Home / Curiosidades / Quais São os Tipos de Tartarugas Domésticas?

Quais São os Tipos de Tartarugas Domésticas?

Adicionar uma tartaruga como mais um membro da sua casa pode ser uma ótima maneira de ganhar um novo animal de estimação que estará com você por muitos e muitos anos. Para crianças em idade escolar, aprender sobre um bichinho diferente pode ser muito educativo e construtivo, ajudando no desenvolvimento pessoal. Além do fato de que, ter a responsabilidade de ajudar a cuidar de um outro ser conta muitos pontos positivos na fase infantil, e pode trazer boas experiências e vivências, que, com certeza, ficarão na memória da criança. Porém, existem centenas de tipos de tartarugas. Com tantas opções, a escolha desse animal como animal de estimação pode ser uma tarefa não tão fácil.

Cada tipo diferente e espécie de tartaruga tem seus próprios requisitos exclusivos para abrigo, comida, fonte de água e até níveis de calor e umidade. E, com as tartarugas vindas de locais diferentes, você precisará considerar se pode fornecer à tartaruga o ambiente certo em casa.

É verdade que algumas são mais adequadas à vida com seres humanos do que outras, mas aqui estão alguns tipos diferentes de tartarugas que ficariam felizes em viver com você.

1 – Tartaruga de madeira 

Tartaruga de madeira
Tartaruga de madeira

Tartarugas de madeira (Glyptemys Insculpta) são encontradas em grande quantidade na maior parte do oeste do México até a Costa Rica. Existem quatro subespécies de tartaruga de madeira, mas a tartaruga de madeira ornamentada é mais comumente vista em cativeiro.

De todas as subespécies, a ornamentada tartaruga de madeira vive nos ambientes mais tropicais e é conhecida por sua carapaça cinza escura, por suas brilhantes manchas negras. Essas tartarugas são animais de estimação inteligentes e gentis. Os machos possuem maior porte do que as fêmeas, geralmente medem em média 23 cm e possuem 1 kg quando adultos. Essa espécie é onívoras e pode ter em seu cardápio fungos, frutas, plantas, carniça e invertebrados. Esse tipo de animal é totalmente terrestre na primavera no verão, porém, possui uma preferência pela água durante o outono e o inverno.

2 – Tartaruga Russa

Tartaruga Russa
Tartaruga Russa

Com maturidade de 8 a 10 polegadas, essas tartarugas são mal-humoradas, ansiosas para comer e relativamente ativas para uma tartaruga. Uma tartaruga russa pode começar a pôr ovos quando ela tem apenas 15 cm de comprimento.

Eles também são escavadores e têm uma alta tolerância a temperaturas extremas, tornando-os fáceis de cuidar e divertidos como animais de estimação . 

Quanto à  longevidade, a tartaruga russa chega aos 40 anos em sua forma de vida livre e selvagem. Porém, quando vivem em cativeiro, podem chegar a viver gerações e centenas de anos. Seu sentido da visão é extremamente eficiente, ela pode reconhecer pessoas, é um animal sensível a vibrações no solo e tem um olfato altamente desenvolvido, com o intuito de conseguir a sua refeição, que inclui ervas, vegetais, hortaliças e flores. 

3 – Tartaruga Pintada

Tartaruga Pintada
Tartaruga Pintada

A tartaruga pintada é a tartaruga mais difundida na América do Norte. Eles podem ser encontrados do sul do Canadá ao norte do México e da costa leste ao oeste. Como muitas tartarugas, elas são ativas durante o dia e hibernam durante o inverno.

As fêmeas adultas variam em tamanho, com em média 10 a 25 centímetros, os machos são geralmente menores do que as fêmeas. Na natureza, eles podem viver até 55 anos.

4 – Tartaruga deslizante de orelha vermelha

Tartaruga deslizante de orelha vermelha
Tartaruga deslizante de orelha vermelha

A tartaruga de orelhas vermelhas deriva seu nome do distintivo pedaço vermelho atrás de cada olho. É um nadador forte e prefere estar em torno de pântanos, lagoas e outras águas doces e lentas.

Como animais de estimação, as tartarugas de orelhas vermelhas podem demorar a confiar, mas tornam-se personalizáveis ​​com o tempo. Eles podem viver mais de 40 anos. Ela gosta de dormir ao sol das 12 horas, e pode ser um tanto quanto agressiva se precisar dividir seu espaço com outras tartarugas. Elas hibernam no fundo dos lagos no decorrer do inverno.

Se você escolher ter uma tartaruga de orelha vermelha como seu novo “pet”, precisa ter em mente que essa espécie é muito vulnerável a infecções, pode, inclusive, contagiar crianças com Salmonella. Quanto ao seu cardápio, gostos e refeições, você terá que oferecer comidas variadas ao bichinho : plantas, insetos, peixes, vegetais e frutas. 

5 – Tartaruga Caixa

Tartaruga Caixa
Tartaruga Caixa

Eles são animais bem vagarosos, lentos para amadurecer e podem viver até 100 anos em estado selvagem, embora tenham vidas muito mais curtas em cativeiro. Eles podem ser difíceis de manter como animais de estimação, pois exigem alta umidade, calor, substrato adequado para escavação e acesso à luz ultravioleta, mas continuam sendo uma escolha popular.

6 – Tartaruga de Lago Cáspio

Tartaruga de Lago Cáspio
Tartaruga de Lago Cáspio

Vindo do Oriente Médio, a tartaruga do lago Cáspio se distingue por seu bronzeado com padrões amarelos ou creme em sua concha, braços e cabeça.

Embora sejam rápidas de retornar à água, se assustadas, essas tartarugas aquáticas são muito gentis e aprendem rapidamente a reconhecer seus guardiões.

Escolhendo a tartaruga certa para sua casa

Se você está pensando em trazer uma tartaruga para sua casa, faça sua pesquisa. Há muito mais a aprender sobre todas essas espécies e outras de tartarugas, e como as tartarugas podem viver por anos, você deve ter certeza de escolher a espécie certa para fazer parte da sua família. 

Espécies de tartarugas marinhas como a  tartaruga chata , a cabeçuda, a tartaruga-de-couro, a tartaruga-de-pente e a tartaruga verde, podem até ser atraentes e únicas, mas muitas dessas espécies estão criticamente ameaçadas. É melhor deixar o cuidado e a conservação dessas espécies de tartarugas marinhas para os profissionais.

Escolha a espécie, converse com um veterinário ou biólogo, veja do que você irá precisar e como poderá cuidar bem do seu animal, tendo cautela sobre qualquer tipo de doença que pode ser transmitida por ele, e aproveitando essa experiência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *