Home / Curiosidades / Qual o Tempo de Gestação de um Sapo? Reprodução e Filhotes

Qual o Tempo de Gestação de um Sapo? Reprodução e Filhotes

Um animal com uma vida e reprodução interessante, que costuma se adaptar em diversos locais do mundo, existindo em praticamente todos os continentes. Como será que se dá a vida de um sapo? Ou melhor, como acaba sendo a gestação de um sapo? Seu desenvolvimento e as adaptações às incertezas de um habitat natural pode oferecer?

Este artigo nasce justamente para sanar todas as suas dúvidas acerca deste tema. Detalhamos as principais partes que são relevantes para que você entenda como ocorre a sua gestação. Ficou curioso acerca deste tema? Basta seguir lendo nosso artigo para entender tudo sobre o tema! Vamos lá?

Sapo Filhote
Sapo Filhote

O Sapo

Atualmente os estudiosos na área afirmam que existam mais de 4.800 espécies de sapo ao redor do mundo, existindo no Brasil cerca de 517 espécies diferentes, visto a necessidade de cada animal se adaptar ao seu local, o ambiente e as suas temperaturas.

Logo, é comum que a gestação de um sapo sofra algumas adaptações ao longo dos anos, porém, nada que mude drasticamente de uma espécie para outra, mantendo o padrão de reprodução de um anfíbio. Sua vida é basicamente dividida entre a fase larval e a fase adulta, sendo a maior parte dela na fase adulta. Nesta, apresentam a pele fria, rugosa e sem escamas.

Algumas espécies acabam sendo venenosas, como o sapo barriga de fogo, que apresenta manchas no seu corpo que servem para se misturar com o chão de florestas. Porém, a gestação de um sapo acaba sendo padrão até mesmo nestas espécies.

Normalmente a alimentação na fase larval se dá através de fontes alimentícias vegetarianas, logo são vegetais a base de sua sobrevivência. Na vida adulta de pequenas presas, como insetos, aranhas, lesmas, minhocas e besouros. As espécies mais conhecidas no Brasil são o Sapo Cururu – o mais populoso -, o Sapo comum e o Sapo Rhinella schneideri.

Reprodução

A grande maioria das espécies de sapos costumam manter a sua reprodução em meses onde a temperatura é regular, ou seja, a maioria das fecundações são realizadas em primaveras e outonos. Para que ela possa acontecer, é comum que o macho emite sinais sonoros, demonstrando assim a sua disponibilidade sexual. Porém, esses sinais podem ser interceptados por predadores, então trata-se de um processo arriscado.

Esse sinal é reproduzido na parte noturna, indicando assim que está pronto para o acasalamento. Por isso, a sua maior ameaça a ser combatida trata-se de morcegos famintos. É comum que a fêmea acabe escolhendo o macho com o canto mais alto para copular. Uma das curiosidades acerca da gestação de um sapo é sobre o momento da fecundação. Normalmente, o sapo fêmea e macho costumam liberar os seus gametas ao mesmo tempo.

Além disso, é comum que o sapo macho abraça a fêmea para assim realizar o processo da fecundação. O processo da gestação de um sapo faz com que os mesmo conseguem sair dos óvulos direto para o meio aquático, dessa forma ele já nascem sabendo nadar.

Aquelas espécies que não contam com riachos, lagos ou afins próximos, acabam criando outro meio de reprodução. É comum encontrarmos uma espécie de espuma produzida pelos mesmos nesta situação, onde mantém os seus óvulos seguros até determinado tempo.

Gestação E Desenvolvimento

Após o processo de acasalamento do sapo, é liberado um saco gelatinoso onde contém em ambiente aquoso. É comum que em um acasalamento sejam liberados milhares de girinos de sapo. Seguindo o processo da gestação de um sapo, podemos acompanhar o seu desenvolvimento, sendo em meio aquoso até que se tornem adultos. É necessário apenas alguns dias para que este saco gelatinoso acaba eclodindo dentro da própria água, liberando assim os girinos gerados na fecundação.

Após isso, é comum que aconteça uma metamorfose, afinal, a respiração do sapo nesta fase se dá por meio de brânquias, precisando ser readaptada para a sua vida adulta. É nesse processo da gestação de um sapo que eles acabam perdendo a sua cauda, sendo essa mais uma característica importante no processo de evolução deste animal.

Normalmente a gestação em um total, onde o animal passa por todas as fases de metamorfose acaba durando algumas semanas. em média, 3 a 6 semanas são o suficiente para que ele alcance a vida adulta. Porém para atingirem a sua maturidade sexual é necessário ter um pouco de paciência. Normalmente essa fase só chega entre os 3 e 7 anos de idade, variando de acordo com a espécie.

Habitat natural

Para que a gestação de um sapo aconteça, sabemos que eles precisam realizar o chamado, demonstrando a sua disponibilidade para o acasalamento. Porém, a mesma acaba sendo um risco para a sua vida. Pensando em evitar esse tipo de situação perigosa, é comum que eles acabam se juntando, assim fica mais difícil que algum predador consiga realizar algo contra a sua vida.

Após passar pela fase de gestação de um sapo, eles costumam viver em ambiente aquático até que estejam prontos para a vida adulta fora da água. Porém, por serem tão pequenos ele acabam correndo riscos, como a possibilidade de ser uma presa fácil.

Ao alcançar a vida adulta, normalmente costumam gostar de ambientes que sejam úmidos, permanecendo próximos de riachos, lagos ou do local de seu nascimento. Existem espécies em praticamente todas as partes do mundo, retirando locais bastantes frios, como o norte do Canadá e afins.

Conclusão

Sabemos que cada gestação de um sapo pode trazer adaptações de acordo com a sua espécie e o seu local de habitação. Porém, todas se dão em ambiente aquático ou úmido, mesmo que seja necessário ser realizado adaptações para tal evento.

Enfim, todos nascem e se desenvolver entre 3 à 7 semanas, sendo esse tempo primordial para a sua sobrevivência. Porém, também acaba sendo o de maior perigo, visto a sua vulnerabilidade por ser uma presa fácil. Gostou das informações contidas em nosso artigo? Deixa nos comentários a sua opinião sobre o nosso tema proposto! No mais, espero ter solucionado as suas dúvidas e até mais!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *