Home / Curiosidades / Quais Dinossauros Eram Herbívoros?

Quais Dinossauros Eram Herbívoros?

Os dinossauros foram extintos a mais o menos sessenta e cinco milhões de anos e segundo registros estes animais viveram a pelo menos duzentos e trinta e três milhões de anos atrás.

Estas são apenas algumas das informações que temos sobre estes gigantes, extintos em um evento catastrófico.

Hoje apresentaremos para você alguns dos dinossauros herbívoros que viveram em nosso planeta.

Antes Disso…

Antes de partirmos para as apresentações, resolveremos trazer algumas informações mais gerais sobre estes animais.

A palavra dinossauro significa lagarto terrível, embora estes animais não sejam répteis, possuindo inclusive acentuadas diferenças entre eles. Dentre estas diferenças há a postura, as patas retas e a capacidade de controlar a própria temperatura corporal, característica ausente neste primeiro grupo de animais.

Os dinossauros integram o clado Dinossauria e por aproximadamente cento e sessenta e sete milhões de anos foram o grupo dominante sobre o planeta Terra.

Dinossauros Herbívoros
Dinossauros Herbívoros

Os dinossauros viveram até o fim do período Cretáceo, quando um evento catastrófico deu fim a existência da grande parte destes animais. O evento a qual os referimos é a colisão de um meteorito com a Terra, ocorrido a mais de sessenta milhões de anos atrás. Esta é, inclusive, a teoria mais aceita para a extinção destes animais.

Segundo informações, com a colisão do meteorito houve a carbonização quase instantânea de grande parte dos animais. Os poucos que sobreviveram acabaram tendo dificuldades de subsistir. Um destes motivos que dificultaram a sua permanência foi a falta de alimento. Com a explosão, uma nuvem de poeira encobriu a passagem dos raios de sol e as árvores secaram. Os animais que sobreviveram a esta fase em sua maioria foram aqueles que não dependiam das aves para se alimentarem e se abrigarem. Os dinossauros que sobreviveram foram os emplumados, ou seja, as aves, em sua maioria pequenos e com comportamento terrestre.

Ainda com base no que a Paleontologia já nos mostrou sobre estes animais e sobre o período em que viveram, havia mais de quinhentas espécies diferentes de aves, e mais de mil não aviárias.

Deste total, alguns manifestavam comportamento herbívoro, outros carnívoros, alguns eram bípedes (aqueles que se deslocavam sobre dois membros, como nós, seres humanos) outros quadrúpedes (que se deslocam sobre quatro membros, como os cães, por exemplo). Entre estes animais havia igualmente uma diversidade muito grande de peso e tamanho. Enquanto algumas espécies possuíam mais de alguns poucos centímetros outras podiam passar dos vinte metros de comprimento.

Bom, a partir daqui chegamos ao ponto que precisávamos para adentrarmos especialmente no assunto, dinossauros herbívoros.

Os animais herbívoros são aqueles que se alimentam unicamente de vegetais, no caso dos seres humanos seriam os vegetarianos.

Mas chega de rodeios e vamos ao que interessa. Abaixo você encontra alguns dos principais dinossauros herbívoros.

Dinossauros Herbívoros São Maiores

Os dinossauros são a prova de que não é necessário ingerir carne para apresentar um desenvolvimento satisfatório. Apesar de pensarmos em animais carnívoros e predadores natos quanto pensamos nos dinossauros, boa parte deles era herbívora, se alimentando unicamente de flores e plantas. E estes animais segundo paleontólogos, eram ainda maiores que exemplares carnívoros.

Assim como as girafas, os dinossauros herbívoros possuíam o pescoço alongado (em sua maioria), o que os permitiam consumir as folhas no topo das árvores. Alguns destes animais não possuíam dentes, mas rasgavam o alimento e o digeriam, outros por sua vez passavam o dia inteiro ingerindo alimento, como as vacas.

Curiosamente, não existia grama na época, todos os vegetais e plantas, por assim dizer, possuíam volume, e neste sentido o pescoço dos animais herbívoros era de muita serventia.

Diplodocus O Mais Famoso

Não poderíamos começar por outro dinossauro herbívoro que não o Diplodocus. Este dinossauro é o herbívoro mais conhecido principalmente por sua aparição em filmes e produções correlatas.

É uma espécie que pode chegar a vinte e cinco metros e seu pescoço era tipicamente longo, possibilitando com que se alimentasse das folhas no topo das árvores. A sua cauda igualmente era muito comprida.

O primeiro fóssil desta espécie foi descoberto nos anos de mil oitocentos e setenta e sete.

O Brachiosaurus

O brachiosaurus é outro dinossauro herbívoro de pescoço comprido. O mesmo podia consumir as folhas encontradas no topo das árvores a mais de dez metros de altura. De acordo com os registros fósseis sua cabeça era ligeiramente menor do que o esperado para o seu corpo, deixando-a desproporcional. Além da folhagem do topo das árvores, por vezes, complementava a sua dieta com folhas de samambaias que encontrava mais abaixo.

Triceratops

Ao estudarmos um pouco sobre os dinossauros, percebemos que estes animais se assemelham de alguma forma com animais que felizmente pudemos conhecer, o que levianamente nos leva a pensar sobre a evolução das espécies. O triceratops é um dinossauro que se assemelha bastante com os rinocerontes que conhecemos atualmente e certamente você já o deve ter visto. São aqueles dinossauros que possuem três chifres e atrás de sua cabeça há uma estrutura similar ao de uma concha. São animais bem particulares e notadamente conhecidos.

Ao contrário dos anteriores e justamente por ter o pescoço retraído, se alimentava de plantas de baixo crescimento e sua mandíbula permitia que os engolisse inteiros.

Nem Tudo O Que Reluz É Ouro

Assim como este velho ditado que nos leva a pensar que nem tudo o que parece, de fato é, nem todos os dinossauros herbívoros possuíam o pescoço alongado para se alimentar das folhas presentes no topo das árvores. O triceratops é um destes, mas há inúmeros outros, um destes é o stegosaurus, um dinossauro baixo, com placas e espinhos encrustados em suas costas e cauda, utilizados como excelentes mecanismos de defesa.

Segundo indícios, se alimentava de frutas, pinhas e samambaias, podendo complementar a alimentação com o consumo de grilos. Apesar deste comportamento é tido pelos paleontólogos como herbívoro. Apesar de possuir dentes ligeiramente pequenos, estes dinossauros eram capazes de triturar e destruir o material vegetal que estavam ingerindo em pouco tempo.

Cetiosaurus

O cetiosaurus é o último animal herbívoro que selecionamos aqui, mas apesar disso, reforçamos que há uma infinidade muito grande de exemplares que igualmente mantinham a sua alimentação com base em vegetais e aqui temos apenas o recorte de alguns deles. O cetiosaurus era um gigante que tinha a sua alimentação baseada no consumo de plantas, sendo originário das áreas que hoje correspondem ao continente asiático e europeu.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *