Home / Curiosidades / Qual é a Diferença Entre Lula e Polvo?

Qual é a Diferença Entre Lula e Polvo?

Quando buscamos estabelecer a diferença entre qualquer coisa é preciso antes de mais nada conhecê-las bem, não é mesmo? E aqui não poderíamos fugir deste princípio básico das listas contendo diferenças. Então antes de traçarmos as principais diferenças entre uma e outro, o polvo e a lula, vamos apresentar cada um destes animais e desta forma você mesmo será possível estabelecer diferenças entre ambas, como tamanho, classificação, ordem e afins.

Está preparado para conhecer um dos animais mais inteligentes do planeta? E um animal curioso e diferente? Então vamos lá

Lula Animal
Lula Animal

O Animal Invertebrado Mais Inteligente Do Planeta Foi O Que Você Disse?

O animal invertebrado mais inteligente do planeta é o polvo que possui mecanismos de defesa fantásticos dos quais falaremos um pouco ao longo deste post. Estes animais integram a classe cephalopoda, ordem ocotpoda e como tal possuem oito braços fortes cobertos por ventosas. Estes braços se dispõe ao redor da boca deste animal que ao contrário das lulas não apresenta esqueleto interno (esta já é uma das diferenças entre estas duas espécies) e nem mesmo possui esqueleto interno. Em outras palavras o seu corpo é totalmente mole e sua cabeça lembra um pouco um saco com olhos centralizados e muito atentos e um bico córneo igualmente centralizado. São animais com um sistema nervoso altamente desenvolvido e por isso o posto de animal invertebrado mais inteligente do mundo sendo até mesmo capaz de utilizar ferramentas similarmente como nós seres humanos.

O seu corpo é mole, mas esta é uma característica presente em todos os moluscos, assim como o polvo que é um molusco marinho. Os polvos são animais muito interessantes com suas particularidades e suas complexidades. São animais capazes de viver em alta profundidade e de se defender genuinamente de seus predadores.

A sua alimentação é carnívora em toda a sua vida. Sendo seus principais alimentos as lagostas, os camarões, os crustáceos, os peixes e os caranguejos. Em relação aos seus predadores estão os tubarões, as moreias, as raias, alguns mamíferos marinhos, peixes de grande porte e nós seres humanos. No caso do consumo humano o polvo é muito apreciado na alta gastronomia.

Em relação ao seu porte é difícil precisar, uma vez que o porte do polvo depende de sua espécie. O polvo octopus vulgaris pode atingir cerca de um metro e meio de comprimento e pesar pouco mais de dez quilos, em contrapartida o polvo gigante pode medir mais de nove metros e pesar mais de cinquenta quilos.

Conhecendo A Lula

A lula também é um cefalópode, integrando desta maneira a mesma classe que o polvo. Os cefalópodes é a classe dos animais que possuem braços na região na cabeça, o que sabemos que é comum entre estes dois animais. As lulas ao contrários de outras espécies que integram o mesmo filo possuem o corpo mole e macio, não tendo desta maneira uma casca dura externa ou interna. A sua locomoção é feita por meio de um tipo de propulsão e por um jato.

O tamanho médio das lulas não costuma superar cerca de sessenta centímetros mas já foram identificadas lulas colossais com mais de catorze metros.

São animais carnívoros se alimentando de vertebrados, peixes e outros cefalópodes. Tem como fonte de ingestão a sua potente mandíbula móvel que é capaz de rasgar completamente a sua presa. O que ajuda ainda a liquidar a sua vítima são suas glândulas salivares que neste momento de abate se transforma em poderosas glândulas de veneno.

Em relação a sua reprodução as fêmeas não cuidam dos ovos após a postura isso porque os próprios ovos apresentam um tipo de fungicida e bactericida. Mas estes fungos podem acabar matando o embrião.

Estabelecendo Diferenças E Semelhanças

Tanto os polvos quanto as lulas são moluscos marinhos e integram a classe dos cefalópodes. Os moluscos marinhos e isso vale para todos que integram esta definição, são tidos como os invertebrados que desenvolveram o maior tamanho corporal. E em relação a isso é possível traçar a primeira diferença entre ambos, o polvo e a lula.

O maior exemplar de polvo foi registrado com aproximadamente seis metros de comprimento, enquanto a maior lula registrada passou dos dezesseis metros de comprimento. Mas se analisarmos a média, os polvos apresentam o tamanho médio maior do que as lulas.

Para quem não é muito fã e não conhece as criaturas marinhas ao certo pode acabar tendo dificuldade para identificar tanto o polvo quanto a lula, mas uma dica é analisar o corpo do animal. As lulas são mais alongadas que os polvos que em contrapartida apresentam um corpo mais arredondado.

Outra característica que distingue estes dois é em relação ao corpo de cada um, enquanto as lulas apresentam nadadeiras, ou polvos não a possuem. Os polvos vivem nas profundezas do mar se arrastando de um lado para o outro, as lulas por sua vez, por conta das nadadeiras que possuem se deslocam nadando próximo a superfície onde encontram as suas principais fontes de alimento.

Um semelhança entre o polvo e a lula é que ambos os animais são muito apreciados na alta gastronomia por chef’s do mundo inteiro. Felizmente no Brasil são encontradas abundantemente na costa.

O Lula Molusco, Os Polvos E Outras Coisas

Você conhece o Lula Molusco? É um personagem muito conhecido do desenho Bob Esponja. O Lula Molusco é o quase amigo mau humorado do Bob Esponja (estrela do desenho). Contudo, ao contrário do próprio nome, o Lula Molusco não é uma lula, o Lula é na verdade um polvo. Podemos perceber isso por conta do formato do seu corpo. Corpo este que é mais arredondado e sem as nadadeiras que falamos estar presente nas lulas.

Os polvos são sempre assimilados ao substrato marinho visto que vive nas profundezas e não é habitual o ver nadando. Mas nada de pensar que este animal não nada, os polvos nadam sempre que precisam fugir.

Infelizmente ambos os animais, tanto o polvo quanto as lulas, tanto fêmeas quanto os machos, morrem após o período reprodutivo, o que os leva a ter uma expectativa de vida baixíssima por volta dos dois ou três anos apenas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *