Home / Curiosidades / Qual É O Preço Do Periquito Australiano?

Qual É O Preço Do Periquito Australiano?

Certamente você já deve ter visto um periquito australiano por ai. É um animal extremamente popular e de boa densidade geográfica, o que o permite ser visto em muitos e diferentes locais. Também é conhecido como periquito comum, mas seu nome científico é muito mais difícil de ser pronunciado ou escrito. Hoje, além do preço você conhecerá um pouco mais desta carismática ave.

Periquito Australiano
Periquito Australiano

O Periquito Australiano Ou Comum

Seu nome científico é melopsittacus undulatus, sendo um psitaciforme da família psittacidae sendo o único do gênero melopsittacus. Sua alimentação é composta majoritariamente da ingestão de sementes e é atualmente o terceiro animal de estimação mais apreciado em todo o mundo, ficando apenas atrás dos cães e dos gatos. Em outras palavras é muita popularidade para uma só ave, não que este pássaro não mereça, obviamente ele merece. Do inglês budgerigar, como é conhecido, o periquito australiano possui uma personalidade curiosa que tem despertado a atenção de tutores inexperientes na criação de pássaros mas também de tutores muito experientes que se cativaram com as características deste animal.

Ainda sobre a sua situação em liberdade, costumam andar em grandes bandos. Durante o voo produzem sons dos mais diversos, sons estes que são igualmente emitidos quando os mesmos estão se preparando para pousar em um galho, por exemplo. Estes animais podem acabar realizando a migração juntamente ao seu bando a depender das condições de seu habitat. Por exemplo, se o seu presente habitat se torna seco e inviável para a sua sobrevivência, e a sobrevivência do bando todos acabam por realizar a migração para um lugar com maior disposição de comida e com condições climáticas mais favoráveis.

Características Físicas Que Você Deve Conhecer

Os periquitos são animais de pequeno porte. E quando falamos pequeno porte, estamos de fato falando de algo extremamente pequeno. As fêmeas são ligeiramente maiores que os machos, podendo chegar a pesar quarenta gramas, enquanto o sexo oposto pode atingir até os trinta e quatro gramas. A envergadura presente no corpo deste animal é de aproximadamente dezoito centímetros. Uma curiosidade interessante é que quando criado em cativeiro, os periquitos australianos tendem a ficar maiores do que suas versões criadas livremente na natureza. Outra diferença também interessante diz respeito as cores, somente quando criado em cativeiro estes animais podem apresentar as cores azul, cinza, violeta, amarelo e branco.

Quando criado na natureza a cor do periquito se limita a um tom cintilante de verde com preto. Todo o seu corpo se apresenta em um tom de verde com manchas pretas em formatos diversificados que se estendem desde a cabeça até a sua cauda costumeiramente apenas na parte posterior da ave.

Em relação a sua cabeça, a fronte da mesma é amarela com a disposição de algumas manchas roxas. Abaixo da cabeça no que seria o pescoço, aves criadas livremente tem caracteristicamente uma sequência de três manchas pretas.

Quanto a sua cauda a mesma é composta por penas em um tom de azul bem escurecido com manchas amarelas. As suas asas são similares, mesclando penas pretas com verde e manchas centralizadas em um tom amarelado. Algumas manchas somente podem ser vistas inclusive quando a ave esta a voar.

Uma curiosidade em relação ao periquito australiano é que suas penas são fluorescentes quando exposto sob raios ultravioletas. Ainda sobre suas características físicas o bico do periquito australiano não chama muita atenção quando encaramos o animal e isso acontece porque há a presença de muitas penas o encobrindo. Sistematicamente a parte superior do bico é substancialmente maior que a inferior.

O Periquito Australiano E A Sua Relação Com Seres Humanos

O periquito australiano é uma das duas únicas espécies de psitaciforme que foram verdadeiramente domesticadas pelo ser humano. Além dele a outra foi a ave chamada de inseparável de fases rosadas, uma ave incrivelmente maravilhosa e com aparência particularmente exuberante.

E por falar em relação com humanos, o periquito comum/australiano pode aprender a falar, isso mesmo, com paciência e um bom investimento de tempo, é possível treinar a ave de modo que ela pronuncie algumas palavras. Estes animais são criados e reproduzidos em cativeiro desde mil oitocentos e cinquenta. O periquito australiano foi visto pela primeira vez em meados do ano de mil oitocentos e cinco.

Se depois de todos estes apontamentos você se sente ainda mais seguro para adquirir o seu periquito australiano, o custo médio desta ave é de aproximadamente cem reais. Mas é preciso que você tenha todo o suporte para recebê-lo em sua casa. Como por exemplo uma gaiola ampla e arejada, que deve conter poleiros para o animal, bem como deve haver comedouros e bebedouros para que o seu periquito se alimente.

A Criação Do Periquito Australiano

Com todo o local preparado para receber o seu novo pet, reunimos aqui algumas dicas que auxiliarão com que você proporcione ainda mais qualidade de vida para esta ave que possui a expectativa de vida de em média treze anos.

O periquito australiano quando criado em cativeiro segue seu instinto selvagem e não gosta de ficar sozinho ou isolado, convivendo bem em casais, em grupos ou até mesmo com outras espécies de aves. São animais noturnos e como tal precisam de um local para dormir que seja tranquilo durante a noite. Com a privação de boas noites de sono sua expectativa de vida pode diminuir substancialmente e a qualidade de vida do animal não será a mesma. Para favorecer a sua noite de sono ainda é recomendado limitar tanto a luz quanto o barulho no local em que a ave dormirá.

Outra dica que garantirá a saúde e a vitalidade da sua ave diz respeito a proteção contra o frio e o vento que você deve fornecer. Embora o periquito australiano seja um exemplo de ave forte, por assim dizer, essa proteção é fundamental principalmente durante o inverno.

Quanto aos comedouros e bebedouros, os mesmos devem ser limpos diariamente. A água deve ser trocada todos os dias e você deve retirar os restos de alimento da gaiola. Estes cuidados evitam a exposição da ave a fungos e bactérias que podem comprometer a sua qualidade de vida e a sua saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *