Home / Curiosidades / Quais São As Espécies De Periquitos Brasileiros?

Quais São As Espécies De Periquitos Brasileiros?

O periquito é o terceiro animal de estimação mais apreciado em todo o mundo, ficando atrás somente do cachorro e do gato respectivamente.

As espécies são as mais diversas embora sejam genericamente tidos como apenas uma grande espécie que contemple variações em si. Afinal quando nos referimos a periquito dificilmente nos vem em mente a seguinte pergunta: qual periquito? Qual espécie de periquito?

De todo e qualquer forma vamos apresentar neste post os periquitos brasileiros que encontramos em nosso país.

Aproveitaremos e traremos algumas informações em relação a família a qual estes animais integram e seus mecanismos de defesa.

Periquitos Brasileiros
Periquitos Brasileiros

A Família E O Endêmico Brasileiro

Os periquitos são da família Psittacidae que engloba também papagaios, araras e maracanãs. São aves que chamam atenção por conta de suas cores e a combinação das mesmas. Podem apresentar dentre as cores mais comuns verde, vermelho, azul, amarelo e ademais.   Infelizmente ao avistarmos estas aves voando a sua identificação não é tão fácil para nós, por isso para os amantes da avifauna é preciso ter um bom ouvido para identificar os sons de vocalização que estas aves emitem ao voar. Caracteristicamente são aves com bicos arredondados e com pernas curtas que o permitem andar de galho em galho sendo considerados exemplos de trepadores.

No caso dos periquitos, foco deste nosso post, são considerados papagaios de pequeno porte e como vimos integram de fato a mesma família. Os periquitos ainda são lembrados além de suas combinações de cores por conta de suas asas pontiagudas.

Assim como a família que integra, os periquitos vivem em casais e estes casais compõe bandos maiores uma vez que são aves muito sociáveis que inclusive quando criadas em cativeiro é preciso cuidar para que a mesma não se sinta isolada ou sozinha. Situação que pode mexer significativamente com o seu emocional e consequentemente com o seu bem estar. Embora não seja algo comum no conhecimento popular, as aves podem desenvolver quadros depressivos que se não tratados podem levar o animal a morte.

Periquitos Brasileiros
Periquitos Brasileiros

De um modo geral, quando se reproduzem tendem a colocar seus ovos em cavidades encontradas em árvores que compõe o seu habitat. Os ovos são tipicamente em sua maioria brancos.

A sua alimentação de maneira ampla é composta de frutas, sementes, verduras e hortaliças.

Em relação a família que os periquitos integram, há cerca de trezentos e quarenta e quatro espécies distintas em todo o mundo, sendo o Brasil com o maior número catalogada, sendo possível encontrarmos cerca de setenta e duas em terras brasileiras. Deste total temos um endêmico. Isso mesmo, há um periquito nativamente brasileiro e ele é o periquito verde. Hoje falaremos um pouco mais sobre ele e conheceremos as suas particularidades.

O Periquito Verde, Uma Obra De Arte A Parte

Falamos obra de arte e de fato estes animais, os periquitos, são de fato muito coloridos e suas cores são misturas que as vezes nos remetem a uma verdadeira obra de um pintor renomado. Há combinações de verde com amarelo, azul e branco e por aí vai.

O periquito verde, também conhecido como periquito rico, de nome científico Brotogeris tirica é um exemplar totalmente esverdeado com bico amarronzado e olhos pretos. Caracteristicamente em volta dos olhos há um contorno em tom de cinza claro. Podemos dizer que esta espécie é a que melhor faz jus a comparação de que o periquito é um exemplar menor do papagaio. São realmente muito similares.

Em relação as suas pernas, apresentam a mesma coloração de seu bico apenas em um tom mais escuro. A cauda é longa e composta de uma cor verde com tons de azul. Aliás, o azul e o amarelo são presentes, mesclando-se com o verde na  plumagem deste animal.

A sua distribuição geográfica se concentra na região da Mata Atlântica e nos estados do Rio Grande do Sul, da Bahia, além do Paraná e de Alagoas.

Em relação a sua alimentação não foge ao esperado pelo grupo que integra. Se alimentam de coquinhos e frutos de paineiras (sendo estes dois seus alimentos favoritos), mas também possui uma alimentação compostos por frutas mais adocicadas como por exemplo a manga, a laranja, a goiabada, a jabuticaba, dentre outras.

Hábitos E Reprodução Do Periquito Verde

Em relação ao seu habitat costumam habitar desde florestas a áreas urbanas com vegetação aberta como por exemplo é o caso de parques e praças. Além de possuir uma mescla de cores bem característica é facilmente identificado por conta de seu barulho. São aves que costumeiramente acordam cedo e fazem um grande estardalhaço junto com o seu bando. E como outros periquitos não vivem sozinhos sendo animais muito sociáveis que vivem bem em bando e em casais (no caso da criação em cativeiro).

Os machos e as fêmeas são similares. Podemos perceber diferenças entre eles apenas quando estão lado a lado e no mesmo estágio de vida. Por exemplo, os machos possuem a cabeça em formato mais quadrado e são tidos como aves mais robustas quando comparados as fêmeas. Ainda em comparação entre o macho e a fêmea, os machos possuem a capacidade de imitar outros sons mais livremente que as fêmeas que podem apresentar limitações nesta capacidade, embora sejam tidos como aves capazes de imitar outros sons. Os machos também tem um hábito diferente na hora de comer. Estes buscam o seu alimento no topo das árvores, tendo, desta forma, uma oferta melhor de alimentos.

Em relação ao hábito alimentar deste periquito, os mesmos ao obterem o seu alimento o levam a boca com suas pernas.

Em relação ao seu voo tem a capacidade de intercalar em meio a batidas frenéticas de suas asas períodos em que permanece nas alturas com suas asas fechadas.

Curioso Mecanismo De Defesa

O mecanismo de defesa que estas aves possui chega a ser engraçado. Quando avistam o perigo tendem a ficar totalmente imóveis. Isso mesmo, não se mexem em absolutamente nada, mantendo os olhos fixos no suposto perigo. Pode parecer bobo mas este comportamento pode fazê-lo desaparecer, confundindo a possível ameaça existente.

Quando o perigo passa e este periquito se sente novamente em segurança saem aos gritos voando.

Ainda sobre seus mecanismos de defesa, alguns destes periquitos podem permanecer de ponta cabeça enquanto analisam o perigo imóveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *