Home / Curiosidades / Qual É A Ave Símbolo Do Brasil?

Qual É A Ave Símbolo Do Brasil?

Todo país tem seus símbolos e emblemas, muitos deles estão ligados a cultura, a nacionalismo e poder. E com o Brasil não é diferente, porém, aqui não iremos falar de um animal símbolo oficial, mas sim de um culturalmente considerado símbolo do país por conta da sua popularidade e representatividade.

Por isso, caso você não saiba, hoje iremos revelar para você qual é a ave símbolo do Brasil e trazer um apanhado de informações contando tudo que você precisa saber sobre esse animal. Já sabe de qual animal estamos falando? Então vem com a gente que vamos te contar.

Sabiá-laranjeira Características Físicas
Sabiá-laranjeira Características Físicas

Características Básicas

Antes de falar as características básicas imaginamos que você queira saber primeiro qual ave estamos falando, não é mesmo? Então para começar vamos falar algumas características da Sabiá-laranjeira, a ave símbolo do Brasil. A Turdus Rufiventris é o nome científico da nossa conhecida sabiá-laranjeira, ela é a mais conhecida de todas as sabiás, por isso acabou sendo nosso símbolo, por toda sua popularidade.

Ela é uma ave muito comum não só no Brasil, mas como também em toda América do sul, onde é facilmente identificada por conta da cor ferrugem alaranjada presente em seu peito e também por conta de toda a beleza do seu canto, que é inclusive tema de diversas músicas no interior do nosso país. A sabiá-laranjeira já era símbolo de São Paulo muito antes de se tornar a ave símbolo do Brasil, sendo símbolo do estado desde 1966. E também já foi capa da Copa das confederações em 2013.

Hábitos E Vida

Em relação aos hábitos e a vida da sabiá-laranjeira temos que ela é uma ave que geralmente habita locais aberto como campos e florestas não muito densas. Mas você provavelmente mora na cidade e já deve ter esbarrado com uma, não é mesmo?

Isso se dá a grande adaptabilidade desse animal, fazendo com que ele consiga viver em diversos tipos de ambientes, o que é responsável por ele estar espalhado por toda América do sul. É uma ave que põe de 2 a 4 ovos por gestação, e que são chocados em aproximadamente 15 semanas nos ninhos que são feitos entre setembro e janeiro.

Seu canto é muito melódico e pode ser ouvido em até 1 km de distância, o que acaba denunciando facilmente sua presença, com cantos de até 2 minutos de duração, atingindo mais de 10 notas em sua melodia principal. Essa ave também costuma imitar cantos de outras aves, adicionando pedaços de suas melodias em seu próprio canto, fazendo assim uma melodia ainda mais impressionante.

Sabiá-laranjeira Símbolo do Brasil
Sabiá-laranjeira Símbolo do Brasil

Cultura

Desde 2002 a sabiá-laranjeira é tida como ave principal da comemoração do dia dos passaros, que é realizada no dia 5 de outubro, e para você imaginar tamanha importância, o decreto que tornou a ave como centro da comemoração foi presidencial. Tudo isso por conta da sua importância cultural, por ser a ave mais popular do Brasil, por estar presente em diversos sonetos de grandes autores, por ser referência em diversas músicas Brasil a fora.

Onde já foi citada inclusive por diversos políticos de renome, onde inclusive foi enviado um ofício ao presidente Fernando Henrique Cardoso justificando o motivo pelo qual tal ave tinha larga distribuição no país. O motivo? Foi julgada a mais inspiradora dentre as aves, a aclamada e decantada no sentimento da população.

Criação

Por conta de sua grande distribuição e pelo hábito culturalmente enraizado no Brasil de criação de aves, a sabiá-laranjeira também é uma das grandes aves que os brasileiros costumam criar e exibir. Porém é preciso tomar alguns cuidados com o ambiente de criação, como iremos trazer aqui para você. Como trata-se de um animal que vive normalmente em qualquer ambiente, adaptável, ele é um animal que é relativamente fácil de se criar, podendo ser um animal doméstico facilmente.

Porém é preciso ter atenção ao local onde será criado, pois é ideal que o local da criação seja arejado e próximo a áreas verdes para poder dar conforto ao animal. Além disso, é necessário que a gaiola seja confortável para o sabiá-laranjeira, então se você deseja realmente criá-lo, utilize gaiolas bastante espaçosas, tendo por volta 70cm x 70cm, dando a melhor condição possível ao animal.

Sabiá-laranjeira
Sabiá-laranjeira

Cuidados

Em relação aos cuidados do sabiá-laranjeira iremos trazer aqui os pontos básicos, porém importante para fazer com que o animal tenha uma boa vida enquanto estiver em cuidados humanos. É importante salientar que os cuidados com o animal devem ser diários, ou seja, cuidar de um sabiá irá ser algo como criar qualquer outro animal. Água e alimentos devem ser colocados diariamente, assim como deve ser feita a limpeza do viveiro semanalmente, para que não ocorra a formação de bolor deixado resto de alimentos.

É importante também deixar a disposição uma banheira, já que o sabiá gosta bastante de se banhar durante o dia, então é importante colocar sempre água limpa para isto. E por fim, é importante lembrar que o sabiá-laranjeira não é um animal que gosta da exposição direta ao sol, então tenha esse cuidado, e também lembre-se que ele é um pássaro extremamente territorialista, então talvez exista problemas se colocá-lo junto com muitos pássaros.

Alimentação

Em relação a alimentação temos que o animal se dá bastante bem com as rações específicas para a espécie, podendo ser encontrada de várias marcas, tendo apenas o cuidado de guardá-la em local seco e arejado. Em relação ao alimento natural, o sabiá gosta bastante de coquinhos como dendê e também de banana, então é interessante adicionar esses alimentos a sua dieta. E por fim você ainda pode adicionar farinha de ostra que é um grande atrativo para o animal, além de ser uma ótima fonte de cálcio.

Sabiá-laranjeira
Sabiá-laranjeira Alimentação

Conclusão

Conhecer nosso país e nossa cultura é extremamente importante, por isso, trouxemos hoje para você um apanhado geral do sabiá-laranjeira, a ave símbolo do país e grande inspiração para poetas e músicos. E com isso esperamos ter sanado todas as suas dúvidas e questionamentos sobre esse belíssimo animal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *