Home / Curiosidades / Qual é a Diferença Entre Onça e Leopardo?

Qual é a Diferença Entre Onça e Leopardo?

Como pessoas que sabem muito sobre os animais, outras pessoas muitas vezes nos perguntam qual é a diferença entre um leopardo e uma onça. À primeira vista, pode-se facilmente cometer o erro de confundir os dois, por isso decidi fazer uma comparação para você. Essa comparação vai além da aparência, aprofundando o design, a composição e o comportamento desses magníficos predadores com imagens para ajudar a ilustrar os pontos.

Você também gostaria de saber quais as principais diferenças entre o leopardo e a onça? Continue lendo esse artigo que eu te contarei todas as diferenças.

Onça
Onça

Distribuição

A onça-pintada é encontrada nas Américas. Historicamente, eles ocorreram no norte da Califórnia, no entanto, a população dos Estados Unidos está amplamente extinta. Estende-se para o sul pela América Central e para a Argentina e é conhecido como um gato do novo mundo.

As populações de leopardo são encontradas na China e na Índia, no Oriente Médio e na África. É referido como um gato do Velho Mundo.

Tamanho

  • Leopardo fêmea: 20 – 60 kg
  • Jaguar fêmea: 85 – 90 kg
  • Leopardo masculino: 40 – 80kg
  • Jaguar masculino: 110 -120 kg

Arvorismo

A maioria das pessoas também acredita que as onças não escalam árvores. Eles são gatos e, portanto, mais do que capazes de fazê-lo, mas a maior parte da literatura sugere que eles apenas escalam árvores quando estão sob pressão e quando são confrontados por pessoas ou cães.

No entanto, no Projeto Onçafari, eles puderam observar onças-pintadas em várias árvores e desmascararam esse mito. Os pesquisadores têm armadilhas fotográficas posicionadas em várias árvores e foram capazes de localizar pelo menos dez árvores na área de pesquisa, de várias espécies, que mostram evidências claras de escalada em árvores.

As onças-pintadas não são tão ágeis nas árvores quanto os leopardos e certamente não passam tanto tempo nas árvores, mas são totalmente capazes de fazê-lo. Do ponto de vista do design, é interessante observar o comprimento da cauda. O leopardo é muito arbóreo e tem uma cauda longa para ajudar no equilíbrio.

A onça-pintada tem uma cauda muito mais curta, um indicador de que o arvorismo é menos importante em sua vida. O motivo: falta de predadores. Os leopardos precisam aumentar suas mortes para evitar outros predadores, como leão, hiena e cachorro selvagem. As onças-pintadas são o ápice predador das Américas e, portanto, não têm motivos para precisar matar as árvores. Eles simplesmente superam tudo o mais no chão!

Territórios

Este é um dos aspectos menos conhecidos do estilo de vida das onças-pintadas. Há uma grande diferença em relação ao território que conhecemos. Os leopardos são muito territoriais e patrulham ativamente, demarcam e lutam por terras. Eles não permitirão que outros leopardos entrem em sua área.

As onças-pintadas são menos territoriais e utilizam mais um ambiente familiar descontraído. Há uma grande sobreposição entre as áreas domésticas da onça-pintada e essas não são tão ativamente gerenciadas e patrulhadas.

Estudos recentes do Brasil mostraram que as onças-pintadas não mostram forte agressão ou defesa territorial contra outras onças-pintadas. Uma onça-pintada terá uma área ‘central’ na qual ele / ela pode ser o único gato, mas essa área é pequena em relação à terra usada por esse indivíduo.

No Pantanal, uma onça-pintada macho pode usar até 170 km2 e uma fêmea mais próxima em 70 km2. Os leopardos machos da Reserva de Caça Londolozi (Parque Nacional Kruger) podem ter um território de aproximadamente 40 km2 e uma fêmea de aproximadamente 15 km2. Embora possa haver uma grande variação nesses números, as médias servem para ilustrar como os Jaguares utilizam uma área incrivelmente grande.

Alimentação

Os leopardos são o gato com a alimentação mais variada. Eles comem praticamente qualquer coisa. A lista atual de dietas para um leopardo fica em pouco menos de 100 espécies. As onças-pintadas não estão muito atrasadas com 85 anos.

Na verdade ambos os gatos mostram sinais de que são capazes de se adaptar à alimentação do que estiver na área. No Pantanal, as onças-pintadas comem um grande número de animais grandes, como gado. Dizem que a onça-pintada é o único gato grande, que mostra um gosto particular por répteis (tartarugas, tartarugas, jacarés e cobras).

Leopardo
Leopardo

Mortes em Movimento

Ambas as espécies mostram uma tendência a mover uma matança depois que ela é feita. No entanto, devido à natureza da presa, uma onça geralmente arrasta seu prêmio enquanto caminha para trás. Um leopardo, por outro lado, puxa-o para a frente. As onças-pintadas não tentam esconder suas mortes usando folhas ou areia, uma prática frequentemente vista com leopardos.

Tamanho e forma do corpo

A onça é um pouco maior que o leopardo. Possui testa mais larga, mandíbulas mais largas, corpo mais robusto e abdômen em forma de barril. O leopardo é mais magro e possui um tronco elegante e membros mais longos.

Coloração

A onça-pintada e o leopardo têm peles douradas cobertas com manchas pretas em forma de flor, mais conhecidas como rosetas. Jaguar tem grandes rosetas com manchas escuras no meio. O Leopard possui rosetas menores, mas mais numerosas, bem compactadas, sem pontos centrais. As onças-pintadas e os leopardos podem ser completamente de cor preta (formas melanísticas).

Técnicas de caça e força da mordida

O leopardo morde a garganta de sua vítima e a sufoca até a morte. A onça-pintada usa dois métodos para matar sua presa. Ele perfura o crânio da presa com seus caninos ou esmaga a coluna quebrando o pescoço. Além de técnicas incomuns de matar, a onça-pintada oferece a força de 2.000 libras por mordida. Ele tem a mordida mais poderosa de todos os mamíferos.

Vida Independente e território

A onça-pintada jovem se prepara para a vida independente, com 14 a 15 meses de idade. O leopardo jovem fica com a mãe um pouco mais, geralmente até os 18 a 24 meses de idade. O leopardo ocupa um território menor que a onça-pintada, mas a defende de forma mais agressiva. A onça-pintada ocupa um território maior, mas tem uma atitude mais relaxada em relação aos invasores.

Conclusão

E então, conseguiu perceber quais as principais diferenças existentes que diferem uma onça de um leopardo? Creio que depois desse incrível conteúdo você nunca mais irá confundir.

Não esqueça de compartilhar esse artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *