Home / Curiosidades / Qual a diferença entre crocodilo e jacaré?

Qual a diferença entre crocodilo e jacaré?

Eles são parecidos, não é?! Mas, apesar de algumas semelhanças, os dois répteis não se parecem ou se comportam da mesma maneira. Crocodylia é uma ordem de répteis predadores, semi-aquáticos, que inclui jacarés e crocodilos. Todos são conhecidos como “crocodilianos”, mas apenas alguns são verdadeiros crocodilos, e eles não são parentes próximos o suficiente para cruzar. No entanto, crocodilos e jacarés pertencem a famílias biológicas distintas. Os crocodilos são da família Crocodylidae, enquanto que os jacarés pertencem à família Alligatoridae.

8 maneiras de distinguir jacarés e crocodilos:

  • Forma do focinho: O focinho do crocodilo é pontiagudo e em forma de V, e o jacaré é largo e em forma de U.
  • Localização: Os jacarés são encontrados apenas em partes dos EUA e da China, enquanto os crocodilos podem ser encontrados em todo o mundo.
  • Habitat: Os crocodilos preferem a água que é mais salgada ou salgada do que o habitat de água doce preferido pelo jacaré.
Diferença Entre Crododilo e Jacaré
Diferença Entre Crododilo e Jacaré
  • Dentes: Os crocodilos não conseguem esconder os dentes, mas os dentes dos jacarés às vezes ficam escondidos quando suas bocas estão fechadas.
  • Tamanho: Um crocodilo adulto provavelmente terá vários metros a mais do que um jacaré adulto.
  • Cor: Os crocodilos são geralmente de cor mais clara que os jacarés.
  • Rapidez: Na terra e na água, os crocodilos são geralmente mais lentos que os jacarés.
  • Comportamento: Em termos de agressão, um jacaré pode parecer manso comparado a um crocodilo.

1. Jacarés e Crocodilos tem focinhos diferentes

Uma das principais diferenças entre jacarés e crocodilos é o focinho. O do jacaré é mais largo e tem a forma de um U, enquanto o do crocodilo é mais longo e mais estreito e mais em forma de V. É muito possível que a forma do focinho do jacaré seja diferente por causa da dieta, especialmente quebrar as cascas de tartaruga aberta, enquanto o focinho do crocodilo é mais adequado para caçar presas em geral, incluindo peixes, répteis e mamíferos.

Diferença Entre Crododilo e Jacaré Focinho
Diferença Entre Crododilo e Jacaré Focinho

2. Onde vivem jacarés e crocodilos?

Uma espécie típica dos Estados Unidos o aligátor americano (Alligator mississippiensis). O aligátor chinês (Alligator sinensis) é encontrado no leste da China, na região do Rio Yangtzé. Já os jacarés da subfamília Caimaninae são encontrados na América do Sul, porém o jacaretinga (Caiman crocodilus) também é encontrado na América Central e sul do México.

Embora haja uma espécie de crocodilo americana, eles vivem apenas no extremo sul da Flórida, enquanto jacarés podem ser encontrados em toda a Flórida e Louisiana, bem como em partes da Geórgia, Alabama, Mississippi, Carolina do Norte e do Sul, Texas, Oklahoma e Arkansas.

Os jacarés também superam em número os crocodilos nos EUA. Existem mais de 3 milhões de jacarés, mas menos de 2.000 crocodilos. O sul da Flórida é o único lugar no mundo onde você encontrará crocodilos e jacarés vivendo lado a lado.

3. Habitat: água doce ou salgada?

Os crocodilos tem glândulas especiais em suas línguas que excretam o excesso de sal de seus corpos. Isso significa que eles são capazes de passar dias, ou mesmo semanas, no mar. Os jacarés também tem essas glândulas, mas não funcionam tão bem, então, geralmente, aderem a habitats de água doce, embora às vezes possam ser encontrados em águas salobras (uma mistura de sal e água doce). Essa diferença explica por que os crocodilos conseguiram se espalhar pelas ilhas do Caribe e os jacarés não.

4. Eles tem dentes diferentes

Quando suas bocas estão fechadas, os focinhos de jacarés e crocodilos são fáceis de diferenciar, já que o jacaré não terá nenhum dos dentes inferiores visíveis, enquanto o quarto dente inferior do crocodilo sempre pode ser visto. Os crocodilos costumam ter muitos dentes visíveis saindo de seus lábios, dando-lhes um “sorriso” muito irregular, mas como o maxilar superior de um jacaré é mais largo que o inferior, ele pode esconder todos os dentes quando sua boca está fechada.

5. Quais são maiores: jacarés ou crocodilos?

Um crocodilo adulto pode crescer até cerca de 5 a 6 metros de comprimento, enquanto que para jacarés, o comprimento máximo é de cerca de 4 a 5,50 metros.

6. Diferenças de Cores

Os couros de crocodilo tendem a ser mais de cor bronzeada clara ou cor de azeitona, enquanto os jacarés são geralmente um cinza escuro-escuro. O tom exato de uma pele de jacaré depende da qualidade da água em que ela é absorvida. O ácido tânico das árvores suspensas as tornará mais escuras, as algas as tornarão mais verdes.

7. Quem corre e nada mais rápido: um jacaré ou um crocodilo?

Em terra: ambos podem se mover rapidamente em terra, mas apenas para curtas distâncias. Eles podem tanto “galopar” quanto “correr”, mas apenas quando ameaçados, e não por muito tempo. Um crocodilo pode atingir quase 14km/h, enquanto um jacaré pode atingir uma velocidade máxima de cerca de 18 km/h. Na Água: Eles são muito mais ágeis e rápidos na água, onde podem usar suas longas e musculosas caudas para impulsionar seus corpos para a frente. Quando os crocodilos nadam, eles podem atingir velocidades de cerca de 15 km/h, enquanto os jacarés podem atingir um máximo de 32 km/h.

Diferença Entre Crododilo e Jacaré Corrida
Diferença Entre Crododilo e Jacaré Corrida

8. Quem é mais agressivo: um jacaré ou um crocodilo?

Os jacarés, embora definitivamente perigosos, são relativamente tímidos em comparação com os crocodilos. Um jacaré geralmente tentará escapar se for abordado por humanos, geralmente se dirigindo para a água mais próxima. A única vez que os jacarés selvagens atacam os seres humanos é se eles são inesperadamente perturbados, provocados ou defendendo seus filhotes.

Os jacarés tem medo instintivo dos seres humanos, mas podem perder um pouco desse medo com contato regular. Exceto em condições controladas, alimentá-los é quase sempre uma má ideia, pois eles perdem um pouco do medo e veem os humanos como fonte de alimento. Eles também podem confundir crianças pequenas e cachorros de estimação por presas.

Os crocodilos, por outro lado, são muito mais mal-humorados e muito mais propensos a atacar humanos, mesmo que não sejam provocados. Os crocodilos australianos de água salgada são geralmente considerados os mais perigosos do mundo, seguidos pelos crocodilos do Nilo. Crocodilos americanos, por outro lado, são um dos tipos mais tímidos e raramente atacam humanos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.