Home / Curiosidades / Qual a Raça do Cachorro da Mari Maria?

Qual a Raça do Cachorro da Mari Maria?

Se você admira alguma personalidade, com certeza essa pessoa já te influenciou de alguma forma ou fez você desejar algo. No caso da Youtuber Mari Maria, que além de ensinar truques de maquiagem para as mulheres, ela fez com que seus seguidores se apaixonassem pelo Blush, seu cachorro de estimação. Por causa dele, Mari recebeu diversas perguntas sobre o pet, inclusive sobre sua raça e fez um vídeo falando sobre ele. Para quem quer saber a qual grupo o Blush pertence, ele é um Spitz alemão, também conhecido como Lulu da Pomerânia. 

Sobre o Spitz alemão  

Parecido com um urso de pelúcia, o Lulu da Pomerânia é uma das raças preferidas de quem gosta de animais de pequeno porte. Ele é muito comum no Brasil, apesar de não ser endêmico daqui e a variedade mais encontrada no país é a do tipo anã. 

Spitz alemão
Spitz alemão 

Origem do Spitz Alemão 

Conhecido originalmente como Spitz Alemão, esse cão recebe o apelido de Lulu da Pomerânia por causa do seu lugar de origem. Criados no norte da Alemanha, ele surgiu numa cidade chamada Pomerânia, que hoje pertence à Polônia. É descendente dos primeiros cães da Europa Central e apresenta características físicas e comportamentais muito parecidas com as espécimes que puxavam trenós, por isso muitos especialistas acreditam que este indivíduo é um parente distante destes. 

Ele já foi usado como um cachorro de serviço e até já fez parte da realeza britânica. Depois de se tornar popular no seu local de origem, o bicho conquistou a Rainha Victoria do Reino Unido. A monarca carregou a caroa entre 1837 a 1901, sendo responsável por uma maior visibilidade no Spitz alemão. 

Caiu nas graças dos britânicos e do mundo não só por sua aparência fofa, mas também por ser mostrar um ótimo companheiro. Por causa disso, em pouco tempo o indivíduo recebeu um registro no The Kennel Club (KC), o clube oficial do Reino Unido. Alguns anos depois, ganhou o mesmo título do American Kennel Club e ficou famoso pelo mundo todo, como tudo que chega na América. Ambos são entidades que reúnem informações oficiais e características de raças de animais, assim como seus traços genealógicos. Também emitindo pedigree e realizando eventos. Aqui, quem faz tal serviço é a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC). 

Tipos de Spitz Alemão 

O Spitz alemão é a variedade da raça mais popular. É muito conhecido por seus traços físicos, como a grande quantidade de pelos, focinho pontiagudo e uma cauda comprida que repousa em seu dorso. O que os diferencia, na verdade, é o tamanho e o peso. Sendo assim, existem 5 tipos dessa criatura. 

Spitz alemão Wolfspitz, também chamado de lobo e Keeshond, com 49 centímetros de comprimento; Grande, com 46 cm; médio, 34 cm; pequeno, 26 cm e o anão, conhecido como Pomerânia, com 20 centímetros. 

Pelagem e os cuidados com ela 

Como dito, o lulu parece uma pelúcia, com uma enorme quantidade de pelos compridos e estes são sua maior característica. Sua pelagem é vista nas cores preta, castanho, branco, laranja e cinzento lobo, além de combinações entre todas essas citadas. 

Parece um pequeno urso devido ao pelo de camada dupla. O externo é longo, fino e liso, já o subpelo é curto e grosso, bem parecido com lã. Para completar, exibe um conjunto destes no pescoço, dando a impressão que ele tem uma verdadeira juba de leão. Obviamente que além de deixá-lo ainda mais bonito, essa quantidade exige cuidados redobrados do dono. O bicho precisa ser escovado pelo menos duas vezes na semana com uma escova ou pente próprio para pets. Isso é importante para evitar nós, e deixar a pelagem bonita e hidratada. 

O jeito certo de fazer isso é escovando no sentido contrário do nascimento dos pelos. Se ele não gosta muito dessa atividade, ofereça petiscos ou carinho antes, para tornar o momento mais agradável para ele.
O banho também é importante. A frequência deve ser definida pelo veterinário. Mas precisa ser feito com produtos próprios para cães. Não esqueça também de cuidar dos ouvidos, olhos e orelhas do pet.  Assim que finalizar, é ideal secar o indivíduo com um secador, para evitar fungos e dermatite. E na hora de fazer tal tarefa, prefira os dias e a hora mais quente. 

Spitz Alemão

Cuidados com o Spitz Alemão 

Por causa do seu porte, o Spitz alemão tem um físico frágil. Por outro lado, ele é bem saudável e não costuma ter doenças crônicas. Ele exibe um excelente sistema imunológico e isso interfere diretamente na sua expectativa de vida. 

A fragilidade está na verdade na sua estrutura óssea e, em decorrência disso, precisa de uma atenção redobrada do tutor. Acidentes domésticos, até o menor deles, como escorregões e quedas podem machucar seriamente o pet. Um dos resultados mais comuns é o desvio da patela. Ou seja, as articulações do joelho se desencaixam, causando bastante dor no lulu. 

Como é um cão muito alegre e consequentemente vai pular bastante, é bom não deixar-lo fazer isso. É uma das formas de evitar esses acidentes. O tutor também pode apostar em uma escada específica para pets para ele subir na cama ou no sofá. Uma outra opção é adquirir tapetes caso o piso seja muito liso e portões para cachorro para colocar nas escadas. 

E nem precisamos falar de outros cuidados, como vacinação, vermífugos, ração de qualidade, etc. Tudo isso contribui para a saúde do seu pet. 

Comportamento do spitz alemão 

Por causa do seu tamanho, muitos com certeza acham que ele não serve para ser um cão de guarda, certo? Bom, na verdade, ele não só pode como é usado nessa função. Isso acontece devido ao seu temperamento. O animal é muito corajoso, atento e desconfiado, o que faz dele um excelente alarme para avisar sobre a presença de estranhos. Seu latido alto e insistente exerce um ótimo papel neste quesito. Mas ele é igualmente dócil, carinhoso e meigo, e por isso é considerado um bom companheiro. O animal se mostra igualmente bem apegado aos tutores. 

Gostou? Não deixe de compartilhar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *