Home / Curiosidades / Qual a Classe e Família da Tartaruga? E seu Habitat?

Qual a Classe e Família da Tartaruga? E seu Habitat?

Hoje iremos falar sobre um animal que por vezes não é tão adotado como estimação pelas pessoas, apesar de ter uma aparência um tanto rústica, como popularmente conhecido, é bem melhor que deixemos esse tipo de animal pairar na natureza e viver tranquilamente.

Você sabe de quem eu estou falando? Ficou curioso?  Que tal saber um pouco mais sobre as famosas e queridas tartarugas? Vamos lá, conheça agora qual a classe, família e o habitat das tartarugas.

Tartaruga
Tartaruga

Família das tartarugas e alimentação

O nome da família que representa as famosas tartarugas se chama Testudines é uma ordem de répteis caracterizada pela presença de uma carapaça, tais como o cágado, tartarugas marinhas de águas doces e salgadas e etc.

Essas  vagam pelos oceanos da Terra nos últimos 110 milhões de anos. Um importante elo com os ecossistemas marinhos, como recifes de coral e leitos de ervas marinhas, algumas tartarugas marinhas também comem um grande número de águas-vivas e fornecem uma fonte de renda para as comunidades locais como um atrativo para o ecoturismo.

Mas as populações de tartarugas marinhas estão em declínio. Milhares de tartarugas marinhas são capturadas acidentalmente por equipamentos de pesca a cada ano, e as praias das quais dependem para nidificar estão desaparecendo. Isso é uma situação lastimável, sem contar a poluição das águas e a morte das tartarugas por conta de resíduos plásticos.

Tempo de vida

A documentação real da idade de qualquer espécie de tartaruga é difícil. O que sabemos é que as tartarugas  vivem muito tempo (algumas podem viver até 50 anos ou mais) e têm expectativa de vida semelhante à dos seres humanos. A maioria das tartarugas  leva décadas para amadurecer – entre 20 e 30 anos – e permanece ativamente reprodutiva por mais 10 anos.

Principais características

Como principais características das tartarugas podemos destacar suas pernas fortes e pequenos pés, seus dedos possuem garras. Já no caso das tartarugas marinhas ao invés de pernas essas possuem nadadeiras na região dianteira. O casco das tartarugas é completamente feito de osso, por isso a grande resistência questionada por muitas pessoas. Grande parte das famílias das tartarugas conseguem esconder suas cabeças dentro do famoso casco, fazem isso como forma de proteção de possíveis inimigos.

No entanto, as tartarugas conhecidas como mordedoras não conseguem esconder suas cabeças no casco, como o seu próprio nome já diz elas conseguem morder (uma mordida muito forte aliás) como forma de proteção de possíveis ameaças.

Ameaça de extinção

Quase todas as sete espécies de tartarugas marinhas são classificadas como ameaçadas de extinção, e isso se deve principalmente à atividade humana. A captura acidental por arte de pesca, que geralmente resulta em morte, é a maior ameaça para a maioria das tartarugas.

As tartarugas também são mortas por seus ovos, carne, pele e conchas e sofrem caça furtiva e exploração excessiva. A mudança climática também afeta as praias e os ovos das tartarugas.

Saiba quais das principais espécies estão em risco:

  • Dermochelys coriacea – criticamente ameaçada;
  • Eretmochelys imbricata – criticamente ameaçada;
  • Chelonia mydas – em perigo;
  • Lepidochelys olivacea – vulnerável
  • Caretta caretta – em perigo;
  • Natator depressus – dados insuficientes;
  • Lepidochelys kempii – criticamente ameaçada.

Apesar dessa triste notícia de que existem muitas espécies de tartarugas com ameaças de extinção, também vale ressaltar que existe desse o ano de 1980 aqui no Brasil um programa de conservação das tartarugas marinhas, que popularmente ficou conhecido como TAMAR, estes são os assim por dizer ” heróis” das tartarugas, responsáveis também pela conservação da espécie.

Recentemente tomaram a decisão de não liberar as tartarugas que possuem que foram tratadas, para que essas não entrem em contato com o óleo de poluição presente nos mares atualmente.

Habitat

Tartarugas podem ser encontradas em todo o mundo, desde as águas frias da Califórnia até as praias quentes do triângulo de coral. Os machos nunca saem do oceano, enquanto as fêmeas chegam à praia para depositar seus ovos nas praias durante a estação de nidificação. Algumas entidades até mesmo costumam rastrear tartarugas marinhas para aprender mais sobre os movimentos e rotas das espécies, desde os terrenos de alimentação e reprodução até outras áreas do oceano.

Cada espécie – Um tipo de alimento

Dependendo da espécie, as tartarugas marinhas se deleitam com qualquer coisa, de algas a águas-vivas. Eles consomem lulas, cracas, esponjas e anêmonas do mar, entre outras criaturas, enquanto as tartarugas verdes – os herbívoros – comem principalmente ervas marinhas e algas.

Tartarugas: Quer saber por onde elas vagam?

Gostaria também de saber até onde as tartarugas viajam ao longo de suas vidas? As tartarugas marinhas viajam milhares de quilômetros durante a sua vida através de bacias oceânicas e alto mar.

Uma fêmea de couro costuma viajar mais de 20.000 quilômetros de ida e volta pelo Oceano Pacífico, da Papua na Indonésia à costa noroeste dos Estados Unidos. Machos e fêmeas migram longas distâncias entre áreas de forrageamento e praias de nidificação.

Quantos ovos as tartarugas marinhas depositam ao mesmo tempo?

Em uma única estação de nidificação, as fêmeas depositam entre duas e seis garras de ovos, cada uma contendo 65 a 180 ovos. As garras são colocadas aproximadamente a cada duas semanas, e o período entre a época de nidificação das fêmeas varia de um a nove anos.

A temperatura determina o sexo da tartaruga; ninhos mais quentes produzem filhotes fêmeas e ninhos mais frios produzem machos.

Todas as tartarugas têm conchas duras?

Seis das sete espécies de tartarugas marinhas têm conchas duras; tartarugas-de-couro são os extremos. Suas conchas são mais flexíveis e semelhantes ao couro. Leatherbacks também são as maiores espécies de tartarugas marinhas, sem falar do seu tamanho e peso.

Conclusão

Eu espero que você tenha compreendido de maneira geral como vivem as tartarugas, onde vivem e principalmente a família das tartarugas.

Restou alguma dúvida depois desse conteúdo? Eu espero que não, mas em caso de dúvidas deixe um comentário que responderemos o mais rápido possível

Gostou desse conteúdo? Não esqueça de compartilhar com aquele seu amigo que você sabe que também ama animais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.