Home / Curiosidades / Qual o Tamanho e Peso de um Filhote de Baleia?

Qual o Tamanho e Peso de um Filhote de Baleia?

Você já parou para pensar sobre qual é o tamanho e o peso que um filhote de baleia nasce? Sabemos que as baleias fazem parte dos maiores mamíferos do mundo, mas você tem noção dessas informações?

Conheça no artigo de hoje essas curiosas informações e aprenda sobre as diferentes espécies de baleias catalogadas e veja qual espécie que consideramos uma baleia, mas na verdade ela faz parte da espécie dos golfinhos. Confira!

Filhote De Baleia
Filhote De Baleia

Características Gerais Das Baleias

As baleias são animais marinhos, mamíferos da ordem dos cetáceos. Estes animais estão divididos em dois grupos de subordem: os Myscticeti e os Odontoceti. A primeira subordem é referente as baleias que possuem barbatanas, já o segundo são as baleias que possuem dentes.

As baleias, independente de sua espécie, apresentam diversas características gerais entre si. São características gerais das baleias:

  • Se comunicam entre as espécies através de sons característicos das baleias;
  • As baleias não possuem guelras, então precisam vir até a superfície para poder respirar;
  • Para ajudar a manter a temperatura de seus corpos a ajudar no armazenamento de energia, as baleias possuem uma espessa camada de gordura;
  • Sua desenvoltura esquelética é bem próxima ao de mamíferos terrestres de grande porte.

Espécies De Baleias

Atualmente possuímos catalogadas 8 espécies diferentes de baleias, sendo elas:

1 – Baleia azul (Balaenoptera musculus) – o maior mamífero existente no mundo, pesando até 200 toneladas e medindo 30 metros de comprimento. Se alimenta de até 4 toneladas de crustáceos por dia, já que não possuem dentes. A baleia azul corre grande risco de extinção por conta da caça.

Baleia azul
Baleia azul

2 – Baleia de bryde (Balaenoptera edeni) – é a espécie menos conhecida, mesmo estando presente em toda costa litorânea. Possui aproximadamente 15 metros de comprimento, podendo chegar a até 16 toneladas. A baleia de bryde se alimenta de pequenos peixes e sardinhas.

Baleia de bryde
Baleia de bryde

3 – Baleia cachalote (Physeter macrocephalus) – esta espécie é a única que consegue mergulhar em grandes profundidades e ficar até 1 hora embaixo da água. Os machos dessa espécie atingem 20 metros de comprimento e 45 toneladas, já as fêmeas chegam a 17 metros e 14 toneladas. Se alimentam de polvos, lulas e peixes.

Baleia cachalote
Baleia cachalote

4 – Baleia fin (Balaenoptera physalus) – esta espécie vive em todos os oceanos no mundo, sendo uma baleia bem comum de se encontrar. Sua alimentação é baseada em zooplanctons e crustáceos, já que não possuem dentes para mastigar e cortar. Elas possuem placas de queratina na boca, que fazem o filtro do alimento.

O corpo da baleia fin pode chegar a até 27 metros de comprimento, pesando cerca de 70 toneladas. Seu corpo é longilíneo, fazendo com que seja a espécie de baleia mais rápida. Isso facilita na captura de alimentos.

Baleia fin
Baleia fin

5 – Baleia franca (Eubalaena australis) – as fêmeas desta espécie costumam ser maiores que os machos. As fêmeas podem chegar a até 17 metros de comprimento. Esta espécie é bastante encontrada no litoral Sul brasileiro, principalmente no estado de Santa Catarina.

A baleia franca frequentas águas mais quentes durante o período de reprodução e deixando de se alimentar, já que seus alimentos ocorrem somente em águas de temperaturas mais frias. Pertencendo à subordem Myscticeti, a baleia franca se alimenta de crustáceos que são sugados enquanto esta espécie nada de boca aberta.

Baleia franca
Baleia franca

6 – Baleia jubarte (Megaptera novaeangliae) – conhecida como baleia corcunda, a baleia jubarte pode atingir até 16 metros de comprimento e pesar até 40 toneladas. A principal característica dessa espécie é o seu salto. Em apenas um salto, a baleia jubarte pode colocar quase o seu corpo inteiro para fora da água. Esta espécie de baleia consegue saltar devido as suas nadadeiras que possuem quase 1/3 de seu corpo.

A baleia jubarte habita o oceano por completo. Elas se alimentam em águas polares, assim como outras espécies, e se reproduzem em águas tropicais durante o inverno. Esta espécie é em comum no litoral nordestino do brasil. Há bastante aparições da balei jubarte na Bahia.

Baleia jubarte
Baleia jubarte

7 – Baleia minke (Balaenoptera acutorostrata) – esta é a menor espécie de baleia já catalogada. As femeas, assim como as baleias franca, são maiores que os machos, podendo chegar a cerca de 8,5 a 8,8 metros de comprimento, enquanto os machos atingem somente 8 metros. A cabeça das baleias minke são diferentes das outras espécies, sendo mais pontudas e achatadas.

Sendo da subordem Myscticeti, as baleias minke se alimentam de pequenos peixes e plânctons. Por terem um porte pequeno, esta espécie acaba servindo de alimentos para as espécies de baleias de porte grande, como as orcas.

As baleias minke podem ser encontradas em diversas partes do oceano, realizando migração somente para se reproduzir e se alimentar.

Baleia minke
Baleia minke

8 – Baleia orca (Orcinus orca) – talvez seja a espécie mais conhecida por toda população. A baleia orca possui uma arcada dentária forte, permitindo que ela tenha uma opção de alimentação bem variada. A orca se alimenta de leões marinhos, golfinhos, tubarões e de baleias de portes pequenos. Vivem em águas profundas de clima polar, vindo para a superfície apenas para respirar e se alimentar.

A baleia orca pertence a família dos golfinhos e não é considerada uma baleia pelos estudiosos. Ela pode chegar a 10 metros de comprimento e até 9 toneladas.

Baleia orca
Baleia orca

Filhote De Baleia: Qual Seu Tamanho E Peso?

As baleias são mamíferos que evoluíram do meio terrestre para o aquático e realizam atividades na água como a reprodução, alimentação, descanso e etc. Elas estão em todos os oceanos do mundo.

A maioria das espécies tem uma única estação reprodutiva por ano, e normalmente as fêmeas se acasalam com mais de um macho a cada estadia, e elas reproduzem de um até seis aos, onde a gestação dura de 10 meses até 1 ano e 5 meses.

Mas qual o tamanho e peso de um filhote de baleia? Esta é uma questão bastante interessante. É difícil generalizar o tamanho e peso de um filhote de baleia, já que as espécies são bem variadas e seus portes também.

Um exemplo que podemos dar é espécie baleia jubarte nasce com 4,5m, pesando aproximadamente 1.300 quilos e ele só para de mamar quando tem um ano de idade e 8 metros de comprimento.

No caso da baleia azul, que é o maior mamífero do mundo, não é surpresa alguma os seus filhotes serem imensos e bem pesados. Segundo com a National Geografic, os filhotes de baleia azul levam até 1 ano para se formarem e crescerem dentro da barriga de sua mãe. Ao dar à luz, o filhote de baleia azul pode nascer com cerca de 7 metros e pesando aproximadamente 3 toneladas. Esses filhotes são alimentados por suas mães apenas com o leite materno, rendendo uma média de 90kg de alimento em seu primeiro ano de vida.

A pele das baleias é lisa, sem pelos. Debaixo da pele, elas possuem uma camada de gordura de até 50 centímetros. Essa gordura protege as baleias do frio, conservando seu corpo quente. As baleias tem o nariz alto da cabeça, por onde soltam o jato de água.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *