Home / Curiosidades / Qual a Função da Mosca? Onde Vivem?

Qual a Função da Mosca? Onde Vivem?

Muitas pessoas acham as moscas repugnantes. Primeiro por elas sempre estarem em volta de lixos e depois pousar sobre as comidas. Isso porque elas ficam em volta das mesas chegando a incomodar bastante. Mas na verdade, o que poucas pessoas sabem é que esses animais possuem um papel fundamental na natureza.

Entender as funções que as moscas desempenham, pode ajudar para que esse bichinho seja visto de uma forma funcional na natureza. Dessa forma, antes de colocar veneno e tentar espantar todos esses animais da sua casa, veja quais sua funcionalidade.

As moscas são um dos animais mais abundantes no nosso planeta, elas são insetos da ordem Diptera e chegam a ter mais de 150 mil espécies. Elas possuem visão 360 graus, tendo um senso total de quem se aproxima. Também possuem a habilidade de sentir aromas e sabor através das patas, por isso estão sempre esfregando-as, para que assim estejam sempre limpas.

Entender melhor como esses animais se comportam na natureza, qual sua real função e saber também se elas podem ser prejudiciais aos humanos, é uma ótima forma de entender esse mundo das moscas.

Função da Mosca

A mosca possui diversas funções na natureza, e precisam ser entendidas como animais. Certamente em algum momento elas podem não ser muito desejadas. Mas, saber como elas são úteis, poderá mudar o pensamento de muitas pessoas.

Todos os animais possuem alguma função na natureza. Por isso, os ecossistemas são tão perfeitos e podem viver tão bem.As moscas não servem apenas para atacar nossas comidas, nem sobrevoar nossas mesas, elas tem um papel muito maior que este.Por mais incrível que possa parecer, um dos principais papeis da mosca é fazer com que o ambiente fique limpo. Certamente ninguém atribui esse papel a esses bichinho, mas é justamente isso que ela faz.Isso porque, esses animais conseguem decompor quase todo o tipo de alimento. Possuindo a função de morder, lamber ou sugar, esses animais não diferem gosto quando o que querem comer.Na verdade, muitas delas se alimentam do sangue de outros animais ou de animais em decomposição.

Mosca
Mosca

É aí que mora o perigo nas moscas, elas podem transmitir doenças de animais para os humanos. As moscas que saíram da natureza e passaram a fazer parte da zona urbana, passaram a fazer um papel importantíssimo na decomposição de material orgânico. Em contrapartida, são grandes transmissoras de doenças. É por isso que as pessoas sempre estão tentando eliminar esses animais dos seus lares.

Outra grande função da mosca é ser polinizadora. Segundo a estudiosa Erica McAlister, do “The Secret of Flies”, afirma que sem as moscas basicamente não haveria chocolate. Isso porque, uma espécie de mosca é a responsável pela polinização dessa árvores. Mais uma grande atribuição das moscas está relacionada com a possibilidade de comer os lodos que ficam acumulados nos dutos de água, fazendo com estes não fiquem entupidos e facilitando o escoamento da água.

As moscas também agem como sanguessuga, essa característica fica disponível apenas para alguma espécies, como as mutucas ou moscas-de-chifre. Elas são consideradas grandes transmissores.

Partindo dessa premissa, é preciso entender que as moscas são muito importantes para o equilíbrio do meio ambiente.

Onde as Moscas Vivem

Sempre observamos as moscas dentro dos nosso lares. Outras vezes podemos encontra-las sobre lixos ou animais em decomposição. Mas, quando não estão nesses locais, onde vivem? Qual o real habitat da mosca?Antes, é preciso falar um pouco sobre o ciclo de vida da mosca. Primeiro, é preciso levar em conta que uma mosca viver pouquíssimo tempo. Em média, sua vida dura em média 30 dias.

A metamorfose da mosca é rápida, ela parte do ovo, depois vira larva e depois pupa. Só a partir daí que elas ganham asas. Quando estão desenvolvidas, as moscas dedicam suas curtas vidas a se alimentarem de restos humanos. Por isso que, onde existirem pessoas, as moscas estarão presentes. Para conseguir procriar, as moscas precisam por seus ovos em um ambiente fermentável, geralmente lixo. De uma única vez, as moscas conseguem gerar 120 novos ovos. Esses ovos logo ganham vida, entre 8 e 24 hora eles eclodem. Nesse momento as moscas já estão aptas a se alimentarem.Depois de 3 dias, essa larva ganha uma casca, e vai para baixo do solo durante 6 dias. Então, depois desse período sua fase está completa e a mosca já é adulta.

Mosca
Mosca

Durante o dia, as moscas buscam por alimentos, na verdade, os que estão em decomposição, ou em são sujos, são os mais atraentes. Já durante a noite, o ambiente não muda muito, o locais escuros, e com grande quantidade de lixo, são os preferidos.

O maior problema das moscas está relacionado a toda a sujeira que estão acostumadas a frequentar. Isso faz com que as pessoas não queiram sua aproximação.Isso porque, além de “organizar” a sujeira, as moscas também acabam virando seu condutor.Mas, o que precisamos entender, é que nem todas as espécies são assim. Saber a diferença entre elas é um grande diferencial.

Cuidados para Evitar as Moscas

Como já podemos perceber, as moscas vivem nos lugares mais sujos. Dessas forma, são grandes condutores de doença. Também já vimos que elas possuem um papel importante na natureza, o de decomposição. Portanto, eliminar esses bichinhos não é a solução.

A melhor alternativa é fazer com que esses animais fiquem longe do seu lar. Para isso, existem alguns cuidados que podemos manter na nossa casa, para deixar com que esses animais cumpram sua função  longe da nossa família, veja:

  • Não deixei lixo acumulado no interior da casa, procure sempre deixar o lixo fora;
  • Mantenha a lixeira sempre limpa, pelo menos uma vez por semana lave com água sanitária;
  • Procure deixar os alimentos sempre cobertos. Alimentos como arroz, feijão, macarrão, milho, antes de cozinhados, quando ficam guardados na dispensa, devem ser bem vedados;
  • Manter seu lar sempre limpo.

Se você viu uma mosca em algum alimento, pousando em algum copo, mesmo que seja rapidinho, evite o contato. A probabilidade deles estarem contaminados é bastante alta.

As moscas sempre vão em busca de locais sujos ou comidas, dessa forma, manter um lar sempre limpo e bem cuidado certamente não será nada atrativo para elas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *