Home / Curiosidades / Qual a Importância da Estrela do Mar? Ela Morde?

Qual a Importância da Estrela do Mar? Ela Morde?

É agora nas férias de fim de ano que o litoral fica cheio de pessoas, com várias famílias de turistas curtindo seus passatempos a beira mar. Porém, muitas delas não se atentam aos perigos que o mar pode trazer aos banhistas.

Além dos perigos com lanchas, jet-ski, correntezas, buracos encontrados em algumas praias e afogamentos, muitos se esquecem dos perigos naturais que o mar pode trazer.

São várias as ameadas encontradas debaixo da água. Mariscos, conchas, estrelas do mar, água viva e ouriços do mar são alguns dos animais que podem causar incômodos aos banhistas. Com a questão do aquecimento solar e acumulo de lixos nas águas do mar, é ainda mais frequente o encontro destes animais a beira mar e, assim, alguns acidentes.

Um dos acidentes mais frequentes nos litorais é o que envolve o ouriço do mar (Echinoidea). Estes animais são facilmente encontrados em pedras, beiradas de praia, rochas, costões e na própria areia da praia.

Estrela do Mar
Estrela do Mar

Os ouriços são pequenas bolinhas espinhentas que ao entrar em contato com a pele humana provocam dores bem intensas, aumentando cada vez mais de acordo com a profundidade atingida. Quando ele quebra dentro do corpo da vítima e libera substancias como o veneno inoculado por certas espécies de ouriço do mar.

Após um acidente com um animal deste tipo, como o ouriço do mar, é de extrema importância que o banhista se direcione ao médico mais próximo para remoção dos espinhos e aplicar uma compressa quente a fim de amenizar a dor e esterilizar para evitar infecções.

O que foi mencionado até aqui sobre os ouriços é apenas o começo. Conheça a seguir sobre o que as estrelas do mar podem trazer de benefícios e o risco que ela pode trazer em alto mar além das curiosidades sobre sua “mordida”. Confira!

Estrela Do Mar Morde?

A estrela do mar é vista por muitos como um animal totalmente inofensivo. O que ninguém imagina é que esse é “plano cruel” da estrela do mar. Se passar por boazinha para conseguir sua caça. Mas fique tranquilo, ao ser humano a estrela do mar ainda é um ser inofensivo.

Muitos acidentes dentro da água que envolvem animais, muitas vezes nem é a base de mordidas. Animais como o ouriço do mar e outros animais que pertencem ao nosso litoral são grandes exemplos desses destes atos. A água viva, a caravela portuguesa e o bagre também são animais que causam acidentes considerados bem incômodos.

Nenhuma destas espécies mencionadas realizam seu ataque através de mordida, porém produzem ferimentos que causam bastante dor e incomodo a ponto de demandarem atendimento médico de forma rápida.

Características Da Estrela Do Mar

As características morfológicas das estrelas do mar são bem esquisitas. Estes animai são compostos de miscelâneas de vários tamanhos, formas e cores. São catalogadas cerca de 1.600 espécies diferentes de estrela do mar, sendo dispostas por todo o mundo, desde espécies que podem ser encontradas em praias até os locais mais profundos do oceano.

Pertencentes ao grupo dos equinodermos, as estrelas do mar são animais que possuem espinhos espalhados ao longo de todo o seu corpo.  Os pepinos do mar, ouriço do mar e bolacha do mar também são animais pertencentes a este grupo. As estrelas do mar são possuintes de endoesqueleto. Seu endoesqueleto é formato por calcário que contem cinco ou seis braços, dependendo da espécie.

A estrela do mar é composta por um complexo sistema digestório, formado por: boca, esôfago, estômago, intestino e ânus. Para se alimentar, a estrela do mar vomita seu estomago para fora e a realiza a digestão fora de seu corpo.

Estrelas Do Mar São Perigosas?

As estrelas do mar certamente não apresentam perigo algum para os humanos. Mas isso apenas por conta de seu pequeno tamanho. As estrelas do mar são animais carnívoros e comem carne de uma maneira feroz e horrível.

Com seu jeitinho inocente, as estrelas do mar devoram tudo o que conseguem capturar, desde pequenos peixes, a ostras e caracóis. Uma das principais características da estrela do mar é o curioso fato de ser um animal que não possui dentes, mandíbula e nenhuma outra ferramenta para conseguir se alimentar de forma normal.

Para isso, a estrela do mar vomita o seu estomago gosmento para capturar a sua presa. Sua digestão é bem lenta, realizada fora de seu corpo. Essa digestão macabra pode durar horas, as vezes até dias. Tudo isso a fim de se saciar.

Algumas espécies de estrela do mar são mais agressivas na hora da alimentação. A espécie Labidiaster annulatus, popularmente conhecida como aranha marinha, possui uma técnica semelhante a um radar de rodovia. Elas conseguem pegar os animais que passam velozmente por ela, com incrível habilidade e perfeição. Esta espécie de estrela do mar possui pedicelos, que são espécies de dentes em suas pernas. Na hora da caça, se uma garra não deter a presa, milhões de outras são ativadas para não o deixar escapar.

Outra curiosa espécie de estrela do mar é a Stegnaster inflatus. Esta espécie constrói uma espécie de refúgio, pequeno e aconchegante, a fim de que suas caças o utilizem como refúgio para se esconder de seus predadores naturais. É nessa hora que as estrelas do mar abatem estes pequenos animais de forma irônica e as digerem de forma brutal.

Estrela do Mar: Como se Defendem

Uma das características mais surpreendentes da estrela do mar é a sua capacidade de regeneração. Algumas espécies de estrela do mar podem regenerar seus membros que foram amputados a partir deste local, enquanto outras espécies podem regenerar seu corpo inteiro, basta não ter o seu núcleo atingido.

A estrela do mar é um animal acéfalo. Possui seu sistema nervoso e seus órgãos vitais nos braços. Certas espécies de estrela do mar possuem núcleos para regeneração de partes perdidas.

Como predadores naturais das estrelas do mar temos:

  • Caranguejos;
  • Estrelas do mar maiores;
  • Gaivotas;
  • Lontras marinhas;
  • Peixes maiores; e
  • Tritões.

A defesa da estrela do mar está em sua pele. A pele desses animais é bem dura e calcificada, responsável por protegê-las de ataques. As estrelas do mar também podem receber cores que permitem camuflagem ou minimizar ao máximo a sua presença a fim de inibir predadores.

Estrela Do Mar: Benefícios Que Este Animal Traz

É sabedoria de todos que há diversos microrganismos presentes na água do mar, fazendo com que a superfície do mar seja contaminada. É aí que as estrelas do mar entram.

O principal benefício trazido por este animal está questão da eliminação destes microrganismos, deixando a superfície livre de contaminação, mesmo vivendo em um ambiente cheio de vírus, bactérias, larvas e todos outros microrganismos que buscam uma relação simbiótica.

É a espécie de estrelado do mar chamada Marthasteriasglacialis que é responsável por esta limpeza. Ela possui por todo seu corpo uma substância viscosa que também pode ser a chave para outros tratamentos também, como o de doenças inflamatórias (asma e artrite).a substancia de seu corpo age como uma espécie de “teflon”, a fim de não deixar estes microrganismos aderirem na estrutura do animal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *