Home / Curiosidades / Quais Os Animais Que Podem Ser Domesticados?

Quais Os Animais Que Podem Ser Domesticados?

Quando falamos em animais de estimação certamente você deve logo pensar nos cães ou então nos gatos. Pensando no mais exótico dos animais talvez você pense em algum roedor e basta. Mas cada vez mais o número de tutores que tem procurado por animais de estimação exóticos e diferentes vem crescendo. E quando falamos de exóticos não estamos nos referindo a coelhos ou aves, estamos falando de realmente exóticos como aracnídeos por exemplo. Está preparado para uma opção de animal diferente que vai encantar o seu coração?

Animais De Estimação Exóticos
Animais De Estimação Exóticos

Animais De Estimação Exóticos

Animais de estimação são conhecidos por nos darem o direito de sua companhia e compartilhar bons momentos ao nosso lado. Por mais estranho que isso possa parecer para nós, há uma série de pessoas que não gostariam de criar como pets gatos ou cachorros pura e simplesmente. Contudo, o motivo que as levam a desejar um animal de estimação diferente são os mais diversos. Alguns querem apenas fugir da normalidade de um pet comum, já outros escolhem opções mais exóticas por conta do trabalho diminuto que a sua criação pode acabar gerando.

Independente de ser um animal comum ou não, o que sabemos é que ter um pet em casa traz alegria ao lar. Se você está pensando em ter um novo animal e quer algo pouco comum, o primeiro passo que você deve ter é saber os cuidados necessários para ter um animal como o que você pretende adquirir, o segundo passo é verificar se a sua criação doméstica é legalizada e permitida pelos órgãos de fiscalização e controle ambiental. Aqui no Brasil este órgão é o Ibama, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Bom, com estas informações vamos a algumas opções que você pode escolher.

As Cacatuas, Os Animais Mais Mimados Que você Poderia Pensar

As cacatuas são da família das calopsitas e são animais do grupo psitácideo. Podem atingir cerca de oitenta centímetros e pesar por volta de dois quilos. Vivem em média setenta anos e como tal são ótimas opções que sem dúvida alguma te acompanharão durante toda a vida.

São animais não recomendados para quem por ventura trabalhe muito ou não possa dispensar tanto tempo assim para a criação de um animal de estimação, isso porque as cacatuas precisam de cerca onze horas de atenção de seu tutor. Caso não seja devidamente suprida esta necessidade o animal pode acabar ficando extremamente agitado, comprometendo o seu bem estar.

Iguanas Tem Se Popularizado

E por falar em popularização de animais exóticos, as iguanas estão no topo e já se tornaram uma sensação quando falamos em animais de estimação pouco convencionais. São animais que tem ganhado o coração de muitos tutores ao redor do mundo. Os cuidados quando a sua saúde e qualidade de vida em cativeiro são tranquilos e você pode encontrar ração adequada para suas necessidades nutricionais em muitos petshops.

O maior cuidado que você deve ter no que diz respeito a criação de iguanas como animais de estimação diz respeito a temperatura visto que são animais extremamente sensíveis as altas e igualmente as baixas temperaturas.

O Pet Exótico Preferido Entre As Crianças

Que os animais de estimação são ótimos para as crianças, ajudando no desenvolvimento da afetividade e do respeito isso nós sabemos bem. Mas se você pensou que ter um pet exótico não desse para combinar com o fato de ter uma criança em casa você se enganou perfeitamente.

O furão está entre o animal preferido por crianças e também por mulheres. Acreditamos que isso acontece devido as características deste animal. São extremamente amorosos, brincalhões, curiosos, agitados e além de tudo são fofos.

Apesar de todos estes prós, o furão não é indicado para regiões quentes uma vez que o animal pode vir a morrer em temperaturas acima de trinta graus. Além deste pequeno problema no que diz respeito a temperatura, são animais de manutenção um pouco cara, podendo chegar a duzentos reais por mês aproximadamente.

Tigre D’Água

Embora tenha este nome, o tigre d’água é na verdade uma tartaruguinha mini que é criada em aquário e que há alguns anos foi uma verdadeira sensação. Não dá trabalho em relação a sua domesticação. O único cuidado que você deve ter diz respeito ao tamanho do aquário que você vai adquirir porque este animal pode acabar crescendo um pouco acima do previsto. Mas nada que uma boa conversa com um profissional especializado e de sua confiança não possa resolver.

Salamandra

A salamandra é um animal que encanta por conta de sua aparência exótica e muita gente pode acabar desejando, por isso, levá-la para casa. Embora seja de fato comercializada como um animal de estimação, as salamandras são venenosas e a sua criação é indicada para quem não tem a necessidade de manusear constantemente o animal uma vez que este comportamento é contraindicado.

Quanto aos seus cuidados é um animal que demanda de atenção especial em sua alimentação que deve ser majoritariamente composta por proteínas.

Para Quem É Fã De Aracnídeos

Para quem é fã de aracnídeos a tarântula é a melhor opção de pet uma vez que é fácil de ser manuseada e não demanda de cuidados especiais tão complexos. Este animal pode facilmente viver em aquários e ser alimentado com insetos.

Embora não seja uma espécie que apresente riscos para nós seres humanos, uma vez que seu veneno não tem atuação sobre nós, pode causar a morte de alguns mamíferos de pequeno porte. Neste caso, se você possui outros animais de estimação, cuidado.

Chinchila

Não poderíamos deixar de citar este adorável roedor. São animais dóceis, fofos, carinhosos, silenciosos e que atraem muita gente. Pode chegar a pesar trezentos gramas e medir cerca de trinta centímetros, demandando pouco espaço. Em contrapartida a sua gaiola deve ser equipada de modo que este animal possa se exercitar diariamente, o que é fundamental para o seu bem estar e o seu pleno desenvolvimento. Talvez o que pode fazê-lo não ser o animal mais indicado para você é o seu hábito noturno. Outro cuidado que você deve ter é quanto a sua alimentação que deve ser composta por frutas e ração específica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *