Home / Curiosidades / Qual a Altura de um Argentinossauro? E Seu Peso?

Qual a Altura de um Argentinossauro? E Seu Peso?

Apesar de tiranossauro rex ser o mais temido e provavelmente o mais lembrado por causa do seu tamanho, existiam outros dinossauros muito maiores que ele, como é o caso Argentinossauro – seu nome significa lagarto da Argentina. O animal podia chegar aos 35 metros de comprimento e 20 de altura. Já o peso variava de 60 a 90 toneladas. Por causa disso, ele pode ser considerado um dos maiores da espécie. 

Ele era do tipo quadrúpede e herbívoro, ou seja, só se alimentava de folhas. O que quer dizer que mesmo com esse tamanho todo, ele era inofensivo. 

O bicho viveu na terra no fim do período Cretáceo. 

Argentinossauro
Argentinossauro

Sua descoberta 

Apesar de ter vivido há milhões de anos atrás, a descoberta dos dinossauros é relativamente recente. Para se ter ideia, o primeiro fóssil só foi achado em 1676 – existe uma divergência aqui, em alguém lugares essa data muda para 1820 -, milhões de anos após eles terem morrido. Até então, a humanidade sequer sabia da existência dessa espécie. Tanto que quando esses ossos foram desenterrados, os cientistas acharam se tratar de restos de animais grandes, como crocodilos. Apenas anos mais tarde eles descobriram que, na verdade, era uma nova espécime. 

No caso do Argentinosaurus, achado na Argentina, país da América do Sul, os primeiros restos mortais dele só se tornou conhecido pela humanidade em 1987, ou seja, só 300 anos após o primeiro fóssil ter sido desenterrado. E estes nem foram achados por cientistas. Quem fez a descoberta foi um fazendeiro, Guillermo Heredia, que tinha uma terreno na província de Neuquén. Inicialmente, ele achou que se tratava de troncos petrificados. Mas logo ele percebeu que nas verdade aquilo era ossos gigantes. Foi só com a ida do paleontólogo Rodolfo Coria e a equipe do Museu Carmen Funes é que eles confirmaram que não só era um fóssil de um dinossauro, como era de uma espécie até então desconhecida. As escavações começaram apenas dois anos depois, em 1989, levando mais dois para os cientistas desenterrem tudo; vértebras, tíbias, costelas e parte da pélvis. Este só foi apresentado formalmente para a comunidade científica em 1993.

Tamanho e peso 

Sua descrição foi mudando com o passar dos anos. Em 1994, Gregory Paul estipulou que o bicho tinha de 30 a 35 metros de comprimento e podia pesar de 80 a 100 toneladas. Mas em 2010, ele publicou um artigo corrigindo essa informação. Na verdade, era mais provável que a criatura tivesse até 30 metros e uma massa de até 50 toneladas. Anos mais tarde, em 2017, depois da comunidade científica achar um Patagotitan e um Rukwatitan, Nima Sassani estimou que o ser teria 37 metros e uma massa de 90 toneladas. Mas muitas informações sobre ele ainda são nebulosas, devido a quantidade reduzida de ossos descobertos da espécie. Com base no que foi analisado, ele morava na mesma região que o Giganotossauro. 

Mas, uma certeza, pelos menos até o momento, é de que este indivíduo é o maior dinossauro já encontrado. Claro que é uma informação que pode mudar no futuro por causa dos estudos de fósseis que foram achados e ainda estão sendo analisados. Assim como a descoberta de um novo pode mudar tudo o que a sociedade científica sabe até o momento. 

10 curiosidades sobre os dinossauros 

  • Como dito, o mundo dos dinossauros é relativamente novo para a humanidade, tanto que apenas quase 200 anos depois é que esse grupo foi ganhar esse nome. O termo foi criado pelo paleontólogo Richard Owen, em 1842. Este significa “lagarto terrível”, em grego. O que naquela época fazia total sentido, já que se tratava de animais gigantescos, desconhecidos pelos seres humanos. 
  • A pesquisadora Mary Anning teve grande contribuição neste campo, tendo papel importante nas pesquisas paleontológicas. Seu trabalho foi pioneiro, principalmente no que diz respeito aos animais marinhos. Foi responsável por descobrir os primeiros esqueletos do Ictiossauro e Plesiosauria. E, como é de costume, foi roubada e muitas vezes ofuscada pelos homens. 
  • De todos os bichos de atualmente, você consegue imaginar qual deles é o parente mais próximo do Tiranossauro Rex? Por incrível que parece, é o frango. Dá para imaginar? Eles não se “parecem” em nada, né?
    E ainda falando sobre ele, uma das principais relações que fazendo quando vemos esse nome é com seus curtos braços. Mas sabia que em questão de proporção, os do carnotauro eram bem menores?!
  • E você imagina quem foi o maior dinossauro carnívoro que existiu? Esse posto pertencente ao espinossauro. Os adultos tinham, em média, uma estatura de seis metros de altura e 15 de comprimento. Já a massa chegava próximo a 7 toneladas. No grupo dos herbívoros, como já citamos aqui, o vendedor era o Argentinossauro. 
  • Cientistas acreditam que os saurópodes, grupo de dinossauros com corpo grande e pescoço comprido, tinha um estômago que funciona como uma câmera de fermentação. Ao mesmo tempo que as bactérias ajudavam a processar a dieta composta de fibras, por outro causava um efeito colateral um tanto quanto desagradável: flatulência pesada. 
  • Apesar de relacionarmos esse grupo a bichos enormes, na verdade, a maioria deles eram pequenos, como o Anchiornis huxleyi, menor que um pombo. Infelizmente, como era muito minúsculo e frágil, seus ossos não resistiriam tão bem aos milhões de anos que se passaram desde a sua existência. 
  • Um dos fósseis mais incríveis já descobertos é um que “registrou” a luta de um Velociraptor com um Protoceratopo. Foram imortalizados nesta posição após terem sido atingidos por seja lá o que for que matou eles. 
  • Apesar dos ossos terem papel importante na descoberta de novas informações sobre esse universo, são as fezes dos dinossauros que elucidam dúvidas com relação a alimentação deles, por exemplo. Foi com um desses, fossilizados, que os cientistas descobriram que o T-Rex engolia carne e osso, tudo junto. E que provavelmente passava dias sem comer, após uma caça bem sucedida. 
  • E como sempre dizemos por aqui, tamanho não é documento. O Estegossauro tinha 9 metros de comprimento, já seu cérebro tinha proporção de uma noz. 
  • Acredita-se que os ovos de certas espécies eram tão grandes que tinham o tamanho de uma bola de basquete. Imagina para chocar isso?

Gostou? Não esqueça de compartilhar. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *