Home / Curiosidades / Qual o Predador Natural da Lacraia e da Centopeia?

Qual o Predador Natural da Lacraia e da Centopeia?

Se você já viu uma centopeia em sua casa, pode ter se perguntado por que ela está lá. Embora não sejam terrivelmente comuns, esses insetos são capazes de encontrar seu caminho dentro das casas. As centopéias são conhecidas por seus múltiplos conjuntos de pernas longas e sua característica aparência de alienígena. Existem vários fatores, incluindo a dieta deles, que pode atraí-los para dentro de sua casa. Mas você também já se perguntou quais animais comem as centopeias?

As centopeias são artrópodes e são invertebrados com um exoesqueleto e corpos segmentados, tendo um conjunto de pernas por segmento corporal (curiosamente todas as centopeias têm um número ímpar de segmentos, portanto, ter exatamente 100 pernas não seria possível). Há uma grande variedade de espécies distribuídas em todo o mundo, variando de vários milímetros de comprimento a 30 centímetros (12 polegadas). Alguns são perigosos para os seres humanos através da mordida, que podem ser venenosos.

Embora geralmente não sejam consumidos por pessoas, algumas das variedades maiores são consumidas na China e usadas em fitoterapia. O conteúdo nutricional variará de acordo com as espécies, mas consistirá predominantemente em proteínas e, provavelmente, em vários elementos traços. Devido ao potencial de toxinas, o consumo não seria recomendado e não haveria benefícios específicos em comer centopeias, além de ser perigoso. Centopeias secas ou em pó são usadas na medicina tradicional chinesa, mas amostras não cozidas podem conter um parasita que infecta o cérebro, relatam os cientistas.

Lacraia
Lacraia

Predadores naturais 

Uma variedade de animais comem centopeias e lacraias. Seus predadores naturais são pássaros, ouriços, texugos, musaranhos, ratos, salamandras, besouros e até mesmo cobras. Elas formam um item importante da dieta de muitas espécies e a dieta básica de algumas, como a formiga africana Amblyopone pluto, que se alimenta apenas de centopeias e algumas cobras pequenas.

Pássaros
Pássaros

E o que elas comem?

Elas se alimentam de pragas urbanas, insetos pequenos, aranhas, vermes e afins.

As centopeias, quando encontradas em casa, podem ser benéficas, desde que se tenha muito cuidado com o contato direto com elas. Se você deseja manter esse animal longe da sua casa, precisa cuidar da higiene da residência e tomar providências que mantenham as pragas urbanas afastadas de sua casa, logo, as lacraias e centopeias também se manterão longe.

Centopeias da casa preferem áreas úmidas e escuras. Como resultado, casas com problemas de umidade podem atrair essas pragas. Os moradores podem vê-los em porões, armários ou banheiros, às vezes até em banheiras ou pias.

Remova pilhas de folhas e aparas de grama, troncos, pedras e pedras em sua propriedade. Armazene a lenha do chão. Forneça ventilação adequada nos porões, sótãos e espaços de rastreamento. Selar orifícios, rachaduras e lacunas que permitem que centopéias ao ar livre entrem em uma casa.

Se uma centopeia for encontrada dentro de casa, você poderá se livrar dela com um aspirador. No entanto, você deve entrar em contato com um profissional licenciado de pragas se suspeitar de uma infestação.

As Centopeias são caçadoras de carnívoros

Embora alguns ocasionalmente vasculhem uma refeição, as centopeias são principalmente caçadoras. Centopeias menores capturam outros invertebrados , incluindo insetos , moluscos , anelídeos e até outras centopeias. As espécies tropicais maiores podem consumir sapos e até pequenos pássaros. Para conseguir isso, a centopeia geralmente se envolve em torno da presa e espera que o veneno entre em vigor antes de consumir sua refeição.

Às vezes, as centopéias também recorrem ao canibalismo, principalmente quando um espécime ferido está envolvido. As centopéias são artrópodes solitários que se tornam defensivos e violentos na companhia de outras centopéias.

As centopéias possuem vários mecanismos de defesa. Eles são rápidos e muitas vezes podem superar os caçadores. Eles também possuem garras ou presas venenosas, que podem incapacitar ou matar. O par de pernas final de cores vivas em muitas espécies de centopéias acena em exibição defensiva, alertando os predadores sobre o risco de ataque. Quando agarrada por um predador, uma centopeia é capaz de soltar as pernas para escapar. A centopeia mais tarde regenerará as pernas caídas.

Quando atacados, os milípedes enrolam seus corpos em espirais apertadas, a fim de proteger suas partes inferiores macias. Em defesa, um milípede pode liberar fluidos pungentes de suas glândulas, que repelem potenciais predadores.

As centopéias têm pouca visão, mas são capazes de encontrar presas usando suas antenas. Uma vez presas adequadas, elas usam sua velocidade rápida para capturar, morder e injetar suas presas com veneno paralisante . A picada e a liberação do veneno ocorrem por um par de garras localizadas no primeiro segmento do corpo da centopeia.

Uma vez subjugada, a presa é passada para a boca da centopeia, onde as mandíbulas (dentes) permitem mastigar e consumir a presa. Embora exista a possibilidade de as centopéias morderem um proprietário ou animal de estimação, elas geralmente são consideradas benéficas, pois ajudam a controlar outras populações de pragas.

Hábitos

As centopéias costumam passar o inverno ao ar livre em situações protegidas e depositam seus ovos durante o verão, geralmente no solo ou no solo. Sabe-se que as fêmeas de Scutigera produziram 35 ovos durante um período de dias

Elas mordem?

As centopéias são venenosas. Seu veneno lhes permite atacar presas e se defender de predadores e outros inimigos naturais. Normalmente, o veneno da centopeia não coloca a vida em risco para os seres humanos, embora a picada possa ser dolorosa.

Embora possível, as picadas de centopeia são raras e seu veneno apenas causa irritação leve. E como comem insetos, a maioria das pessoas os considera inofensivos e até benéficos. No entanto, eles podem se tornar um incômodo. Os moradores preocupados podem esmagar uma centopeia da casa, o que pode deixar manchas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *