrados em quase todo o mundo, exceto nas regiões extremamente frias dos pólos norte e sul. 

O gafanhoto é um animal voador pertencente à ordem Orthoptera e à classe Insecta. Existem cerca de 11.000 espécies. Eles são herbívoros e comumente vistos no outono; alguns aparecem no verão e na primavera. Durante o acasalamento, o gafanhoto masculino deposita esperma na fêmea, que encontra o caminho para os óvulos através de canais conhecidos como micropilos. Um gafanhoto adulto atravessa os estágios ovo, ninfa e adulto e tem uma vida útil de aproximadamente um ano.

Gafanhoto
Gafanhoto 

Ovo

Este é o estágio inicial do ciclo de vida de um gafanhoto. A mãe gafanhoto coloca ovos fertilizados no meio do verão, e eles permanecem 1 ou 2 polegadas sob a areia ou no lixo da folha. Ela as borrifa com uma substância semi-sólida pegajosa que se forma para formar uma casca de ovo. Cada cápsula contém 15 a 150 ovos, dependendo da espécie. Normalmente, um gafanhoto feminino pode colocar até 25 pods. Os ovos permanecem por cerca de 10 meses no outono e no inverno antes de eclodirem nas ninfas durante a primavera ou nos primeiros dias do verão.

Ninfa

Este é o segundo estágio do ciclo de vida do gafanhoto e o estágio inicial durante o qual um jovem gafanhoto vê o mundo exterior. As ninfas parecem gafanhotos adultos, chamados muda, além do fato de serem sem asas e sem órgãos reprodutivos. Eles passam por cinco subestágios, conhecidos como ínstares, antes de se desenvolverem totalmente em gafanhotos adultos; cada ínstar é caracterizado pelo desprendimento da pele da cutícula e pelo crescimento gradual das asas. Para sobreviver, as ninfas começam a se alimentar de uma folhagem suculenta e macia, apenas um dia após a eclosão do ovo. Esse estágio dura cerca de cinco a seis semanas antes das ninfas jovens amadurecerem para gafanhotos adultos.

Muda

A muda ocorre durante o estágio da ninfa. O gafanhoto lança seu exoesqueleto antes de amadurecer e se tornar adulto. Enquanto o exoesqueleto cobre o corpo da ninfa, protegendo-o contra lesões externas, ele inibe seu crescimento devido à sua rigidez e incapacidade de dar espaço à expansão. A ninfa precisa eliminá-la para alcançar o crescimento. Ele sofre de cinco a seis mudas nas quais muda sua estrutura e forma antes de atingir a idade adulta.

Adulto

Este é um gafanhoto totalmente crescido. Demora cerca de um mês para que as asas estejam totalmente desenvolvidas. O gafanhoto maduro é mais móvel que a ninfa, uma característica que os ajuda a caçar e fugir de predadores. Os órgãos reprodutivos são totalmente crescidos, de modo que as fêmeas podem botar ovos e os machos podem fertilizar. No entanto, as gafanhotos fêmeas não botam ovos até as 1 ou 2 semanas de idade, para ganhar peso suficiente antes de começarem a botar ovos. Uma vez que ela começa a botar ovos, a fêmea continua a botar ovos em intervalos de três a quatro dias até morrer. Gafanhotos adultos vivem cerca de dois meses, dependendo do clima.

Gafanhotos podem viver até 7 semanas ou talvez 51 dias como um adulto. Eles têm muitos predadores na natureza. Mas esses predadores não comem necessariamente gafanhotos adultos – eles provavelmente caçam ovos e funis de gafanhotos. Os adultos têm uma expectativa de vida bastante mais longa, precisamente porque são comparativamente menos vulneráveis ​​aos predadores em potencial.

Quanto tempo os gafanhotos vivem?

A vida útil de um gafanhoto adulto geralmente depende de seu comportamento alimentar. Se o gafanhoto é um alimentador especializado, provavelmente morre mais cedo do que aqueles que se alimentam de uma grande variedade de plantas.

A razão pela qual os alimentadores mistos (poliginosos) vivem mais do que os indivíduos especializados (monofágicos) é que os primeiros parecem depender de inúmeras plantas. Os alimentadores mistos podem dar ao luxo de deixar as plantas que são menos nutritivas e só comem plantas ricas em nutrientes.

Existem dois grupos principais de gafanhotos: chifres longos e chifres curtos, determinados pelo comprimento das antenas. O gafanhoto de duas listras, um gafanhoto de chifre curto, é reconhecido pelas listras nas costas, as cores variando devido à localização e maturidade.

O gafanhoto não tem ouvidos. Em vez disso, usa órgãos chamados tímpanos para ouvir, membranas circulares encontradas no abdômen do inseto, onde as patas traseiras se ligam ao corpo. Ele também tem cinco olhos. Os dois olhos grandes estão em ambos os lados da cabeça do gafanhoto, cada um com milhares de lentes únicas, permitindo que ele veja em todas as direções. Os três olhos menores – um na base de cada antena e um entre as duas antenas – são olhos únicos e não se sabe qual é o seu objetivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *