Home / Curiosidades / Qual o Animal Tem o Maior Cérebro no Mundo?

Qual o Animal Tem o Maior Cérebro no Mundo?

Distinguimos os animais por suas características, seja elas visíveis ou não. Normalmente costumamos fazer essa diferenciação olhando alguns detalhes a vista, como seu tamanho, cor do pelo – pena, pele, etc -, pela dentição, se são vertebrados ou invertebrados. Enfim, é possível fazer várias divisões e subdivisões para separar os indivíduos da fauna. Um traço que também pode ser levado em consideração para realizar essa separação é o tamanho do seu cérebro. Você sabe qual animal tem o menor cérebro na natureza? Não? Vamos falar dele logo a seguir. 

O maior cérebro do mundo animal 

As baleias sempre aparecem em listas quando o assunto é tamanho, e não poderia ser diferente dessa vez. A baleia azul é a dona do posto de animal com o maior cérebro do mundo. Este seu órgão pesa em torno de 10 quilos. Dá para ter dimensão desse número? É como carregar 10 sacos de um quilo de arroz dentro da cabeça. Ele tem o peso de um carro. Imagina o volume. Isso que é um cérebro de grandes proporções. O segundo lugar fica com o maior indivíduo terrestre. Ele mesmo, o elefante africano. Seu encéfalo pesa 5,4 quilos. Mas, se formos fazer essa comparação usando espécies com cérebros com proporções equivalentes ao tamanho de seus corpos, então, nós, seres humanos, ocupamos o primeiro lugar desta lista. 

Baleia Azul

Tamanho não é documento

E você pode até achar que o tamanho do cérebro está diretamente relacionado à inteligência, mas isso é mito. Por exemplo, se medirmos o intelecto levando em consideração a capacidade de raciocínio e o nível de complexidade do neocórtex – local do encéfalo dos mamíferos responsável pela comunicação e o pensamento -, esse título também iria para os humanos. Mas esta região ainda é desconhecida e precisa ser mais profundamente estudada. Porém, de acordo com alguns especialistas, o cérebro humano deveria ser considerado apenas uma versão maior encéfalo dos primatas. 

Os cientistas acreditam que este, no homem, desenvolveu-se de forma rápida, impulsionado pela evolução das estruturas sociais e comportamentais, consideradas bem complexas. Outros acreditam que ainda está em desenvolvimento, mas talvez não tenhamos tempo de presenciar essas descobertas – já que estamos destruindo nosso habitat. 

Os bichos mais inteligentes do mundo animal 

1 – Polvo

O polvo é capaz de espalhar informações de proporções culturais entre si. Além de ter a habilidade de se comunicar por meio de flashes, padrões e cores. Detêm uma capacidade incrível de aprendizagem espacial, além de ser capaz de navegar e pôr em prática técnicas de caça. Ele consegue manipular objetos tão bem como nós. 

Polvo
Polvo

2 – Abelha

As abelhas utilizam conceitos abstratos e simbolismo para solucionar questões diárias. Dispõe uma memória caleidoscópica de cada flor que está dentro de uma área de vários quilômetros. Também existe uma forma de aprendizagem entre as mais novas e as mais velhas: as experientes ensinam as iniciantes quais são as melhores flores da região. 

E sua habilidade não para por aí. Sabia que a abelha é capaz de se automedicar dentro da colméia, de maneiras diferentes? Isso sem contar a estrutura complexa feita por ela para armazenar o mel.  

Abelha
Abelha

3 – Elefante

Olha o elefante por aqui, de novo. Esse gigante que vive em florestas e savanas tem capacidade social bem evoluída, além de certos comportamentos inteligentes que demonstram afeto e compaixão pelos outros.  Conta com uma memória incrível e, por este motivo, é capaz de lembrar de amigos e inimigo por cerca de 50 anos, ou até mais, dependendo da sua saúde e de sua expectativa de vida. Ele costuma viver até os 60 anos de idade, o mais velho registrado chegou aos 80. 

Em cativeiro, se mostra um excelente artista. Consegue se comunicar por meio de vocalizações. É um indivíduo cooperativo, colaborativo e consolador. E por ser tão sensível, fica triste quando precisa encarar a morte de alguém. 

Elefante
Elefante

4 – Formiga 

Conhecida pela coletividade, ela também apresenta uma excelente inteligência individual. Consegue lembrar de rotas grandes e pode caminhar por muito tempo, mesmo assim ela sempre terá certeza para onde está indo. É um indivíduo que cuida da família. 

A formiga é a segunda sociedade da terra a desenvolver atividade agricultural.

Formiga 
Formiga

5 – Golfinho

O golfinho que vive em cativeiro é capaz de lembrar das “conversas” com amigos de tanque por 20 anos. Consegue se reconhecer na frente de um espelho. Adora inventar novas formas de caçar peixe. 

No mar aberto, utiliza de esponjas para se proteger de pedras próximas a ele. Socializa com frequência com os humanos. 

Golfinho
Golfinho

Curiosidades

  • Cérebro nas patas? Estranho, mas essa é uma das características da aranha, que tem pedaços do cérebro em suas patas. Isso acontece porque o encéfalo é grande demais para seu corpo e acaba migrando para outras regiões. 
  • A sanguessuga é conhecida por ser um método pouco ortodoxo da medicina para limpar férias, mas aposto que você não sabe que ela tem 32 cérebros. Na verdade, é um só, mas ele é separado em 32 gânglios. 
  • A lula gigante se alimenta pelo cérebro. A comida passa por este órgão, que tem o tamanho de uma rosquinha, para poder chegar no esôfago. 
  • Formigas sofrem lavagem cerebral de um fungo chamado Cordyceps. Ele se alimenta das partes não vitais de seu hospedeiro. 
  • Apesar de ter um cérebro pequeno, a vespa da espécie Megaphragma mymaripenne consegue realizar funções complexas. 
  • As ascídias – espécie de saco vivo que mora fixada em corais – comem o próprio encéfalo. 
  • Existe uma espécie de peixe que tem cérebros em tamanhos diferentes entre macho e fêmea. Sendo o macho tendo este com medida superior. 
  • O Pica-Pau tem uma bolsa de ar no crânio, está protege o órgão de impactos. 
  • O cachorro Cavalier King Charles Spaniels pode ter o encéfalo grande demais para o seu crânio devido uma doença chamada siringomielia. Isso ocorreu devido às “melhorias” feitas na raça com o decorrer dos anos. 
  • O grupo dos Corvídeos detêm as espécies de aves mais inteligentes do reino animal. Esse conjunto conta com gralhas, gaios e corvos. 

Está vendo como tamanho não é documento? Pelo menos não quando falamos em inteligência, inclusive no mundo animal. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *