Home / Curiosidades / Qual a Diferença entre Lobo Marinho e Foca?

Qual a Diferença entre Lobo Marinho e Foca?

Ultimamente muitas pessoas estão se perguntado sobre qual seriam as principais diferenças entre o nosso querido e deslumbrante lobo marinho e foca, que o lobo marinho é maior isso já podemos perceber logo de cara, mas e quais os outros aspectos? Nessa matéria de hoje resolvemos destacar as principais diferenças existentes entre a foca e o lobo marinho, confira todos os principais detalhes!

Lobo-Marinho

Começando pelo lobo marinho e por suas informações básicas, podemos dizer que estes se tratam de mamíferos da espécie aquática da família Otariidae. O lobo marinho diferente das focas prefere os ambientes que sejam mais desertos para a sua sobrevivência, isso porque estes locais são de mais difícil acesso pelos seres humanos. O peso de um lobo marinho pode chegar ate os 250kg e com um comprimento e ate seis metros. Por dia um lobo marinho consome uma media de 12 kg de alimento.

Lobo-Marinho 
Lobo-Marinho

Reprodução do Lobo-Marinho

Sobre o processo de reprodução dos lobos marinhos, a verdade é que existem muitas dificuldades pelo fato de que as fêmeas, somente alcançam o período de maturidade sexual ao longo dos seus 4 a 6 anos de idade. E quando dão origem aos filhotes, por vezes são poucos, o nascimento dos filhotes dos lobos marinhos ocorre durante o período de maio e novembro ou setembro e outubro, o numero de filhotes por gravidez é de apenas um a cada dois anos.

O lobo marinho tem o corpo modelado para o Ambiente Marinho

Diferente da nossa querida e tão amável foca, os lobos marinhos possuem um corpo totalmente preparado para o ambiente aquático, sendo que 4 parte dos seus membros são convertidos em barbatanas. O pelo que reveste o corpo desse tipo de animal possui um tom castanho escuro, ficando um pouco escuro quase preto quando nos aproximamos do revestimento do seu corpo.

Ameaça de Extinção

Não diferente de outras espécies de animais com um toque mais  pré-histórico, o lobo marinho também é uma das espécies ameaçadas de extinção, como mencionado ao longo do artigo essa espécie demora para se reproduzir, e fora isso temos os adventos de caçadores na busca do mesmo para vender ou traficar este tipo de animal.

Focas: Água e sol

As focas pertencem à família Pinniped, que também inclui morsas e leões-marinhos. São mamíferos que podem sobreviver tanto na terra como no mar e são encontrados principalmente nas costas das regiões polares e temperadas. Elas caçam comida em locais com condições extremas, como o Ártico e o Antártico.

A maioria das focas vive onde há água salgada em abundância. Elas gostam de mergulhar profundamente na água, a fim de encontrar a melhor seleção de peixes. Eles tendem a viver em ambientes onde não serão perturbados por seres humanos ou predadores. Elas gostam de terra que tem pedras e que fica perto da água.  As focas não se movem com rapidez ou facilidade em terra, portanto é importante poder ir da terra para a água sem usar muita energia. As focas adoram aproveitar o sol, mesmo quando vivem em regiões muito frias.

É por isso que eles gastam seu tempo em terra durante o dia e depois retornam à água à noite depois que o sol se põe. Você pode se surpreender ao notar algumas focas que vivem em áreas onde o banco de areia também é baixo. Eles serão atraídos para áreas de maré baixa devido à quantidade de comida que será levada junto.

Focas
Focas

Focas: Diferenciando as características físicas

As focas têm características físicas únicas. Como outros mamíferos, eles são de sangue quente e cuidam de seus filhotes, mas, ao contrário de outros mamíferos, têm nadadeiras grandes em vez de braços ou pernas. Para suportar temperaturas congelantes, o corpo das focas é coberto por um casaco de pele liso, resistente à água. Suas nadadeiras são grandes e tornam a viagem em terra desajeitada, mas são ideais para nadar rapidamente na água e caçar peixes.

As focas se adaptaram para armazenar grandes quantidades de oxigênio em seus músculos, permitindo que elas permaneçam debaixo d’água por um período muito maior do que outros mamíferos.

As focas se adaptam a qualquer tipo de ambiente

As focas têm fisiologia para se adaptarem à maioria dos ambientes, o que os torna predadores muito eficientes. Elas podem procurar comida a grandes profundidades, até nadando até o fundo dos oceanos às vezes. Também podem permanecer debaixo d’água por um período muito longo, o que explica sua capacidade de mergulhar em grandes profundidades. As focas vivem a maior parte de suas vidas na água, mas dão à luz na terra seca. Elas são agrupadas de acordo com o tipo de ouvido que têm, sua capacidade de sobreviver em terra e o tipo de casaco que usam.

Alimentação da foca é diferente do lobo marinho

As focas são carnívoros que se alimentam principalmente de peixes e crustáceos. Eles são caçadores muito oportunistas e consomem principalmente alimentos em grandes quantidades. As focas geralmente se alimentam de uma variedade de peixes e outros invertebrados. Um estudo revelou que a dieta das focas consiste em pelo menos 67 espécies de peixes e 70 espécies de invertebrados.

As focas preferem se alimentar de bacalhau, o que resultou em um declínio constante em sua população. Eles foram até culpados por acabar com populações inteiras de bacalhau de muitos corpos d’água. As conchas dos crustáceos geralmente são difíceis de quebrar, mas para um selo de harpa, é apenas uma questão de mordida; cortesia, mandíbulas fortes e dentes lisos. Então, em vez de mastigar a comida, eles esmagam e engolem em pedaços grandes.

Conclusão

E então, o que você achou desse incrível conteúdo que separamos especialmente para você? Espero que depois desse artigo e todas as demais informações contidas nele você tenha compreendido as principais diferenças entre o lobo marinho e as focas.

Gostou desse conteúdo? Que tal compartilhar com aquele seu amigo que também ama a vida animal? Quem sabe ele também nem sabia das diferenças existentes entre esses dois animais, mostre pra ele agora mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *