Home / Curiosidades / Qual a Velocidade Máxima de um Tubarão Por Espécie?

Qual a Velocidade Máxima de um Tubarão Por Espécie?

Quão rápido um tubarão pode nadar? Esta pergunta pode surgir em sua mente enquanto você assiste calmamente a um vídeo de tubarão ou mais urgentemente enquanto nada ou pratica mergulho e pensa que pode ter visto uma barbatana em torno de você. Se você está pescando, pode se perguntar se o tubarão será capaz de superar o seu barco.

Os tubarões possuem um mecanismo para aumentar a velocidade à medida que atacam suas presas, como leões e tigres em terra. Eles precisam ser capazes de nadar rápido o suficiente para perseguir suas presas por curtas distâncias e depois fazer a investida para matar. A velocidade de um tubarão também depende das espécies. As espécies menores e aerodinâmicas são capazes de velocidades mais altas do que os tubarões maiores e mais volumosos.

Tubarão Mako
Tubarão Mako 

Velocidade de natação do tubarão médio

A regra geral é que os tubarões podem navegar a cerca de 8 km / h – aproximadamente a mesma velocidade que o nadador olímpico mais rápido. Se você é apenas um bom nadador, eles vencem. Mas muitas vezes eles estão nadando a uma velocidade mais lenta de cerca de 2,4 km / h.

Estes peixes são predadores. Os tubarões podem nadar muito mais rápido em rajadas curtas quando estão atacando presas. Nesses momentos, eles podem atingir cerca de 20 km / h, a velocidade de um humano correndo em terra. Uma pessoa na água que enfrenta um tubarão no modo de ataque sério tem poucas chances de nadar rápido o suficiente para escapar.

Embora os ataques de tubarão contra seres humanos recebam grande publicidade, a realidade é que não somos um alimento preferido para os tubarões. A maioria dos ataques ocorre quando um nadador parece ou cheira como uma espécie de presa comum. Os nadadores em roupas de mergulho pretos na água, onde as focas são encontradas, podem estar em risco, assim como os mergulhadores com lanças carregando peixes com lanças. É relativamente raro os tubarões atacarem um ser humano nadador e, mesmo em casos de naufrágios maciços, análises posteriores geralmente mostram que quando os tubarões se alimentam de seres humanos, geralmente é depois que eles estão mortos.

Pensa-se que os tubarões capazes de nadar notavelmente mais rápido, como o Shortfin Mako e o Tubarão Branco, porque seu sangue é um pouco mais quente que o de outras espécies. Essas espécies específicas são capazes de manter uma temperatura interna regular, apesar de entrar em águas mais frias ou mais quentes. Essa capacidade minimiza a quantidade de energia necessária para regular a temperatura do corpo, para que essa energia possa ser melhor utilizada na obtenção de velocidades mais altas. Existem também muitas espécies maiores que apenas medem uma velocidade de cruzeiro de cerca de 2,4 quilômetros por hora. Essas variações deixam claro que as velocidades médias revelam pouco sobre espécies específicas de tubarões.

Tubarão mais rápido: o Shortko Mako

Mako
Mako

Numa corrida entre diferentes tipos de tubarões, o tubarão-mako ( Isurus oxyrinchus ) seria o vencedor. É a chita de predadores oceânicos. Relata-se que este tubarão robusto e aerodinâmico foi cronometrado a 50 km / h, embora algumas fontes digam que ele pode atingir velocidades de até 96,5 km / h. Este é um tubarão conhecido por perseguir e capturar peixes ainda mais rápidos, como o peixe à vela e o espadarte, que podem atingir velocidades superiores a 100 km / h ao saltar. O mako também pode realizar saltos gigantes de até 6 metros na água.

Pesquisadores da Nova Zelândia descobriram que um jovem mako podia acelerar de um ponto morto para 30 metros em apenas dois segundos, o que coloca sua velocidade a mais de 100 km / h nessa breve estocada. Felizmente, o mako raramente é encontrado por nadadores e mergulhadores, pois normalmente vive longe do mar. Quando encontra seres humanos, raramente ataca.

Algumas espécies predadoras de peixes, como os makos de atum e os grandes tubarões brancos, são capazes de conservar seu calor metabólico de uma maneira única para as criaturas de sangue frio. Em essência, isso significa que eles não são completamente de sangue frio e podem, portanto, gerar a energia necessária para explosões de velocidade considerável.

Tubarões Salmão

Tubarão Salmão
Tubarão Salmão

Os tubarões de salmão são os segundos tubarões mais rápidos do planeta. Eles foram observados por navios da marinha nadando a uma velocidade de 80,5 km / h. Como o Mako Shark, o Tubarão Salmo tem um corpo aerodinâmico que é atarraxado, a cabeça e a cauda, ​​reduzindo o arrasto ao cruzar a água. Os tubarões-salmão também têm corpos endotérmicos, o que os ajuda a regular a temperatura corporal. Isso lhes dá uma vantagem extrema, pois seu habitat está nas águas extremamente geladas do Oceano Pacífico Norte. Essa capacidade de bombear sangue quente para os músculos os torna muito mais rápidos do que suas presas, que são retardadas pelas águas frias.

Velocidades de natação das espécies

Aqui estão algumas velocidades de algumas espécies comuns de tubarão:

  1. Pensa-se que o grande tubarão branco ( Carcharodon carcharias ) tenha uma velocidade máxima de natação de 40 km / h, talvez com rajadas curtas de 56 km / h. Sua velocidade de natação é 10 vezes mais rápida que o nadador humano típico.
  2. O tubarão-tigre ( Galecerdo cuvier ) atinge velocidades de cerca de 32 km / h.
  3. O tubarão-azul ( Prionace glauca ) foi cronometrado a 39,5 km / h.
  4. O tubarão-baleia ( Rhincodon typus ), o maior dos tubarões, é um gigante bastante gentil que cruza a 4,8 km / h e é capaz de rajadas curtas de 9,7 km / h. Essas criaturas são inofensivas para os seres humanos; portanto, se você encontrar uma delas na água, é melhor simplesmente aproveitar a rara experiência. 

 Os principais fatores de influência que determinam a velocidade máxima de um tubarão são seu peso, comprimento e formato da barbatana. Os experimentos continuam para determinar a velocidade média e máxima de várias espécies. Espera-se que estes revelem mais segredos sobre esses mistérios marinhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *